O deputado estadual Vivaldo Costa (PV) se pronunciou, na sessão desta quarta-feira (12), sobre Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a saúde do homem, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo Vivaldo, que é médico, este é o câncer que mata mais homens no Brasil.
“Quando você leva informações à população, ela passa a se cuidar melhor”, reforçando o discurso para chamar atenção da população masculina para os números alarmantes. “Este ano nós teremos, segundo o Ministério da Saúde, 80 mil novos casos de câncer em todo o Brasil”, disse Vivaldo.
“Só tem uma maneira de evitar o câncer, que é a prevenção”, lembrou o parlamentar, afirmando que o homem da raça negra, cientificamente comprovado, é a mais acometida pelo câncer de próstata. “É importante que o exame de próstata comece a ser feito a partir dos 45 anos entre os homens da raça negra ou que tem histórico familiar da doença; os demais a partir dos 50”, alertou Vivaldo Costa.
“O câncer de próstata é silencioso, não dá sintoma nenhum, é como dizem os urologistas, é um câncer covarde”, citou o deputado, alertando a população para a descoberta tardia por quem não cuida da prevenção. Segundo Vivaldo Costa, a doença tem cura se for descoberta e cuidada no começo. “E você descobre cedo através da prevenção”, encerrou o parlamentar.




