Estado promove em Caicó uma audiência pública sobre a Política de Saneamento Básico

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Durante a próxima semana, o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), promove uma série de audiências públicas sobre a atualização da Política Estadual de Saneamento Básico (PESB) em todas as regiões do estado.

Uma comissão técnica formada por representantes de órgãos estaduais finalizou a minuta da lei, atualizada em conformidade com as diretrizes nacionais para saneamento básico, estabelecidas em 2007.

O documento será submetido à população, através dessas audiências, para validação das proposições. Uma vez ratificado, segue para aprovação da Assembleia Legislativa.

A proposta tem como objetivo estabelecer diretrizes para a atuação estadual nessa área e validar as proposições, como questões ligadas ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas da chuva.

Na próxima segunda-feira (28), o primeiro evento acontecerá no município de Caicó, na Câmara Municipal, às 14h.

PPS realiza Congresso Municipal em Natal neste sábado (26)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Partito Popular Socialista (PPS) realiza neste final de semana o Congresso Municipal de Natal. O evento será realizado a partir das 10h, do sábado (26), no plenário da Câmara Municipal de Natal, para iniciar as discussões da legenda em torno das eleições de 2018.

O evento é o primeiro para montagem do projeto do partido para as eleições do próximo ano. De acordo com a suplente de deputada estadual pelo PPS, Laura Helena, esse é o primeiro passo para escutar as bases e montar um projeto sólido para as eleições do próximo ano.

O PPS trabalha para aprofundar as reformas do estado brasileiro no sentido de promover o desenvolvimento e combater a corrupção. Nosso objetivo é construir alianças que fortaleçam o centro democrático e evite a polarização entre os extremos de direita e esquerda”, destacou ao lembrar que o evento terá a presença de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do interior.

Prefeito Batata exonera cerca de 14 comissionados nesta sexta-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A sexta-feira (25) foi marcada pela primeira exoneração em massa de cargos comissionados, no Governo Batata. Foram cerca de 14, já publicadas no Diário Oficial.

Fontes da administração disseram ao Blog que o critério para a exoneração dos comissionados foi o de rendimento, e que não tem nada a ver com as crises políticas enfrentada pelo prefeito com alguns aliados.

Secretaria de Planejamento
CLAÚDIA COSTA DE MEDEIROS

Secretaria de Saúde
PETRONILA GABRIELA DA SILVA COSTA,
VÂNIA CRISTINA DA CRUZ GOES
ALINE ANGELICA DANTAS
FERNANDA ESTEFANIE FONSECA ALVES CANUTO
JOSEANE MEDEIROS DA SILVA

Secretaria de Assistência Social
VALCÁCIA RAYRA DA SILVA ARAÚJO

Secretaria de Administração
MARIANA TAYSA SANTOS SOARES
ALEX ALEXANDRE DANTAS DE MEDEIROS SANTOS,

Secretaria de Agricultura
FABIANO SARAIVA DE ANDRADE

Secretaria de Educação
KLESIA ERICA ARAÚJO SILVA=
RIDÂNGELA FONSECA CAVALCANTI

Secretaria de Tributação
FRANCISCO ANTONIMAR DOS SANTOS

banner_seridopneus-770

Senador Garibaldi Alves e outros do PMDB são denunciados na operação Lava Jato

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

garibaldi-filho-natal

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou nesta sexta-feira (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) quatro senadores do PMDB, dois ex-senadores do partido e mais três pessoas no âmbito da Operação Lava Jato.

Foram denunciados (e os crimes atribuídos a eles):

  • Senador Renan Calheiros (PMDB-AL): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
  • Senador Garibaldi Alves (PMDB-RN): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
  • Senador Romero Jucá (PMDB-RR): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
  • Senador Valdir Raupp (PMDB-RO): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
  • Ex-senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP): corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
  • Ex-senador e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado: corrupção passiva e lavagem de dinheiro;
  • Luiz Fernando Nave Maramaldo, sócio da NM Engenharia: corrupção avita e lavagem de dinheiro;
  • Nelson Cortonesi Maramaldo, sócio da NM Engenharia: corrupção ativa e lavagem de dinheiro;
  • Fernando Ayres Reis, ex-presidente da Odebrecht Ambiental: corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

As investigações apuram a ocorrência dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

A denúncia ocorre ao final da investigação, quando a PGR entende já ter indícios suficientes ou mesmo provas que indicam o cometimento de crimes pelos investigados.

Caberá, a partir de agora, ao ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no STF, pedir a defesa prévia de cada um deles antes de redigir um relatório e levar o caso para análise dos outros quatro ministros da Segunda Turma: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Os crimes teriam ocorrido entre 2008 e 2012 e, segundo a PGR, teriam desviado dinheiro da Transpetro para alimentar o caixa de diretórios estaduais e municipais do PMDB por meio de doações oficiais por parte das empresas contratadas pela estatal.

Em troca, diz a procuradoria, Sérgio Machado, como presidente da Transpetro, mantido no cargo pelos caciques do PMDB, promovia, autorizava e direcionava licitações em favor da NM Engenharia.

A lavagem de dinheiro, por sua vez, consistia na distribuição da propina em operações fracionadas, de modo a ocultar sua origem; também havia repasse em espécie, por meio de intermediários, segundo a PGR.

banner_seridopneus-770

Ex-padre Cosmo Santos é o novo secretário adjunto de Educação em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Roberto flávio destaca em seu blog que o ex-padre Cosmo Santos da Silva é o novo secretário adjunto da educação, ele substitui a educadora Veracilda Vale que pediu exoneração da função para assumir a coordenação de um programa do Ministério da Educação em Caicó.

Bacharel em Filosofia, pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Bacharel em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia (Arquidiocese de São Sebastião no Rio de Janeiro – RJ). Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC.

Por treze anos exerceu a função de sacerdote na Diocese de Caicó e atualmente faz parte do corpo docente do Educandário Santa Teresinha em Caicó.

Cosmo também exerceu a função de professor na Escola Municipal presidente Kennedy na educação de jovens e adultos e no CEDUC. Também trabalhou com o projeto bolsa família junto à Cáritas Diocesana na função de coordenador.

banner_seridopneus-770

IGARN divulga relatório volumétrico dos principais reservatórios do Estado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Relatório de Situação Volumétrica dos 47 reservatórios, com capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), divulgado nesta quarta-feira (23), indica que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Estado, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, está com 395,436 milhões de m³, 16,48% do seu volume máximo.

Em comparativo com o relatório do dia 4 de julho, os reservatórios considerados em volume morto eram 19 e atualmente são 18, correspondendo a 38,29% do total de mananciais monitorados pelo Igarn. Já os açudes secos são 11, o que corresponde a outros 23,40% dos 47 reservatórios vistoriados.

Segundo maior reservatório do estado, a barragem Santa Cruz do Apodi, com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos, está com 112,958 milhões de m³, em termos percentuais, 18,84%. A barragem de Umari, em Upanema, está com 55,958 milhões de metros cúbicos, 19,11% do seu volume máximo.

A lagoa de Extremoz, responsável por parte do abastecimento da zona norte de Natal, está com 10,509 milhões de metros cúbicos, 95,38% do seu volume máximo. Já a lagoa do Bonfim, que abastece a Adutora Monsenhor Expedito, está com 46,069 milhões de m³, 54,67% do seu acumulado total.

Vivaldo solicita Restaurante Popular para cidade de Cruzeta

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vivaldo-al

O deputado Vivaldo Costa (PROS) recebeu recentemente em seu gabinete a vereadora da cidade de Cruzeta, Arilúzia Araújo (PR) e seu esposo Joaquim de ‘Medeirinho’. Nas reivindicações foi apresentado a necessidade do município em receber o Projeto Restaurante Popular. De pronto o parlamentar protocolou no plenário da Assembleia Legislativa o apelo da vereadora e solicitou a implantação de um Restaurante Popular para beneficiar o povo cruzetensse.

“A cidade de Cruzeta tem todo perfil para receber as instalações e benefícios de um Restaurante Popular. O público alvo são os trabalhadores formais e informais, estudantes, o homem do campo, aposentados, famílias em situação de risco. Este é um sonho antigo e espero que o governo possa atender”, defendeu Vivaldo.

Em audiência no Senado, Procópio Lucena cobra do Ministro da Integração orçamento necessário para a conclusão de Oiticicas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Ao participar de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal, nesta quarta-feira (23) em Brasília, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu, José Procópio de Lucena aproveitou a oportunidade para cobrar do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, os recursos necessários para a conclusão das obras do Complexo Barragem Oiticicas.

“Nós estamos acompanhando esta obra desde 2013, quando começou com orçamento de 311 milhões de reais, ainda de 2010 e estamos em 2017, ou seja, sete anos depois e o mesmo orçamento. Já fizemos várias reuniões e essa obra saiu de 311 milhões para 559 milhões, em decorrência de um conjunto de ajustes necessários. Estamos com um acordo extra-judicial, entre Movimento dos Atingidos e Estado, porque foi preciso alterar o projeto em várias questões que não atendiam as demandas sociais e ambientais”, destacou.

Procópio também convidou o ministro e todos os demais membros da Bancada Federal Potiguar, a estarem presentes no dia 01 de Setembro deste ano, em uma reunião que será feita na Comunidade Barra de Santana, em Jucurutu, para discutir a garantia dos recursos para conclusão dessa obra, que será a maior do Rio Grande do Norte em execução, e trará resultados sociais relevantes.

banner-CDS-1

Marcos do Manhoso espera o “momento ideal” para romper com Batata

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Não precisa ser um expert nos bastidores da política caicoense, para compreender o difícil momento que vive a relação entre o prefeito Batata, e seu vice Marcos do Manhoso. Basta analisar as entrevistas que Marcos concedeu à imprensa caicoense nos últimos dois meses. O discurso é o mesmo, e as críticas ao modo de Batata governar, não mudou.

Para entender os reflexos dessa crise, é preciso voltar as convenções de 2016. Apesar de não expor seus motivos publicamente, a reação de Marcos pode ser justificada por uma promessa, atribuída à Batata, de que Caicó seria administrada a quatro mãos. E não apenas isso, que Marcos do Manhoso seria um vice com uma atuação que Caicó nunca viu, com direito até a gabinete no Centro Administrativo, e “carta branca” para ser o prefeito da Zona Rural.

Nada disso aconteceu, e Marcos hoje cobra a fatura supostamente prometida por Batata. Como dificilmente “Manhoso” entrará para o protagonismo da política caicoense, como um vice com espaço e atuação que Caicó nunca viu até hoje, só restará a ele dois caminhos a seguir: ou deixar de remar contra a maré, se comportar como manda o “tradicional manual do aliado político”, ou criar coragem para fazer o que ele, segundo informações chegadas ao Blog do Marcos Dantas já planeja há tempos, mas espera apenas o momento ideal, que é oficializar o rompimento com Batata e assumir a linha de frente da oposição ao Governo Municipal, que ele tanto tem criticado nos últimos meses.

Fonte: Marcos Dantas.