Mesmo com o impasse em torno da data da eleição, a quinta candidatura à presidência da Câmara dos Deputados foi registrada nesta sexta (8), a do peemedebista Fábio Ramalho (MG), para ocupar o cargo de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) após sua renúncia. Fábio Ramalho está em seu terceiro mandato. Formado em direito, o parlamentar foi prefeito de Malacacheta (MG) entre 1997 e 2004.
Além de Ramalho, registraram candidaturas na Secretaria-Geral da Mesa os deputados Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO), Fausto Pinato (PP-SP) – que foi o primeiro relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética – e Carlos Manato (SD-ES), que é o atual corregedor da Câmara. O ex-ministro da Saúde do governo Dilma Marcelo Castro (PMDB-PI) também registrou candidatura.
Enquanto a situação do mandato de Cunha não se define, nos corredores da Câmara continuam as negociações em torno de um novo nome que o sucederá no comando da Casa. A expectativa é que o 1º secretário da Mesa Diretora, Beto Mansur (PRB-SP), também registre sua candidatura em breve. Mansur anunciou a intenção de concorrer ao cargo em entrevista coletiva no final da manhã.
