Auto de Sant’Ana 2017: um espetáculo de luz, emoção e fé

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

caico_festa_santana_05_8000

O espetáculo Auto de Sant’Ana, que enaltece a fé e a história do povo seridoense, retorna a Festa de Sant’Ana de Caicó, neste ano. A primeira apresentação será hoje, dia 28, a partir das 21h, no Anfiteatro da Ilha de Sant’Ana. Também neste sábado, dia 29, terá apresentação do Auto de Sant’Ana que é resultado de cerca de 4 meses de trabalho, a partir da seleção de 40 atores e ensaios que acontecem desde maio.

O espetáculo tem realização do Município de Caicó e Associação Cultural União do Sobrado, com artistas de Caicó, produção de figurino e cenário também em Caicó, gerando emprego e renda.
O Auto de Sant’Ana 2017, tem texto de Claúdia Magalhães, e música de Danilo Guanais.

A Direção Executiva/Geral é de André Vicente, Direção de Arte Jonas Linhares e Maguila Torquato, Figurino e Cenário de Custódio Jacinto.

Márcia Maia recebe homenagem póstuma a Wilma de Faria por criação da Famuse em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Homenagem Famuse Wilma2

A ex-governadora Wilma de Faria foi homenageada de forma póstuma na noite desta quinta-feira (27) em Caicó, através da filha e deputada estadual Márcia Maia, pelo Comitê Regional das Associações de Cooperativas Regionais do Seridó (Cracas) pela criação da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse).

A homenagem aconteceu na Ilha de Sant’Ana, no Pavilhão da Feira que já está em sua 34ª edição, e contou com a participação de artesãos de toda a região, autoridades municipais, dentre outras. Na solenidade, coube à deputada Márcia Maia receber a honraria em nome da mãe.

“É uma honra receber essa homenagem em nome da minha mãe e ex-governadora Wilma de Faria. Uma mulher que via no artesanato não apenas um legado cultural, mas uma atividade econômica capaz de sustentar famílias, promover a independência econômica e colaborar com o desenvolvimento das regiões”, afirmou Márcia Maia, que foi titular da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), responsável por administrar e promover a política estadual do artesanato no RN e que já havia sido gerida por Wilma de Faria anos atrás.

A escolha pelo nome da ex-governadora para receber a homenagem foi realizada pelos integrantes do próprio Cracas em razão da importância de Wilma de Faria para a promoção e organização da cadeia produtiva do artesanato potiguar. Ela, inclusive, foi uma das fundadoras da Famuse, criada em 1983, quando ela era titular da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (STBS), atual Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social.

“Essa homenagem é porque ela deixou um grande legado para o artesanato, não só na região Seridó, mas em todo o estado. Ela promoveu a organização da categoria, cursos, divulgação, impulsionou a comercialzação e foi uma das fundadoras da Famuse. Foi unânime e é mais que merecida a homenagem”, destacou a presidente do Cracas, Arlete Silva Andrade.

A Famuse foi aberta na quarta-feira (26) e segue até o próximo domingo na Ilha de Sant’Ana, em Caicó.

banner_seridopneus-770

Caicó homenageia Dr. Chiquinho, ex-prefeito, com lançamento de livro póstumo e inauguração de busto

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

busto-dr.chiquinho

O ex-prefeito de Caicó Francisco de Assis Medeiros, Dr. Chiquinho, será homenageado nesta sexta-feira, dia 28, com a inauguração do seu busto, chantado no Coreto da Praça Senador Dinarte Mariz, exatamente em frente à sua residência.

Dr. Chiquinho, também conhecido como Burra Cega, era político, advogado, escritor e historiador, e faleceu em novembro passado de complicações decorrentes da febre chikungunya. Foi prefeito de Caicó de 1969 a 1972, depois de vencer uma memorável e histórica campanha contra o também ex-prefeito Manoel Torres de Araújo, e fez um governo de grandes realizações.

Era colaborador do blogue Bar de Ferreirinha, ofício que rendeu a trilogia NARRATIVAS SERIDOENSES, leitura obrigatória para se entender a Civilização do Seridó. A doença impediu que ele fizesse o lançamento do terceiro volume em Caicó, lacuna que será preenchida hoje.

A viúva Zélia Medeiros, filhos e demais parentes, farão o lançamento póstumo da obra que trata de temas como religião, viagens e outros assuntos, textos escritos com grande maestria por Dr. Chiquinho.

A programação de homenagens prevê o lançamento do terceiro volume de NARRATIVAS SERIDOENSES, às 17h00, na casa da família: Praça Senador Dinarte Mariz, 67, em frente ao Coreto.

Além do último volume da trilogia NARRATIVAS SERIDOENSES, exemplares de outros livros escritos por Dr. Chiquinho também estarão disponíveis para os interessados, além de um coquetel simples oferecido aos participantes.

Como era desejo dele, toda a renda da venda dos livros será destinada ao Hospital de Oncologia do Seridó, pertencente à Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer.

À noite, depois da novena na Catedral de Sant’Ana, será inaugurado o busto de Dr. Chiquinho no Coreto da Praça, homenagem proposta através da Lei 4.915, de 20 de dezembro de 2016, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo então prefeito Roberto Germano.

Abaixo do busto, uma placa registra a homenagem, com os seguintes dizeres:

CORETO FRANCISCO DE ASSIS MEDEIROS

(Burra Cega)

Homenagem dos Caicoenses ao seu
ex-Prefeito e grande Orador, Jurista,
Pesquisador Histórico e Escritor.

banner-CDS-1

Garibaldi visita o Seridó e participa dos festejos no dia de Sant´Ana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

festa de santana 2017 caico - 26 de julho de 2017 (1)

O senador Garibaldi Alves Filho aproveitou o recesso parlamentar para visitar a região Seridó do Rio Grande do Norte e participar dos festejos de Sant´Ana, na quarta-feira (26), nas cidades de Caicó e Currais Novos. A data marca o dia dedicado a santa, esposa de São Joaquim, os avós de Jesus Cristo pela tradição católica.

“Sant´Ana é a padroeira do Seridó e sabemos da importância da fé do homem do campo abençoado. Mesmo em tempos de difíceis, como os últimos seis anos de seca, é importante valorizar a fé do sertanejo, o que é mais evidente no Seridó graças as homenagens a Sant´Ana. Sem falar nos momentos de alegria proporcionados nos reencontros com amigos e familiares”, comentou Garibaldi.

Em Currais Novos, Garibaldi caminhou na procissão que marcou o encerramento da festa da padroeira da cidade, acompanhado do vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias. À noite, o senador seguiu para Caicó, onde participou da 6ª noite de novena, na Matriz de Sant´Ana, presidida pelo bispo de Cajazeiras/PB, Dom Francisco de Sales Alencar Batista.

banner_seridopneus-770

Felipe Maia e José Agripino participam da festa de Sant’Ana no Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

image1

Na quarta-feira (26), o deputado federal Felipe Maia dedicou sua agenda para prestigiar os festejos de Sant’Ana no Seridó. Acompanhado do senador José Agripino, o deputado esteve em Currais Novos e em Caicó.

Em Currais Novos, a 209ª edição da festa da avó de Jesus levou milhares de curraisnovenses às ruas que demonstraram sua fé. O Secretário de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes de Natal (Seharpe), Carlson Gomes, os deputados Àlvaro Dias e Tomba Farias e o senador Garibaldi Alves também testemunharam a devoção dos filhos de Sant’Ana.

Já em Caicó, cercado por amigos da cidade: Dra Verônica Alcântara, Malvina e Silvio Santos, Felipe Maia e o senador Agripino acompanharam a novena na Catedral de Sant’Ana. Em seguida, estiveram na abertura da 34ª edição da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (Famuse) que ocorre até o domingo na Ilha de Sant’Ana.

“Importante momento para os devotos de Sant’Ana em vários municípios do nosso Rio Grande do Norte. Oportunidade para rever amigos e também para agradecer as bênçãos que recebemos durante o ano. Que Sant’Ana abençoe a todos!”, comentou Felipe Maia.