O procurador-geral da República apresentou os primeiros pedidos de abertura de inquéritos no STF para investigar políticos citados na delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC e apontado como chefe do cartel que fatiou contratos da Petrobras e de outras estatais.
Os depoimentos de Pessoa foram divididos em 30 petições ocultas no STF, que tramitam dessa forma até a definição sobre a abertura de inquéritos. A decisão caberá ao ministro Teori Zavascki, relator no STF dos processos envolvendo autoridades com foro privilegiado.
Na mesma semana, Zavascki concordou com as solicitações e determinou a instauração de inquéritos que investigam 13 senadores, 22 deputados federais e 12 ex-deputados.
