O líder do Democratas José Agripino (RN) participou, na manhã desta quinta-feira (20), no plenário do Senado, da sessão de homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado todo 20 de novembro. O evento também promoveu a entrega da 1ª edição da Comenda Senador Abdias Nascimento a sete personalidades que se destacaram na proteção e na promoção da cultura afro-brasileira. Benedito Gonçalves,Gilberto Gil, Martinho da Vila, Edna Almeida Lourenço, Milton Gonçalves, Silvio Humberto dos Passos Cunha e Francisco José do Nascimento.
Agripino entregou a comenda em homenagem a Francisco José do Nascimento (in Memoriam) considerado um expoente na luta abolicionista que ficou conhecido como “Dragão do mar” por ajudar na libertação de escravos na então província do Ceará, em 25 de março de 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no país. “Todos nós devemos lutar por uma sociedade justa e igualitária, sem distinção de raça, cor da pele ou nível social. O preconceito, seja ele qual for, é abominável e deve ser combatido sempre”, destacou Agripino.
Curiosidade
A data 20 de novembro faz referência à morte de Zumbi, em 1695, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Zumbi é considerado um ícone da luta pela igualdade racial.