Secretaria de Saúde de Caicó realiza campanha de combate à gripe‏

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura de Caicó, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deu início na última segunda-feira (4), à Campanha de Vacinação contra a gripe. A vacina que será disponibilizada combate três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). O público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas, como diabéticos. Estudos e observações acerca do comportamento das infecções respiratórias demonstram que estes grupos são prioritários, uma vez que são mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Caicó, Jussara Adriana, a campanha é essencial para combater a influenza. “A campanha contra a influenza é uma das principais formas que dispomos para combater a doença conhecida como gripe. É essencial que os grupos prioritários da campanha se dirijam às unidades básicas de saúde e se previnam das complicações causadas pela gripe”, afirma.

Maria José Soares, secretária municipal de Saúde, destaca o Dia D de combate à gripe. “No dia 9 vamos promover o Dia D de combate à gripe. A vacina estará disponível nas unidades básicas de saúde além de dois postos móveis em frente ao Centro Administrativo e na feira livre em frente ao Restaurante Ponto Certo” frisa.

Medidas de prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, a adoção de simples cuidados podem evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e não compartilhar objetos de uso pessoal. Isso porque a transmissão dos vírus influenza (da gripe) acontece, principalmente, por meio do contato com secreções das vias respiratórias. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

ad-620x80-ANUNCIEAQUI

banner_seridopneus-770