Abertura do Congresso de Empreendedorismo do Seridó abordará evolução tecnológica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Considerado o melhor consultor de Tecnologia da Informação da América Latina pela Dell, Manoel Veras estará em Caicó no próximo dia 25 de agosto sendo palestrante de abertura do 4° Congresso de Negócios e Empreendedorismo do Seridó. Evolução tecnológica e avanço de conectividade serão abordagens da palestra que terá como tema “O futuro do empreendedorismo e a Tecnologia da Informação”.

Manoel Veras já escreveu nove livros, é professor do Departamento de Ciências Administrativas da UFRN e pesquisador na área de Tecnologia da Informação aplicada ao negócio. Graduado e mestre em Engenharia Elétrica, doutor em Administração de Empresas, Manoel Veras é certificado pelas empresas Microsoft, Cisco e Compaq e foi pesquisador do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) de São José dos Campos.

O 4° Congresso de Negócios e Empreendedorismo do Seridó é um evento promovido pelas entidades empresariais de Caicó – ACISC, CDL e Sindvarejo. Acontecerá nos próximos dias 25 e 26 de agosto, no auditório do CERES-UFRN, com apoio do Município de Caicó, Sebrae, Sistema Fecomércio, FIERN, Faculdade Católica Santa Teresinha, UnP e UFRN; patrocínio das Óticas Mirna e Banco do Nordeste. As inscrições estão abertas na Casa do Empresário de Caicó.

banner-CDS-1

STJ poderá afastar Robinson Faria do cargo de governador

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

robinson-faria-sombra

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) poderá afastar o Governador Robinson Faria (PSD) do cargo, a partir da operação em curso iniciada ontem (15), que lhe tem como alvo principal.

A Polícia Federal pediu ao STJ para tomar medidas mais incisivas contra o governador, como uma condução coercitiva, mas o MPF sugeriu apenas mandados de busca e apreensão no momento, o que foi acatado pelo Ministro Raul Araújo.

Pelas provas já em poder da Polícia Federal e as informações robustas repassadas na delação de Rita das Mercês, Anteros está apenas começando, basta acompanhar o despacho do Ministro.

Por: Heitor Gregório.

banner_seridopneus-770

Programa de prevenção ao Câncer bucal da UFRN articulado pelo vereador Ronaltty Neri é realizado em Jardim do Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

20842038_1289483221181027_2689809440280411109_n

Articulado pelo vereador Ronaltty Neri, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a secretaria de saúde de Jardim do Seridó, realizou o ‘Programa de Prevenção do Câncer Bucal’ nesta terça-feira, (15) em Jardim do Seridó.

Os profissionais avaliaram o tecido bucal dos pacientes para diagnóstico precoce do câncer. A ação que foi voltada para toda população jardinense, que incluiu também a biópsia do material coletado de forma gratuita.

Bancada do RN e DNIT cobram ao Ministro do TCU agilidade na liberação das obras da Reta Tabajara

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Audiência do TCU 2

Em audiência com o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, nesta terça-feira (15), integrantes da bancada federal do Rio Grande do Norte juntamente com os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira (Diretor Geral), Antônio Willy Vale Saldanha Filho (Superintendente Regional Substituto do DNIT-RN) e Walter Fernandes de Miranda Júnior (engenheiro do DNIT-RN) cobraram um posicionamento por parte do TCU sobre a liberação das obras da Reta Tabajara (BR 304-RN).

“O Ministro disse que há uma área com problemas de ordem técnica, que está impedindo o andamento da obra completa. Diante disso, foi proposto pelo Ministro, o corpo técnico do Tribunal e do DNIT, o isolamento do trecho da obra que está com problemas, que corresponde a cerca de 10% da extensão da Reta Tabajara e, por sua vez, a liberação do restante da obra para que seja dada continuidade”, explicou o coordenador da bancada do RN, deputado federal Felipe Maia (DEM-RN).

De acordo com o parlamentar, o Ministro se comprometeu ainda em buscar alternativas para solucionar o impedimento da obra. “Nos próximos dias, de acordo com o Ministro, será elaborado um parecer técnico sobre o que está sendo questionado na área com impedimentos, para que seja encontrada uma solução o mais rápido possível”, disse o deputado.

Além do coordenador da bancada do RN, o encontro contou também com a participação dos deputados federais Beto Rosado, Rafael Motta e do senador José Agripino Maia.

Violência no RN: Agripino diz que vai pedir a Temer a volta da Força Nacional de Segurança nas ruas do estado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

_DSC8790

Durante sessão de votação no plenário do Senado desta terça-feira (15), o senador José Agripino (DEM-RN) disse que vai solicitar com urgência um encontro entre a bandada federal do Rio Grande do Norte com o presidente da República Michel Temer. O principal objetivo, segundo o parlamentar, é pedir a volta da Força Nacional de Segurança para as ruas do RN de forma a combater a onda de violência que assola o estado.

“Vamos tomar providências, até em apoio ao que o governo do estado possa vir a fazer.  Vamos pedir ao presidente da República uma presença mais permanente da Força Nacional em benefício da sobrevivência das pessoas e da tranquilidade de uma sociedade que está inquieta e pedindo socorro”, frisou o senador. Em fevereiro deste ano, quando o estado viveu uma grave onda de violência nos presídios, o governo federal enviou a Força Nacional por 180 dias, cumprindo o Plano Nacional de Segurança Pública.

“Nunca vi o RN, da capital ao interior, tão inquieta com a questão da segurança. As pessoas têm medo de ir e vir. Os roubos e arrombamentos são frequentes. Perdeu-se o controle e é preciso que a classe política e as instituições públicas funcionem e ajam”, acrescentou.  Dados oficiais mostram que, nos últimos seis meses, 1,5 mil pessoas foram assassinadas no RN; 23 carros são roubados por dia no estado.

“Ninguém tem mais coragem de sair de casa. Natal vive hoje em estado de guerra, algo revoltante e inédito. Infelizmente digo que o governo do estado perdeu o controle do dispositivo de segurança. O RN está mais violento que o Haiti”, ressaltou Agripino. “A questão da insegurança se instalou como um dos mais graves problemas do RN. Tão grave quanto o mau atendimento da saúde pública. E nós, da classe política, temos a obrigação de fazer algo: vamos pedir o apoio da Força Nacional como elemento de sobrevivência”, concluiu o parlamentar.

Depois da fala do senador potiguar no plenário, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), comunicou a Agripino que já acertou com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a formação de um grupo de parlamentares para juntar todos os projetos ligados à área de segurança com o objetivo de compilar as matérias em um só projeto para agilizar a votação dessa pauta no Congresso Nacional.

https://www.youtube.com/watch?v=x-_6pGOsIKo

 

Garibaldi se soma a Agripino na luta por Segurança para o RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nota à imprensa

Solidarizo-me com as palavras ditas pelo senador José Agripino, no plenário do Senado, nesta terça-feira (15), quando ele falou sobre a situação de insegurança que vive o Rio Grande do Norte. A segurança pública é um dos problemas mais graves do estado, onde se registrou mais de 1.500 crimes de assassinatos, apenas em 2017, sobretudo na capital e região metropolitana, com mais de 50% destas ocorrências e uma média de 20 carros tomados de assalto diariamente.

A sociedade está inquieta e a espera de socorro. Não podemos viver em um estado permanente de medo por causa de uma verdadeira guerra urbana. Reitero minha disposição para buscar ajuda Federal e pedir o apoio necessário ao Rio Grande do Norte.

Garibaldi Alves Filho

banner_seridopneus-770

Município de Caicó prorroga prazo para pagamento do REFIS 2017

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura de Caicó prorrogou até 05 de setembro o REFIS (Programa de Recuperação Fiscal). O contribuinte que tiver algum débito com o Município deve aproveitar para efetuar o pagamento.

Uma das principais novidades está nos descontos e parcelamentos do Refis 2017: IPTU, ISS, alvará e licença de construção, dentre outros tributos, podem ter desconto de 100% de juros e multas para pagamento à vista.

Mesmo para o parcelamento, o devedor terá descontos consideráveis nos juros e multas: 90% (em seis vezes), 80% (12 vezes), 75% (18 vezes) e 70% (24 vezes).

Segundo o secretário de Finanças, Francisco Oliveira, basta ao contribuinte se dirigir à Tributação do Município para efetivar a negociação.

banner_seridopneus-770

Juiz seridoense lança manual sobre utilização de recursos de penas pecuniárias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O juiz Marcus Vinícius Pereira Júnior, da comarca de Currais Novos, lança nesta sexta-feira (18) o livro “Construindo Cidadania com Penas Pecuniárias – Manual de Procedimentos para Disponibilização e Utilização dos Recursos Provenientes das Prestações Pecuniárias”, a partir das 17h30, na Corregedoria Geral de Justiça.

O manual é destinado a magistrados, entidades e pessoas que façam projetos sociais para auxiliá-los em como utilizar os recursos oriundos de multa aplicadas pela Justiça a pessoas que cometeram crimes de menor gravidade e sem necessidade de prisão.

Quando não são direcionados para o pagamento de indenizações às próprias vítimas, os recursos devem ser aplicados em projetos que beneficiem a população, como por exemplo projetos sociais que previnam e combatam a violência ou que estimulem a prática de esportes. O dinheiro pode ainda ajudar na construção e reforma de presídios, compra de equipamentos públicos, dentre outras ações.

Em abril de 2015, por exemplo, o magistrado destinou R$ 31 mil para o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) de Cruzeta, município da região do Seridó. O valor foi revertido na compra de equipamentos para serem utilizados em ações preventivas de combate às drogas.

Segundo o juiz Marcus Vinícius, a pena de prestação pecuniária é uma forma do próprio infrator visualizar sua sanção sendo revertida em favor da comunidade.

O manual foi pensado para ajudar as instituições que ainda não utilizam esses recursos e as unidades jurisdicionais. E Marcus Vinícius acredita que haverá uma sensibilidade por parte dos colegas magistrados para estimular ainda mais a utilização desses recursos para o bem comum.

banner_seridopneus-770

Cordelteca da UFRN abriga mais de dois mil títulos em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

????????????????

Localizada no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), em Caicó, a Cordelteca é a única do Brasil que possui um Cordel explicando seu nascimento. O espaço possui cerca de 2500 títulos que estão sendo catalogados e já se consagra como um dos maiores acervos de Cordel do Nordeste.

Há, inclusive, edições históricas das décadas de 1930 e 1940 que são consideradas o pontapé inicial para a criação da Cordelteca. As obras foram doadas à universidade pelo monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, enquanto esteve na diocese de Caicó.

A maior parte dos livretos chegou à UFRN por meio de doações. Para ajudar na popularização do Cordel, o poeta homenageado Djalma Mota, por exemplo, doou mais de 600 títulos do seu acervo pessoal. “Houve doações de particulares e de instituições como a Academia Brasileira de Literatura de Cordel e a Associação de Trovadores do Seridó”, afirma o coordenador da Cordelteca e professor do Departamento de História do Ceres, Lourival Andrade Júnior.