O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou a requisição de tropas federais para atuar e assegurar o andamento dos trabalhos eleitorais no dia do pleito de prefeito e vereador em 44 das 69 Zonas Eleitorais e com abrangência em 79 municípios do Rio Grande do Norte. A medida agora terá de ser aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já com a aquiescência do presidente da República, Michel Temer, que publicou autorização nesse sentido no “Diário Oficial da União” (D.O.U) da terça-feira (23).
A presidente da Corte, desembargadora Zeneide Bezerra, relata que o plenário cumpre requisitos da Resolução-TSE 21.843/2004, além de “expressar a convergência de manifestações dos juízes que conduzem o processo eleitoral nas edilidades, dando conta de circunstâncias fáticas concretas e graves que justificam o envio de Forças Federais”.
O plenário do TRE tomou essa decisão já na sessão ordinária da terça-feira (23) por conta do crescente acirramento político nos municípios requerentes e em de um histórico de intensa rivalidade, associado a um flagrante déficit de efetivo policial nos referidos municípios.
Confira os municípios que solicitaram apoio das tropas federais na região do Seridó:
- 25ª ZE CAICÓ
- 26ª ZE SERRA NEGRA DO NORTE SÃO JOÃO DO SABUGI
- 27ª ZE JUCURUTU
- 59ª ZE JARDIM DE PIRANHAS
