Criado através do projeto de resolução 055/2009, o Memorial do Legislativo Potiguar será inaugurado pelo presidente Ricardo Motta (PROS) nesta quarta-feira (17), às 10h. O Memorial abriga documentos, fotografias, mobiliário, entre outros muitos itens que retratam os 179 anos de história do parlamento.
O registro da história do legislativo potiguar vem sendo armazenado e permanentemente catalogado pela equipe, coordenada pela jornalista Bernadete Oliveira. Está instalado no Salão de Eventos da Assembleia Legislativa, enquanto aguarda a mudança para a sede definitiva, que funcionará em um casarão que está sendo restaurado na Cidade Alta.
A história do memorial começou com o levantamento da criação dos municípios do estado. Hoje, concentra um verdadeiro acervo. No local é possível encontrar peculiaridades, como as onze sedes nas quais o legislativo funcionou a partir de 1835, fotos de casais de ex-parlamentares e um cenário criado especialmente para o clero, que teve mais de 50 representantes, sendo o mais recente o padre Cortez.
O memorial também reservou uma sala para os ex-deputados, na qual os familiares, amigos e eles próprios colaboraram e continuam colaborando com a doação de objetos e enriquecendo o acervo.