Praticamente 80% dos 167 prefeitos do Rio Grande do Norte, no exercício do cargo, estão aptos a uma candidatura à reeleição no pleito de 4 de outubro de 2020, segundo dados da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte. Apenas 32 dos prefeitos já estão no segundo mandato e não poderão se candidatar nas eleições deste ano. Embora 135 prefeitos possam ir às urnas, não constam dessa listagem os eleitos em 2016, que por diversos motivos foram afastados dos mandatos e perderam direito à reeleição.
Nesses casos, os prefeitos que assumiram os cargos, ficaram habilitados a disputar o primeiro turno do pleito eleitoral, como é o caso do prefeito de Água Nova, Francisco Ronaldo de Souza, que assumiu o posto da prefeita afastada Rafaela Carvalho, assim como o prefeito de Alto do Rodrigues, Nixon da Silva Baracho, que foi eleito em pleito suplementar no fim de 2018, devido a cassação do mandato do prefeito Abelardo Rodrigues Filho, que estava no segundo mandato.
Outros prefeitos que têm direito à reeleição, assumiram mandatos de eleitos em 2016 por outras motivações, como foi o caso do prefeito de Natal, Álvaro Dias, que assumiu o cargo em 2018 devido a renúncia do prefeito Carlos Eduardo Alves para a disputa da eleição de governador daquele ano.
Powered by WPeMatico