Com as mudanças climáticas há o aumento nos registros de doenças respiratórias causadas por vírus, como a influenza A/H1N1, que afeta principalmente crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências, por serem mais vulneráveis. Trata-se de uma gripe, com sintomas já conhecidos, que inclui febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dores pelo corpo, e além da prevenção através de cuidados com a higiene pessoal, uma ajuda no combate a essa doença se dá por meio de vacina.
Em parceria com o Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, a Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, inicia a Campanha de Vacinação contra o H1N1. De 27 de abril até o dia 20 de maio, doses da vacina serão disponibilizadas no Centro Integrado da Saúde, na Unidade Salgado Filho, para o público-alvo da Campanha Nacional, que abrange crianças de 6 meses a 5 anos de idade, idosos acima dos 60 anos, trabalhadores da saúde e portadores de com doenças crônicas. O atendimento no CIS é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. No sábado dia 30, participando do Dia D de Vacinação do Governo Federal contra a H1N1, o Centro vai funcionar das 8h às 17h. É importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação oficial, como o RG.
Para a Diretora da Escola da Saúde da UnP, Amália Rego, “a responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo, portanto, nós da Escola da Saúde da Universidade Potiguar, sabemos da nossa responsabilidade e compromisso com a sociedade. Participar e apoiar uma campanha como essa, nos possibilita uma interação cada vez maior com a sociedade, contribuindo para promoção, prevenção e proteção à saúde.”
À frente da Coordenação do Centro Integrado de Saúde do Campus Natal, a Professora Maísa Suares, afirma que “a campanha vem para auxiliar no processo de prevenção da incidência do vírus H1N1 e a parceria com o CIS só tem a acrescentar. O Centro realiza aproximadamente 300 atendimentos/dia, com uma rotatividade de pessoas que estão dentro do público-alvo, dessa forma, nossos alunos e docentes além da vacinação, vão multiplicar outras práticas de prevenção. A disponibilidade da UnP em apoiar essas ações em prol da comunidade só consolida a nossa missão, visão e valores.”
![](https://www.sneri.blog.br/wp-content/uploads/2024/12/CDS_Tag-Vitrine.jpg)