Sesc RN divulga projetos culturais 2015

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os 34 projetos culturais realizados pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) percorrerão 15 municípios potiguares este ano. As artes cênicas, visuais, a literatura, a música e o audiovisual são destaque na programação anunciada nesta terça-feira (14) pelo Sistema Fecomércio.

A música da Bossa & Jazz Street Band abriu o evento que aconteceu na sede do Sistema Fecomércio, em Natal, e reuniu a imprensa de Natal e do interior, além de artistas e autoridades. A apresentação foi seguida pela performance do Coletivo Entrelaça e café da manhã.

“2015 não é um ano. É um espaço. Preenchidos pelo Sesc com múltiplas linguagens em uma só área: cultura. Para que os potiguares de todo o estado leiam, vejam, ouçam e sem encantem. Isso o Sesc faz bem. É isso que o Sesc vai fazer”, foi um trecho do texto apresentado pelo Coletivo de teatro sobre as várias linguagens culturais.

Nas artes cênicas, este ano o Sesc realiza um circuito inédito, o Circuito Sesc das Artes Cênicas Potiguar. Também teve início o CineSesc com sessões de cinema exclusivas para escolas, com o projeto A escola vai ao cinema. Outra novidade importante na área de cultura foi a abertura do edital da Galeria Sesc Restaurante 2015, que há 22 anos abre espaço para exposição de obras de artistas locais e pela primeira vez recebeu inscrições através de um edital.

“Tenho certeza que a programação será um incentivo para a disseminação da produção dos talentos potiguares além da formação de plateia e enriquecimento cultural dos comerciários e dependentes. Ao longo de 2015 investiremos R$3 milhões em 34 projetos que vão viajar 15 cidades do RN, demonstrando a democratização das nossas ações”, reforçou o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz.

Entre os destaques de 2015, estão projetos como Palco Giratório, Mostra Sesc de Arte e Cultura, escolas vão ao CineSesc e mostras temáticas de cinema. Além disso, editais inéditos entram na programação, como o Circuito Sesc das Artes Cênicas Potiguar (com os grupos teatrais potiguares já em produção de espetáculos), o da galeria do Sesc Restaurante e um para fomento do audiovisual, previsto para ser lançado até o começo de maio deste ano.