Da Assembleia Legislativa para o Executivo Municipal. Esse é o projeto de alguns deputados estaduais potiguares que, na eleição de outubro próximo, tentarão chegar às prefeituras dos municípios onde têm domicílio eleitoral.
Em Natal, quatro pré-candidatos da Assembleia sonham com a prefeitura da capital: Fernando Mineiro (PT), Márcia Maia (PSDB), Kelps Lima (SD) e Jacó Jácome (PSD).
Mineiro foi candidato em 2012 não conseguindo ir sequer ao segundo turno. Já Márcia teria a seu favor dois fatores: a força repentina do PSDB estadual e o fato de ser filha e herdeira política de Wilma de Faria (PTdoB), por três vezes prefeita de Natal e uma das maiores líderes estaduais. O deputado Kelps Lima também tenta viabilizar a pré-candidatura. Para isso, tem realizado eficiente campanha midiática nas redes sociais.
Outro pré-candidato a prefeito de Natal – este com o aval do governador Robinson Faria – é Jacó Jácome. Para Jacó e o pai dele, o deputado federal Antônio Jácome (PTN), o ideal seria disputar a eleição como “o candidato do governador”, ainda que o governo Robinson esteja sofrendo desgaste.
A lista dos deputados candidatos poderá ser ainda maior caso o PMDB indique um deputado estadual para ser o companheiro de chapa do atual prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). Da AL disputam a indicação os deputados Álvaro Dias e Hermano Morais.
Em Parnamirim, um deputado tenta chegar à Prefeitura. Trata-se de Carlos Augusto Maia (PSD), que vem de uma ascenção meteórica. Eleito vereador pela primeira vez em 2012, dois anos depois foi alçado a deputado e agora tentará chegar a prefeito.
