Autoridades políticas e representantes do movimentos sociais do Seridó participam nesta quarta-feira(17) do Seminário sobre o Dia Mundial de Luta contra a Desertificação, que está sendo promovido pela Diocese de Caicó, em parceria com o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), Departamento de Combate à Desertificação, do Ministério do Meio Ambiente, Agência de Desenvolvimento do Seridó (ADESE) e o Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) e acontecendo no Centro Pastoral Dom Wagner.
O evento está reunindo 200 participantes, entre os quais bispos, padres, representantes de pastorais sociais, prefeitos, presidentes de sindicatos, de associações e de movimentos sociais, das universidades, imprensa e órgãos públicos federais e estaduais e políticos. A abertura foi presidida pelo bispo de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz Santos, às 8h30. Os debates sobre a luta contra a desertificação contam com a presença de autoridades e estudiosos do tema em níveis nacional e estadual.
O prefeito de Caicó, Roberto Germano, disse que é importante dar continuidade a essa discussão, pois é um tema que precisa ser tratado de forma permanente por todas as autoridades e pela sociedade civil. O gestor lembrou que onze anos atrás trouxe a Caicó a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para discutir o tema. “Queremos parabenizar essa ação da diocese em reativar a discussão, pois é um tema importante não só para Caicó, mas para o Seridó e até para o Brasil”, disse o prefeito.