Com a iniciativa e proposta do Deputado Hermano de Morais, o governador Robinson Faria sancionará a “Lei Nivardo Mello, que regulamenta a produção e comercialização da manteiga da terra e dos queijos artesanais do Rio Grande do Norte. A solenidade acontecerá neste dia 27 de julho, às 10h30 em Caicó, em frente a Casa de Cultura.
O lei é uma forma de homenagear Nivardo de Mello, um dos maiores fabricantes de queijos artesanais de Caicó. O projeto 156/2016 foi aprovado por unanimidade pela assembleia legislativa, e irá trazer legitimidade para a comercialização dos produtos. O texto dispõe sobre a fiscalização, fabricação e venda dos queijos artesanais do Rio Grande do Norte.
Depois de sancionada, a lei passará a beneficiar mais de trezentas queijeiras, reconhecendo a qualidade, trazendo segurança e agregando valor aos produtos dos médios e pequenos produtores rurais.
A Emater-RN participou efetivamente do grupo de discussões acerca do tema, trazendo sugestões e vibrando com o resultado alcançado. Com a implementação da lei, o pequeno produtor será diretamente favorecido, gerando emprego e renda e impulsionando a economia rural.
Apesar da região Seridó possuir uma alta produção de derivados lácteos, chegando mensalmente a produzir em torno de 816 mil quilos de tipos de queijos variados, hoje estes produtos são produzidos em todo o estado, e em sua maioria pelo próprios pequenos agricultores, público esse atendido pela Emater.
O foco da lei é a preservação da cultura alimentar do Rio Grande do Norte, mantendo a tradição do modo de produzir queijos artesanais.
