RN atinge marca de 1.500 homicídios em 2017

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte segue apresentando altos índices de crimes contra a vida. Segundo levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa delitos dessa natureza – o estado chegou a 1.500 assassinatos registrados somente este ano. O número foi atingido nesta sexta-feira (11) e a média de vítimas por 100 mil habitantes é de 42,77.

“A violência e a insegurança são promovidas pelo próprio governo do Rio Grande do Norte, quando, para se esquivar de sua responsabilidade, insiste em criar bodes expiatórios para seus próprios erros. A prova disso é que chegamos a 1500 CVLIs (Condutas Violentas Letais Intencionais) nesses 222 dias de 2017”, critica o especialista em gestão e políticas de segurança pública Ivenio Hermes, que também é coordenador do Observatório.

banner_seridopneus-770

Walter Alves visita Acari, São João do Sabugi e Ipueira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

thumbnail_Walter-Alves-em-Acari-11.08.17

O deputado federal Walter Alves (PMDB-RN) visitou, ontem (11), três cidades localizadas na região Seridó do Rio Grande do Norte. O parlamentar participou de reuniões em Acari e São João do Sabugi, e prestigiou a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Ipueira.

O primeiro compromisso foi em Acari, a 215 quilômetros de Natal. Walter foi recepcionado pelo prefeito Isaías Cabral; vice-prefeito Fernandão, presidente da Câmara Municipal, José Ari Bezerra Dantas, vereador José Rivaldo (Bada) e ex-vereador José Gentil.

Logo em seguida, Walter Alves foi ao município de São João do Sabugi, a 298 quilômetros de Natal. Lá, o encontro foi com a prefeita Lydice Brito, vice-prefeito Didi de Zacarias, vereadores, secretários e lideranças políticas do município.

banner-CDS-1

Mais 200 alunos formados pelo Proerd em Jardim de Piranhas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

thumbnail_foto-proerd

Mais 200 alunos da rede pública municipal de ensino de Jardim de Piranhas se formaram ontem no Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, numa parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Polícia Militar. A atividade, realizada no Clube Atlético Piranhas – CAP, marcou ainda o encerramento da XVII Semana Municipal dos Direitos Humanos e da Cidadania do município que teve como tema: “políticas públicas de prevenção às drogas: responsabilidade de todos”.

O prefeito Elídio Queiroz enalteceu o evento coordenado pela secretária Ália Queiroz e destacou os esforços de sua gestão no combate à criminalidade, em parceria como Estado, sobretudo a partir do cuidado com as crianças e adolescentes atendidos pela Prefeitura em diversos programas sociais. “Desde que assumimos, já formamos mais de 1000 (mil)  alunos pelo Proerd, que os ensina a ficar longe de drogas, sejam lícitas ou ilícitas, porque precisamos de nossa juventude consciente para se tornarem adultos humanos e responsáveis”, enfatizou.

banner_seridopneus-770

Entidades médicas anunciam campanha “Médicos contra a violência”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Entidades-médicas-anunciam-campanha-Médicos-contra-a-violência

A insegurança vivenciada pelos profissionais médicos e por toda sociedade potiguar foi o principal motivo para uma coletiva de imprensa realizada pelas entidades médicas do Estado: Conselho Regional de Medicina – CREMERN, Academia Norte Riograndense de Medicina, Associação Médica do RN e Sindicato dos Médicos do RN – Sinmed, na tarde desta quinta-feira (10), no auditório da Associação Médica.

Na oportunidade foi anunciada a campanha “Médicos contra a violência“. Foram apresentados aos jornalistas dados sobre a insegurança no RN, baseados em números de vítimas da violência no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. “No maior hospital público do Estado, 36% dos óbitos são consequência de homicídios. A média de atendimento mensal de vítimas de violência é de 62% neste ano,sendo 4% maior que em 2016. Além disso, 80% do Hospital é ocupado por consequência de violências urbanas em geral, como agressões e acidentes“, argumentou o presidente do CREMERN, Marcos Lima de Freitas.

Os médicos também chamaram atenção para a questão da influência dessa insegurança afetar psicologicamente os profissionais da área de saúde e trabalhadores em geral. A campanha deverá ser deflagrada ainda na segunda quinzena de agosto, onde os médicos pretendem sensibilizar inclusive outras categorias profissionais para que sejam cobradas das autoridades providências concretas para reverter o caos na segurança pública do Estado.

Fecam promoverá curso de atendimento ao público em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Federação das Câmaras Municipais em parceria com a Escola da Assembleia promoverá no próximo dia 15 em Caicó, um curso de atendimento ao público.

Com 60 vagas, o curso é aberto para toda a comunidade caicoense e será realizado no plenário da Câmara de Vereadores. As inscrições estão sendo feitas na recepção da Câmara de Vereadores e é totalmente gratuita.

Para o presidente da Fecam – RN, o vereador Odair Diniz a qualificação profissional é de suma importância diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigentes.

banner_seridopneus-770

Nelter solicita que Governo do Estado envie materiais esportivos para o CAIC de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Atendendo ao pleito do vereador caicoense Dr Júlio Gregório, o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) protocolou requerimento na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte (ALRN), direcionado ao governador Robinson Faria e aos secretários estaduais Canindé de França (Esporte e Lazer) e Cláudia Santa Rosa (Educação e Cultura), solicitando a destinação de materiais esportivos para o CAIC Senador Dinarte Mariz, localizado em Caicó.

“Esta já é a segunda melhoria que solicitamos para o CAIC este ano. Em Maio passado, protocolamos um outro requerimento sugerindo a reforma da quadra de esportes da Escola, principal equipamento esportivo do bairro Paulo VI. Além de nos preocuparmos com os potenciais usuários deste espaço, desejamos proporcionar mais estrutura,  conforto e lazer para os alunos da Instituição, uma vez que a prática esportiva é importante não só para a saúde, mas também para o crescimento pessoal dos jovens”, frisou o parlamentar.

Bloqueio de bens de Lula mira recuperar ‘produto do crime’, diz Procuradoria

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

lula-1

O Estado de S.Paulo

A Procuradoria Regional da República da 4.ª Região afirmou ao Tribunal Federal da 4.ª Região (TRF4) que o confisco de bens do ex-presidente Lula é ‘absolutamente legal’. O parecer foi dado em mandado de segurança da defesa de Lula na 2.ª instância contra o bloqueio decretado pelo juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato.

“A decisão combatida decretou o sequestro dos bens do ex-presidente para recuperação do produto do crime e o arresto dos mesmos para garantir a reparação dos danos”, afirmou o procurador regional da República Mauricio Gotardo Gerum.

Por ordem de Moro, em 14 de julho, o Banco Central bloqueou R$ 660 mil, três apartamentos e um terreno, todos os imóveis em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo, e também dois veículos do petista. O ex-presidente sofreu, ainda, o embargo de aplicações na previdência no montante de R$ 9 milhões.

Semarh se reúne com movimento para repassar a situação financeira de Oiticica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, se reuniu com o Movimento dos Atingidos e Atingidas Pela Construção da Barragem de Oiticica. O encontro aconteceu na manhã desta sexta (11), na igreja de Barra de Santana, em Jucurutu, e foi mediado pelo representante do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos do RN (Seapac), Procópio Lucena.

Participaram do encontro representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn), Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento (Cehab), sindicatos da região, o prefeito de Jucurutu, Valdir Medeiros, de São Fernando, Polion Maia, de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz, o Procurador Francisco Sales e equipe técnica da Semarh.

A principal pauta do encontro foi a discussão das questões financeiras envolvidas na obra. O Secretário explicou, na ocasião, que ainda não existe aprovação do segundo plano de trabalho nem garantia financeira, por parte do Governo Federal, que banque todo o empreendimento.

“O Estado está cumprindo todas as etapas e atendendo as demandas de sua responsabilidade. Todas as ações previstas no acordo extra judicial continuam no nosso planejamento, mas só vamos licitar e executar quando a verba for garantida pelo Ministério da Integração”, falou o titular da Semarh.