No final de semana em que o Estado do Rio Grande do Norte alcançou a marca de 1.000 homicídios de janeiro a maio deste ano, o coordenador de pesquisas do OBVIO [Observatório da Violência Letal], Ivenio Hermes, afirmou que o governo estadual não possui um plano de segurança ‘exequível’.
“A Secretaria de Segurança não dialoga com a de Justiça e Cidadania. O governo precisa de um plano em que todas as secretarias colaborem”, disse o pesquisador em entrevista à TV Tropical neste domingo (28).
“Planos estratégicos precisam ser criados para saber quanto têm para investir, aonde [os recursos] serão investidos, quais os mecanismo de aferição em curto, médio e longo prazos”, comentou.
“A violência só vai reduzir quando houver política pública para reduzir as diferenças sociais. Se investe muito em ações policialescas – não estou dizendo que não se deve investir em polícia – mas deve-se trabalhar, de forma interdisciplinar, outras áreas de investimento, como saúde e geração de empregos”, analisou Hermes.
O Rio Grande do Norte registrou ontem (27) o milésimo homicídio somente neste ano.
Confira a entrevista completa:
https://www.youtube.com/watch?v=Ga5mXTJK3SQ
