16ª Primavera de Museus inicia hoje com programação no Museu do Seridó em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Museu do Seridó participará mais uma vez do evento nacional Primavera de Museus que em sua 16ª edição traz o tema “Independência e Museus: outros 200, outras Histórias”. O museu, sempre com seu espírito crítico, trará para o debate pensar em diferentes grupos silenciados na História do Brasil, a partir do Seridó.

A programação contará com uma conferência de abertura, três mesas de debates e duas formações, todas on-line, e um Sarau Cultural, presencial no CERES/UFRN, chamado Primavera nos Sertões. Como destaque, haverá a conferência de abertura da professora Marcele Pereira para pensar “Museus e decolonialidade” e um minicurso para docentes da rede básica e professores em formação sobre “História e ensino em uma visão não-colonial”. Além disso, a roda de conversa planejada no evento, está focada em atender a coordenadores de pontos de cultura e produtores culturais para incentivar o debate sobre as leis de incentivo aos museus e pontos de memória no Rio Grande do Norte.

Essa ação está articulada a outros pontos de memória do Rio Grande do Norte, em especial os da região do Seridó, que integrarão à sua programação atividades propostas pelo Museu do Seridó. O foco principal será o de pensar a partir dos sertões potiguares o bicentenário em uma perspectiva decolonial.

programacao-mds-primavera-dos-museus-1