Professores da UERN entram na Justiça contra o Governo do Estado por pagamento de consignados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (ADUERN) acionou judicialmente o Governo do Estado para que o pagamento de consignados seja feito em dia e os valores em atraso sejam repassados. Somente em 2017, já são contabilizados quatro meses sem pagamento dos consignados da ADUERN, cujos valores são mensalmente descontados dos salários de professores e professoras associadas.

Segundo a entidade, em 2016, o repasse já acontecia com morosidade, e os atrasos variavam entre dois e três meses. Apesar dos atrasos do pagamento que já envolvem os quatro primeiros meses de 2017, o Governo não deixou de realizar o desconto mensal nos salários dos associados e associadas, o que a ADUERN considerada apropriação indébita de recursos da instituição.

A falta do repasse tem prejudicado o funcionamento da Associação, que, nos últimos meses tem sido socorrido financeiramente pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES/SN), cujo auxilio se tornou fundamental para a manutenção das atividades e pagamento das demandas mais essenciais da ADUERN.

Jardim do Seridó passará por novo rodízio de racionamento de água

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O chefe do escritório da CAERN em Jardim do Seridó, José Vital entrou confirma que a partir desta segunda-feira, dia 15 de maio, a cidade passará por um novo rodízio no racionamento de água em decorrência do baixo volume nos dois principais reservatórios: Traíras e Zangarelhas.

Segundo José Vital, o volume d’água da Barragem Passagem das Traíras que atualmente abastece Jardim do Seridó só dará para fornecer o líquido precioso até o próximo mês de junho. Na última medição, ocorrida no dia 12 de maio, realizada pela SEMARH a barragem estava com apenas 0,42% da sua capacidade total. Já o Zangarelhas com 4,69% no dia 18 de abril.

O chefe do escritório adiantou também que haverá uma transferência de equipamentos para o Açude Zangarelhas (Poço Doce). No entanto, a equipe técnica ainda não sabe precisar quanto tempo vai durar o abastecimento vindo deste manancial e nem quando será iniciado o fornecimento por este açude.

Mobilizadores Sociais são capacitados para o processo eleitoral do CBH PPA

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

MOBILIZADORES-SOCIAIS-1280x640

Os seis mobilizadores sociais selecionados através de processo seletivo do edital 001/2017 da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – Adese estão sendo capacitados nesta segunda e terça-feira (15 e 16/05) para iniciarem o trabalho de campo. Os mobilizadores integram o processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu e tem o objetivo de atuarem no processo de renovação dos membros do CBH PPA.

“Os mobilizadores estarão identificados e vão fazer as abordagens tanto a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas, no caso as instituições. Nessas abordagens eles vão falar sobre o comitê e sobre a eleição para a renovação dos membros. Eles foram selecionados por área de abrangência, de modo que vai atingir os polos de Caicó, Assú, Patos, Pombal, Cajazeiras e Itaporanga. São essas seis cidades e os municípios adjacentes que integram a bacia do Piranhas-Açu”, explicou Emídio Gonçalves, coordenador do Centro de Apoio ao CBH PPA.

Para Pierre Alexandre, que vai atuar em municípios da Paraíba, a expectativa é grande para o começo do trabalho. “Estou feliz por ter sido selecionado e agora estamos nos preparando para ir a todos os municípios da minha área de seleção e fazer o máximo de inscrições de pessoas que queiram participar do comitê de bacia. Espero que toda a população possa se engajar nessa importante luta, que é a dos recursos hídricos”, ressaltou.

banner_seridopneus-770

Temer diz que ‘possibilidade é zero’ dele se candidatar em 2018

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

presidente-Michel-Temer-PMDB

O presidente Michel Temer (PMDB) negou que possa se candidatar à reeleição em 2018. Segundo ele a “possibilidade é zero” por não ver necessidade de se candidatar. Perguntado durante entrevista coletiva a rádios regionais transmitida pela EBC se ele repensaria na questão se houvesse uma aclamação popular, Temer disse “Se povo pedir, vou dizer que cumpri bem minha missão nesses dois anos”.

Sobre a possibilidade de cassação de sua chapa com Dilma em 2014, Temer diz que espera que o processo seja julgado o quanto antes para não atrapalhar o bom andamento econômico do País. “Quanto mais rápido julgar, melhor para a estabilidade do país.” Segundo Temer, as pessoas que o chamam de golpista não leem a Constituição, pois é um rito normal o vice assumir quando o presidente sofre um impeachment.

banner-CDS-1

Meteorologista prevê fim do ciclo de seca no Rio Grande do Norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ciclo de seca que atinge o Rio Grande do Norte, e parte do nordeste brasileiro, deve chegar ao fim em 2017. Esta é a expectativa dos meteorologistas que acreditam na tese de que o ciclo de estiagem, que já ultrapassa cinco anos, está em sua reta final. Segundo o meteorologista Gilma Bristot que integra os quadros da Emparn, a partir de 2018 o Rio Grande do Norte deve emplacar uma sequencia de três ou quatro anos com boas precipitações, que garantirão a recomposição das reservas hídricas.

Esta recomposição, segundo Bristot não será imediata, e exigirá uma sequência de anos com boas chuvas para que o cenário ganhe um novo contorno. “O ciclo de seca está indo embora em 2017. Esperamos para os próximos três, ou quatro anos, uma reação que deverá recompor o sistema hídrico do estado”, reforça o meteorologista em entrevista concedida no decorrer da última semana. Gilmar Bristot destaca que desde o fim de 2016 há esta expectativa que tende a ser consolidada já a partir da confirmação das previsões deste ano.

Senac Caicó realiza workshop para debater carreira e inserção de jovens no mercado de trabalho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Senac Caicó realiza, a partir desta terça-feira (16), a quarta edição do Workshop de Aprendizagem, que abordará temas voltados à carreira e inserção de jovens no mercado de trabalho. O evento segue até quarta-feira (17), com atividades no horário das 7h30 às 11h30, no auditório da Casa do Empresário.

Entre as palestras que serão apresentadas, estão: “Gestão de Carreira”, “Como construir uma boa imagem profissional”, “Educação e Planejamento Financeiro” e “Lei da Aprendizagem: Legislação e Execução”. A programação é gratuita e contará também com apresentações culturais. Foram disponibilizadas 100 vagas e ainda há inscrições disponíveis. Os interessados devem procurar o Senac Caicó, na Rua Zeca Diniz, 1289, no bairro Penedo.

A iniciativa faz parte das atividades práticas dos alunos do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial em Caicó. Dessa forma, com a supervisão de profissionais da Instituição, eles se responsabilizaram pelo planejamento, organização da estrutura e execução do evento.

banner_seridopneus-770

Depois de 22 anos, Caicó volta a sediar Seridozão de futsal e vôlei

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em reunião com a administração municipal, o presidente da Liga Caicoense de Futsal, Luiz Jurandir de Medeiros acertou os detalhes para Caicó sediar o Seridozão de futsal e vôlei, depois de 22 anos. Ainda falta confirmar a data, mas Luiz Jurandir acredita que fará o anúncio em breve.

De acordo com Luiz Jurandir, coordenador do Seridozão, a competição que será realizada em Caicó, ainda sem data confirmada, deverá reunir cerca de 130 times, durante os 18 dias de competição. O Seridozão será realizado no Ginásio da Ilha de Sant’Ana.

banner_seridopneus-770

Estado adquire sistema para modernizar e evitar fraudes na emissão de identidade

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Para melhoria na segurança no processo de identificação do cidadão, o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) aderiu um sistema de coleta e gerenciamento de dados biométrico para emissão de carteiras de identidade.

O programa virtual, desenvolvido pela coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), permite uma maior segurança na emissão de identidades. Além de evitar tentativas de fraudes e até a duplicidade das carteiras de identidade, garante também da modernização nos atendimentos do Instituto de Identificação.

Semthas organiza programação para o Dia de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

d1

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social de Caicó organizou uma programação especial para o 18 de maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Também contribuíram para elaborar a referida programação em Caicó, os representantes do Conselho Tutelar, do Departamento da Criança, Adolescente e Juventude do Município de Caicó, CREAS e o Conselho Municipal de Assistência Social.

Segundo a diretora do Departamento da Criança, Adolescente e Juventude, Rafaelli Medeiros, na quinta-feira (18) haverá uma caminhada, a partir das 8 horas, saindo da praça da alimentação e percorrerá a avenida Coronel Martiniano, entrando na avenida Seridó e finalizando na Casa da Cidadania, antiga prefeitura de Caicó, onde haverá uma sequência de palestras com profissionais das diversas áreas para discutir o tema.

Com o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” e o tema “Proteger é com a gente”, a ação convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

Projeto de Ressocialização objetiva reinserir apenados do Seridó ao convívio da sociedade

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Projeto de Ressocialização dos apenados da Penitenciária Estadual do Seridó realizou, neste final de semana uma palestra com os presos do Regime semiaberto. O evento contou com a participação do bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos, que falou sobre a esperança para os detentos. O juiz José Vieira, coordenador do Projeto deixou claro que as palestras, geralmente realizadas quinzenalmente servem como orientação de vida, já que o projeto é bem mais amplo.

“Estabelecemos três pilares, que é a educação, a profissionalização e a assistência. Essas palestras que damos quinzenalmente não resume a parte educacional, também focará o chamamento desses presos para que eles possam fazer cursos na rede regular de ensino. E a gente fazer um acompanhamento para saber se eles estão cumprindo essa obrigação escolar de uma maneira satisfatória”, explicou Vieira a Marcos Dantas.

O principal objetivo do projeto é contribuir para que homens e mulheres sejam reinseridos na sociedade, de forma digna. E isso passa pela qualificação dos apenados. Para isso, Dr. José Vieira já teve conversas com a administração municipal, e espera se reunir brevemente com o empresariado caicoense, com o propósito de sensibilizá-lo a contratar a mão-de-obra, após o processo de qualificação. “Vamos querer transformar esse nosso projeto em algo concreto, não adianta ficar apenas na boa intenção”, finalizou.

banner_seridopneus-770

Alvo de operação da PF, Frigorífico JBS (Friboi) doou quase um terço do dinheiro usado na campanha de Fátima ao Senado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

fatima-bezerra

Delações premiadas de empresas podem complicar a vida de muitos políticos Brasil a fora. Um destes casos é a situação da senadora Fátima Bezerra (PT/RN). Além de ter sido beneficiada com doações de empresas envolvidas na Operação Lava-Jato.

Na disputa pelo senado a petista Fátima Bezerra recebeu somente de apenas duas empresas cerca de R$ 500 mil de doação de campanha. À época destacaram-se os depósitos para sua campanha, em 2014, feitos pelas empresas Engevix Engenharia (R$ 50 mil) e Construtora Andrade Gutierrez (R$ 450 mil).

Na última sexta-feira (12), uma mega operação desencadeada pela Polícia Federal foi até as casas do empresário-Friboi, Joesley Batista, do grupo J&F e do ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho, são alvos da operação Bullish, que investiga fraudes e irregularidades em aportes concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social através da subsidiária BNDESPar, à J&F Investimentos, dona do frigorífico JBS.

Quase um terço da campanha da senadora foi bancado pela JBS (Proprietária da Friboi), do valor total declarado (R$ 3.409.764,00), somente a JBS doou R$ 1.165.000,00 para Fátima Bezerra, via diretório estadual e Nacional do Partido dos Trabalhadores.