Nova Barra de Santana só deverá estar pronta em março de 2018

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

moradores_barra

O Articulador Estadual do Seapac e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, José Procópio de Lucena visitou, na tarde desta terça-feira (31) as obras da nova Barra de Santana, na zona rural de Jucurutu. Integraram a comitiva o prefeito de Jucurutu, Valdir Medeiros, o secretário de Agricultura do Município, e o agricultor Euzimar, que representou o Movimento dos Atingidos e Atingidas pela construção da Barragem.

A comitiva foi recebida pelo empresário Adalberto de Sá Queiroga, proprietário da empresa Solo Moveterras, responsável pela construção da nova Barra de Santana e do Cemitério da comunidade.

Procópio colocou a preocupação das entidades que dão apoio ao Movimento, e principalmente dos moradores quanto ao ritmo em que as obras estão sendo realizadas. Adalberto garantiu que até março de 2018 a empresa pretende concluir a nova Barra. Quanto ao Cemitério o prazo acordado na justiça é que esteja pronto até final de fevereiro.

O empresário informou que diante das mudanças na planta esse prazo não será cumprido. Recentemente o governador esteve visando as obras da barragem de Oiticica e anunciou que no final deste ano a barragem estaria pronta. O presidente do comitê chegou a afirmar que este prazo estava só na cabeça do governador e disse que a data mais provável seria segundo semestre de 2018. Pela informação de hoje de que a nova Barra de Santana só estará pronta em março de 2018 tudo leva a crer que a vontade do governador não acontecerá.

MP investiga responsabilidade do Prefeito de Acari quanto a prejuízos ao Município

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público instaurou Inquérito Civil, objetivando apurar a responsabilidade do gestor municipal por prejuízos suportados pelo município de Acari decorrentes do pagamento de juros e multa por atraso no adimplemento de débitos previdenciários, determinando, para tanto, as seguintes diligências:

  1. a) Registre-se este feito no sistema de automação processual desta Promotoria de Justiça, fazendo-se a devida anotação a respeito da presente conversão;
  2. b) Encaminhe-se cópia desta Portaria ao Coordenador do CAOP – Patrimônio Público, nos termos do que prevê o artigo 11 da Resolução n.° 002/2008-CPJ;
  3. c) Aguarde-se resposta à Consulta nº 20176022431, formulada na presente data ao Caop Patrimônio Público, solicitando orientações de diligências, após o que devem ser os autos conclusos para prosseguimento das investigações.
banner_seridopneus-770

Seridoense Carlson Gomes será o novo Secretário de Habitação de Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CARLSON-GOMES-RCN2

O Advogado e ex-candidato à prefeito da cidade de Currais Novos, Carlson Gomes, será o novo Secretário Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes de Natal.

O convite foi feito na noite desta terça-feira (31), pessoalmente pelo prefeito Carlos Eduardo, e teve o aval do Partido Democratas, na pessoa do Senador José Agripino Maia. Carlson Gomes é advogado, servidor público, já foi diretor do Ipem RN, foi também candidato à deputado estadual e candidato à prefeito na cidade de Currais Novos nas últimas eleições.

Carlson Gomes tem uma vasta experiência na vida pública, adquirida ao longo de toda sua vida ao lado do seu pai, o ex-prefeito de Currais Novos Geraldo Gomes de Oliveira. Essa experiência chamou atenção do prefeito de Natal, Carlos Eduardo e do senador José Agripino, que acabou indicando o nome do mesmo para assumir a secretaria.

“É com muita honra que recebo o convite do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, para compor seu secretariado, como Secretário Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, bem como, a confiança do Partido Democratas, na pessoa do senador José Agripino”, destacou Carlson Gomes em sua página no Facebook.

Fonte: Blog de Rodrigo Matarazzo.

banner_seridopneus-770

Ministro do Turismo cumpre agenda em Natal na sexta-feira (03) atendendo convite de Walter Alves

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em resposta a um convite do deputado federal Walter Alves (PMDB), o ministro do Turismo, Marx Beltrão, vem a Natal, na próxima sexta-feira, dia 3 de fevereiro, visitar obras e participar de reuniões para tratar de investimentos da pasta no Rio Grande do Norte. A visita foi confirmada pelo ministro no início da tarde de hoje (31) ao deputado.

Segundo Walter Alves, o ministro chega à capital potiguar na manhã da sexta-feira e um dos pontos visitados será o Centro de Convenções de Natal. O local passa por uma ampla reforma com investimento do Governo Federal na ordem de R$ 30 milhões.

Ainda de acordo com o deputado, a visita de Marx Beltrão será importante para pleitear outros investimentos no setor que é primordial para a economia do Rio Grande do Norte. “A presença do ministro em nosso estado será uma oportunidade para solicitar mais investimentos do Governo Federal no turismo. Estamos com a obra do Centro de Convenções em andamento e vamos buscar outras melhorias”, explica Walter Alves.

Ministro Padrilha firma: “Reforma da Previdência será aprovada no primeiro semestre”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A reforma da Previdência será aprovada ainda no primeiro semestre, afirmou o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. “Não é questão de querer fazer, é imperativo fazer. Nós aprovaremos a reforma no primeiro semestre, nas duas Casas”, afirmou, em tom assertivo. Ele destacou que o governo tem uma base de sustentação “de 88% do Congresso”. Assim, argumenta, pode “queimar alguma gordura” da base e ainda aprovar a reforma “com bastante folga”.

Padilha lembrou que a proposta de emenda constitucional (PEC) 287, que trata da reforma da Previdência, já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, em 15 de dezembro. “Agora, a partir do dia 2, começa o prazo para formar a comissão especial”. O ministro também informou que o Congresso Nacional deverá receber ainda neste trimestre uma proposta do governo para alterar as regras de aposentadoria e pensões das Forças Armadas.

O ministro afirmou que os pilares da reforma são a idade mínima de 65 anos, a igualdade de gênero – homem e mulher – e o novo sistema de pensão. Esses pontos seriam inegociáveis. “A gordura que eu vou queimar é a gordura da base. Eu posso perder alguns votos, mas tem algumas coisas que são os pilares da reforma”.

Padilha comentou a exigência de 49 para que o segurado consiga a aposentadoria integral – um dos pontos mais criticados da reforma. “Não tem exigência de 49 anos, tem exigência de 25 anos para obter aposentadoria, que começa com 76%. Daí por diante, cada um vai modulando conforme seja o seu interesse. Quer quer 80% da valor da sua contribuição, deve ter 30 anos de contribuição. Se quer 90%, deve ter 40 anos. O Brasil é retardatário nesse processo. Nenhum país paga 100%, como nós estamos fazendo hoje aqui no Brasil”.

Questionado se esse seria o “bode” [algo que é colocado no projeto para depois ser retirado e permitir um acordo] da reforma, o ministro nega: “Os 49 anos não é um ‘bode’. Não tem, absolutamente, nenhum bode, tanto na regra de transição quanto nisso. Isso porque, da forma que está, a reforma da Previdência vai entrar em vigor daqui a 20 anos. Nós não podemos brincar com isso. Nós tivemos R$ 50 bilhões de investimentos. É óbvio que isso não pode continuar assim”.

Confira entrevista:

https://www.youtube.com/watch?v=7lgYsZ2qbeA

Renan deixa presidência do Senado e vira líder do PMDB

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

renan-constituicao

Réu no Supremo Tribunal Federal (STF), onde responde pelos crimes de desvio de dinheiro público (peculato) e é investigado em outros 12 inquéritos, o ainda presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi escolhido coordenador da bancada por 16 dos 19 colegas que participaram de reunião na residência oficial do Senado, nesta terça-feira (31). Na mesma reunião, o nome do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi oficializado como candidato do partido à presidência do Congresso.

A escolha dos dois nomes não teve o apoio de três senadores da legenda – Valdemir Moka (MS), Simone Tebet (MT) e Roberto Requião (PR) – que não participaram da reunião na residência oficial do Senado. Os três peemedebistas defendiam a escolha de outros nomes para à presidência do Senado e também à liderança do partido. Moka chegou a articular a indicação do seu nome para líder, mas foi atropelado pelo grupo liderado por Renan.

A decisão pelos nomes de Renan e de Eunício faz parte do acordo firmado há mais de dois anos pela cúpula do PMDB, que criou o rodízio entre Eunício e Renan nos postos que ocupavam.  O acerto da cúpula do partido também prevê que Romero Jucá (RR) continuará na presidência da legenda. O mesmo acordo já definiu que o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Senado, ficará com Raimundo Lira (PMDB-PB).

banner_seridopneus-770

CAERN promete resolver rompimento de parede de captação em Jardim de Piranhas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp-Image-2017-01-31-at-19.22.04

A força das águas, com o aumento do nível do Rio Piranhas, graças às últimas chuvas registradas principalmente em municípios paraibanos, provocou o arrombamento de uma parte da parede de contenção, construída pela CAERN, na captação da Adutora Manoel Torres, em Jardim de Piranhas.

Em visita nesta terça-feira (31) ao local, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, José Procópio de Lucena e a gerente da CAERN no Seridó, Rosi Gurgel confirmaram de perto o problema. De acordo com Rosi, tanto a CAERN como a A. Gaspar, empresa responsável pela obra, tentaram iniciar as providências já nesta tarde, mas foram impedidos pela força das águas. “Logo cedo, nesta quarta vamos iniciar as operações no local para recuperarmos a parede de contenção”, disse.

Após reivindicação do vereador Pr. Erinaldo, prefeitura prioriza concerto para esgoto estourado há anos no Paulo VI

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Atendendo a uma solicitação de moradores do Bairro Paulo VI, na zona Oeste, que a muitos anos sofre com uma rede de esgoto estourada na Rua Presidente Kennedy, o vereador Pastor Erinaldo Lino (PP) encaminhou a cobrança para o município que ainda neste primeiro mês de gestão conseguiu realizar a aquisição de canos e equipamentos que serão utilizados na resolução do problema.

O vereador frisou a prioridade para resolver este problema que há anos causa transtorno a população. “Atuamos junto a secretaria municipal de infraestrutura e conseguimos com o secretário Abdon Maynard para que este problema crônico fosse resolvido. Foi gratificante acompanhar o serviço e ver a satisfação dos moradores que já não acreditavam mais que o problema seja resolvido. Os serviços já iniciaram e será finalizado em breve”, destacou o vereador Pr Erinaldo.

WhatsApp Image 2017-01-31 at 19.34.37

Agripino articula audiência com ministro da Justiça para atender pleitos do governo do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG_0975

Durante encontro com a bancada potiguar, na manhã desta terça-feira (31), em Brasília (DF), para discutir medidas para a crise penitenciária no Rio Grande do Norte, o senador José Agripino (RN) ligou para o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e solicitou uma reunião imediata com o chefe da pasta. Prontamente atendido, o senador, parlamentares e outras lideranças do RN seguiram para o ministério onde debateram soluções urgentes para as rebeliões nas cadeias do estado.

Entre os pleitos do governo estadual ao ministro da Justiça estão o aumento do repasse do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para o Rio Grande do Norte; a prorrogação da estada dos agentes federais no RN não por 60, mas por 90 dias; e a manutenção das tropas federais até que a ordem se restabeleça. Segundo dados oficiais, o repasse do Funpen para o RN é de R$ 139 milhões, mas até o momento foram liberados R$ 45 milhões.

“Neste momento, é preciso unirmos nossas forças, independente das ideologias partidárias, para devolvermos a paz no nosso estado. Lutarmos juntos pela agilidade na construção dos presídios é importantíssimo neste momento. Continuar buscando o apoio do governo federal, que nós já reconhecemos, é fundamental para que se consiga erguer, em caráter de urgência, essas novas penitenciárias e, assim, resolver esse problema que aflige toda a população do Rio Grande do Norte”, disse José Agripino.

Durante o encontro com o ministro, lideranças do Rio Grande do Norte, o governador potiguar, Robinson Faria, pediu apoio ao ministro para a desativação da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde quase 30 detentos morreram após dias de brigas entre facções criminosas. A proposta recebeu apoio irrestrito de Alexandre Moraes.

“Nossa presença em Brasília foi para intensificar essas ações de trabalho no combate à crise penitenciária. Esperamos que o governo federal, que está ajudando e tem sido muito solidário até agora, continue colaborando com nosso estado”, destacou o governador. “É preciso ressaltar a união da bancada federal, do Executivo estadual, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público e do Judiciário em favor do RN”, acrescentou.

Além de Agripino e outros parlamentares federais do RN, acompanharam a reunião com Alexandre de Moraes o governador Robinson de Faria; o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RN), Expedito Ferreira de Souza; e o presidente do Ministério Público (MP-RN), Rinaldo Reis Lima, entre outras lideranças locais.

banner_seridopneus-770

Sindicato estranha prefeitura ter pago Janeiro ainda com o salário mínimo de 2016

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura de Caicó está pagando nesta terça-feira (31) os salários referentes ao mês de Janeiro. Mas, sem os reajustes do Piso do Magistério e o do salário mínimo, cujo valor de 837 reais, em vigor desde o primeiro dia do ano. Quem recebe o salário mínimo, entrou na conta o valor baseado ainda no salário de 2016. O fato causou espanto na presidência do Sindicato dos Servidores Municipais. “Nunca a prefeitura deixou de pagar o salário reajustado, esperando aprovação do Legislativo. Com relação ao piso do Magistério tudo bem, a gente compreende a necessidade”, explicou Thiago Costa, presidente do SindServ.

Fonte: Marcos Dantas

banner-CDS-1

Aeroporto de Mossoró passa por averiguação técnica na estrutura da ANAC

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma delegação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está  em Mossoró, com o intuito de fazer uma averiguação técnica na estrutura do aeroporto Dix-sept Rosado. A comitiva deve ficar na cidade até esta quarta-feira (01).

O procedimento que esta sendo feito é padrão, uma vez que todo aeroporto que queira operar voos comerciais é obrigado a ter um documento da Anac, denominado Certificado do Operador Aéreo (COA). Esse documento demora, no mínimo, 120 dias para ser liberado, se não acontecer nenhum imprevisto.

A Azul Linhas Aéreas só vai poder operar após a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil  com rota entre o aeroporto dos Guararapes em Recife (PE) e o aeroporto Dix-sept Rosado – Mossoró. A expectativa é de que, caso tudo aconteça como o esperado, a linha comece a funcionar dia 12 de abril deste ano.

Carnaval de Caicó é o assunto mais comentado nas redes sociais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

tremetreme1 (1)

Não se fala em outro assunto nas redes sociais a não ser sobre o carnaval de Caicó. O período é um dos melhores para o folião que encontra aqui animação, segurança e uma programação para todos os gostos. Este ano, o carnaval terá quase 24 horas de programação com festas na ilha, clube, rua e em outros pontos da cidade.

Com certeza, será coroado mais uma vez  como o maior do Nordeste!

1482524377417

Fonte Blog de Robson Pires.

FEMURN promove Encontro de Prefeitos da Região do Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – promoverá na próxima quinta-feira (02), a partir das 8h, o Encontro de Prefeitos da Região do Seridó. O evento ocorrerá na sede da Associação dos Municípios Micro Região Seridó Oriental – AMSO, em Currais Novos, e terá como tema “Novas ferramentas e tecnologias para a gestão pública”. As inscrições serão feitas no local. O encontro pretende aperfeiçoar os gestores com palestras que vão demonstrar o auxílio das ferramentas tecnológicas para a gestão pública municipal, e fazem parte do processo de capacitação da FEMURN junto às prefeituras municipais. Gestores e servidores poderão participar do encontro.

Durante o evento, Leonardo Solha fará a apresentação do Programa Cesta de Preço, e o advogado Fábio Sarinho irá falar sobre a importância do planejamento nas licitações públicas. O Presidente da FEMURN, Benes Leocádio, e a presidente da AMSO, prefeita Noeide Sabino, farão a abertura do evento. No encontro, os participantes poderão fazer questionamentos aos palestrantes. Para o Presidente da FEMURN, Benes Leocádio, o evento é importante para auxiliar os gestores municipais: “Toda forma de auxílio que a FEMURN possa proporcionar aos gestores é de extrema importância. Esta capacitação marca a interiorização da Federação e o auxílio aos gestores do nosso estado”, considerou o Presidente.

Jornada pedagógica em Jardim do Seridó acontece de 06 a 09 de fevereiro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A secretaria municipal de Educação em Jardim do Seridó vai realizar a Jornada Pedagógica 2017. A abertura será na próxima segunda-feira (06), às 08h, no Auditório Mestre Galinho, com a presença do prefeito Amazan, do secretário de Educação, Joaquim Alberto, da coordenadora geral Carmem Silene, gestores supervisores e professores da municipal e estadual.

O secretário destacou que a Jornada Pedagógica vai trabalhar com palestras enfatizando a autoestima profissional e o fazer pedagógico frente às adversidades educacionais para o século XXI.

Nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro, as atividades acontecerão nas escolas de acordo com cada gestor entre os turnos matutino e vespertino, sob a coordenação dos supervisores e diretores, conforme as orientação da secretaria de Educação.

Cosern oferece curso gratuito sobre uso seguro e consciente de energia elétrica para 60 professores

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, vai oferecer mais um curso gratuito de capacitação para 60 professores (30 em Natal e 30 em Currais Novos) do Ensino Fundamental II e Médio, de escolas públicas e particulares, sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica por meio da metodologia “Energia que Transforma”.

A iniciativa já contemplou educadores (incluindo diretores e coordenadores pedagógicos) de cerca de 100 escolas potiguares, reunidos em cidades-polo como Natal, Caicó, Parnamirim, Assu, Pau dos Ferros e Mossoró desde 2013 e utiliza uma metodologia elaborada pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, Eletrobrás e Ministério das Minas e Energia.

Robinson volta atrás e decide fazer leitura anual dia 02 na Assembleia Legislativa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

robinson-faria-rn

Heitor Gregório destaca em seu blog que a leitura da mensagem anual do Governador Robinson Faria (PSD) será no dia da abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (02).

O Governador iria estar em Brasília, mas voltou atrás e decidiu retornar, segundo fonte da Governadoria.  Dia 07 era a data modificada pelo Governo para a leitura, que agora volta a ser dia 02.

Cármen Lúcia quer sortear relatoria da Lava Jato entre cinco ministros

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

carmen-lucia

Após a confirmação da homologação da delação da Odebrecht pela presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), a ministra Cármen Lúcia agora pretende fazer um sorteio entre os integrantes da 2ª Turma do tribunal para definir quem assumirá a relatoria da investigação.

A este relator caberá retirar ou não o sigilo dos depoimentos dos 77 executivos e ex-­executivos da empreiteira que fecharam acordo de colaboração. A eventual retirada do sigilo gera apreensão no Planalto e Congresso Nacional pelo teor considerado explosivo diante da citação de vários políticos.

Fazem parte da 2ª Turma os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Cármen Lúcia tem conversado com os outros nove ministros da Corte sobre a possibilidade de Edson Fachin mudar da Primeira para a Segunda Turma do STF e completar o grupo que analisa os casos da Lava Jato. Último a entrar no STF, Fachin poderia migrar caso os outros quatro ministros mais antigos –Marco Aurélio Mello, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber– não queiram mudar de turma.

Temer deve nomear tucano Imbassahy para ministério após eleição da Câmara

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Michel Temer deverá nomear o deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) como novo ministro da Secretaria de Governo após a eleição que definirá o presidente da Câmara, marcada para esta quinta-feira (2).

A avaliação no governo é que, se Temer nomeasse Imbassahy antes da eleição, partidos da base interpretariam que o Planalto costurou um acordo para que, em troca do ministério, o PSDB não tivesse candidato a presidente da Câmara e apoiasse a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A Secretaria de Governo, com gabinete no Palácio do Planalto, é a pasta responsável pela articulação política e pela interlocução do Poder Executivo com o Congresso Nacional.

O ministério está sem comando desde novembro do ano passado, quando o então ministro, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), pediu demissão – ele se envolveu em uma crise política com ex-ministro da Cultura Marcelo Calero.

Inscrições para 214 mil bolsas do Prouni estão abertas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As inscrições para a primeira edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2017 foram abertas nesta terça-feira (31) no site http://siteprouni.mec.gov.br. O prazo termina às 23h59 de sexta-feira (3).

No total, são oferecidas 214.110 bolsas de estudos na rede particular de ensino superior. É possível pesquisar a oferta de bolsas pelo site http://prounialuno.mec.gov.br//consulta/publica filtrando por nome do curso, instituição ou município. Para se inscrever é necessário senha e número de inscrição no Enem.

O programa distribui bolsas de estudo totais e parciais na rede particular de ensino superior de acordo com o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e leva em conta a situação socioeconômica da família do candidato. É uma alternativa para quem não conseguiu uma vaga na rede pública de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cuja a lista de aprovados foi divulgada nesta segunda-feira (30).

Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade.

Somente poderá participar da disputa o candidato que tenha feito o Enem 2016, que tenha cursado o ensino médio completo na rede pública ou na privada como bolsista. Só terão direito à bolsa integral os candidatos com renda familiar bruta mensal de até um 1,5 salário mínimo; e à bolsa parcial, aqueles com renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos.

STF volta a julgar o impedimento de réu na linha de sucessão da Presidência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltará a julgar na quarta-feira (1º), na volta aos trabalhos após o recesso, o processo que pode impedir réus de ocuparem as presidências da Câmara dos Deputados e do Senado, cargos que estão na linha sucessória da Presidência da República. O caso começou a ser julgado no ano passado, mas a análise foi interrompida por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

O pedido de vista do ministro foi feito no dia 3 de novembro, mas a questão foi julgada liminarmente quando a Corte decidiu manter o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no cargo ao julgar uma decisão provisória proferida pelo ministro Marco Aurélio, que não esperou a devolução do pedido de vista para determinar o afastamento.

A Corte julga a ação na qual a Rede pede que o Supremo declare que réus não podem fazer parte da linha sucessória da Presidência da República. A ação foi protocolada pelo partido em maio, quando o então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tornou-se réu em um processo que tramitava no STF.