O Pré-candidato a Prefeito de Caicó, Robson Araújo – Batata, esteve participando nesta quarta-feira (08) da primeira série de entrevistas feita pelo Jornal da Rádio Seridó com os radialistas Suebster Neri e Eduardo Dantas para ouvir propostas e como os candidatos pretendem resolver os problemas do município de Caicó.
Como o foco da entrevista foi no sentido de apresentar propostas e debater o futuro administrativo do município de Caicó o pré-candidato teve oportunidade de apresentar suas primeiras ideias. “Primeiro quero parabenizar a iniciativa da Rádio Seridó de realizar uma série de entrevistas em que o debate politico fica um pouco de lado e é dada a oportunidade para os candidatos mostrarem suas propostas e projetos para o futuro de Caicó”. Disse ele.
Durante a entrevista Batata foi questionado sobre diversos assuntos e problemas que afetam diretamente a população Caicoense e apresentou suas primeiras ideias para os temas;
MODERNIZAÇÃO E GESTÃO:
Sobre o tema Batata disse que pretende focar em uma ampla transparência e livre acesso à informação inclusive regulamentando a lei de acesso a informação que ainda não foi feita no âmbito no município de Caicó. Também foi citado trabalho com base em metas e indica dores, profissionalização da administração pública, valorização do servidor público e restruturação do organograma de secretaria do município. “Mais do que abrir as informações sobre os gastos, é preciso dar transparência aos critérios para definição de prioridades de investimento e possibilitar à sociedade o acesso aos dados por meio de protocolos abertos”. Disse.
EDUCAÇÃO E CULTURA
Sobre o tema Batata disse que pretende desafogar a estrutura da secretaria desmembrando a pasta de esportes para que se tenha mais espaço e tempo para atuar exclusivamente na área de Educação e Cultura que somente escolas tem mais de 40 para administrar. Utilizar os recursos existentes para a estruturação da rede física das escolas que dispõe inclusive de programas federais como o PAR – Programa de Ações Articuladas entre outras ações.
SAÚDE
Sobre o tema Batata disse que é preciso pensar a saúde como qualidade de vida fazendo a prevenção e como objeto de políticas transversais, ou seja, de todas as políticas públicas, e fruto da atuação de todos os atores sociais.
Neste setor uma questão importante é a gestão, para isso será preciso criar instrumentos de gestão a partir do uso de tecnologias da informação e comunicação, principalmente para o atendimento. O pré-candidato também citou que pretende criar projeto saúde na feira visando o atendimento em uma unidade móvel aos agricultores e demais pessoas que estejam necessitando de algum tipo de procedimento médico dentro da feira livre. Outro ponto tocado foi a informatização e interligação das Unidades de Saúde com a Secretaria e com o laboratório Nailde Dantas. Conclusão de unidades de saúde, reformas e utilização de emendas parlamentares já empenhadas para aquisição de equipamentos e veículos para as unidades de saúde.
SEGURANÇA PÚBLICA E GESTÃO DE TRANSITO
O Programa visa a segurança urbana, centrada em ações preventivas, aproveitando todo o potencial dos serviços municipais na redução da violência, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade social. Assim, além de implantar as funções clássicas da Guarda Municipal, a Prefeitura se integrará aos esforços de redução da violência na cidade com todos os níveis de Governo envolvidos com o problema. Criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Gestão de Transito; Constituição e fortalecimento de um Sistema Municipal de Defesa Civil; Criação da Coordenadora Municipal de Prevenção e Erradicação das Drogas-COMPRED; Apoiar e trabalhar para a ampliação do projeto Educação de Transito na Escola do 3º DPRE, são alguns exemplos citados.
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA URBANA
Sobre limpeza urbana Batata disse que o Governo Municipal vai definir metas objetivas nas áreas de resíduos sólidos, preservação de áreas verdes urbanas, criação de unidades de conservação, saneamento ambiental. Pontos destacados; Implantar a coleta rápida com a aquisição de MotoLixo que fará a coleta rápida nas ruas do centro e setores estratégicos; Criar programa de expansão do percentual de reciclagem do lixo urbano através de organização de cooperativas dos “empresários do lixo” (catadores), da criação de mercados locais e regionais para os materiais recicláveis, e de uma melhor gestão da coleta de resíduos; Criar programas de educação ambiental nos bairros, aliados a mutirões de limpeza.
O Pré-candidato disse que pretende apresentar ainda outras diversas propostas sobre estes e outros temas como Infraestrutura, desenvolvimento econômico, desenvolvimento agrícola e rural, esportes, entre outros.
Fonte: Assessoria do Pré-candidato.