O Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, continua com vagas abertas para o processo seletivo 2019 da Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), sediada no Rio de Janeiro (RJ). As inscrições seguem até o dia 4 de maio pelo endereço eletrônico: www.escolasesc.com.br/inscricoes2019
Os quatro alunos potiguares selecionados terão direito a bolsas integrais durante os três anos necessários à conclusão do Ensino Médio. A ESEM é uma escola referência no Brasil. As turmas têm no máximo 15 alunos e recebem todo o suporte acadêmico, com sólida formação em inglês, espanhol e tecnologia, atividades artísticas, culturais e esportivas, além de intercâmbio com escolas norte-americanas. Além dos quatro selecionados para este ano, outros 38 alunos potiguares já ingressaram na escola carioca, e neste ano, excepcionalmente cinco alunos garantiram sua vaga, com estreia de um estudantes de Macaíba.
Processo Seletivo
São ofertadas 164 vagas para todo o país. Para participar da seleção, é preciso ter finalizado o ensino fundamental – ou estar cursando o 9º ano – e ter nascido entre 1º de janeiro de 2003 e 31 de dezembro de 2005. A previsão é de que os selecionados ingressem na ESEM ainda no primeiro semestre de 2019.
O processo de admissão é formado por quatro etapas. A primeira consiste em uma prova objetiva, com 30 questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de português, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, além da prova de redação. No segundo momento serão analisados os critérios preferenciais definidos em edital.
ESEM
A Escola Sesc de Ensino Médio, projeto pioneiro na área de Educação, localizada na Barra da Tijuca, é uma escola-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos de todo o país. Inaugurada em 19 de fevereiro de 2008, com 176 alunos, hoje a unidade opera com capacidade plena: são 500 estudantes nas três séries do Ensino Médio, que moram nas vilas residenciais, junto com professores e gestores.
As turmas têm no máximo 15 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos. O projeto pedagógico se baseia na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica e da educação profissional. O regime de horário integral possibilita a oferta de atividades educativas em salas de aula e extraclasse em diversos espaços externos e internos, tais como: centro de liderança, teatro, laboratórios, oficinas, salas de artes, música e dança, biblioteca e complexo esportivo.
O projeto arquitetônico é horizontal assinado pelo arquiteto Índio da Costa, que se desdobra num campus horizontal, facilitando a integração da comunidade escolar e a multidisciplinaridade. Especial atenção foi dedicada ao meio ambiente e ecologia, com a instalação de calhas para o aproveitamento das águas pluviais; os pisos dos corredores são feitos com plástico reciclado, os telhados das instalações receberam uma vegetação rasteira para amenizar a temperatura em seu interior, a coleta de lixo é seletiva e o esgoto sanitário totalmente tratado. O complexo arquitetônico tem 59 mil metros de área construída.