Vacina oral da poliomielite será substituída por dose única injetável

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério da Saúde vai substituir as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP) que é injetável, de modo que o esquema vacinal contra a doença será exclusivo com VIP. A mudança se dará até o dia 4 de novembro.

Segundo dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até o momento, o Rio Grande do Norte já registrou 88,53% de cobertura da VIP, número que ultrapassou os 83,37% alcançados em 2023. A decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.

Países como os Estados Unidos e nações europeias já utilizam esquemas vacinais exclusivos com a VIP. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem se destacado positivamente no avanço das coberturas vacinais, mesmo após enfrentar declínios desde o ano de 2016. E a vacinação contra a poliomielite no país é uma das causas do resultado positivo.

The post Vacina oral da poliomielite será substituída por dose única injetável first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1