Álvaro Dias confirma aliança com prefeito Batata em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

alvaro-2

O vice-prefeito de Natal e ex-deputado estadual com liderança no Seridó, Álvaro Dias(PMDB), confirmou nesta quinta-feira(31/08), aliança administrativa do sistema político que lidera com o prefeito de Caicó, Robson Batata Araújo(PSDB). Os vereadores que seguem a liderança de Álvaro Dias, passam a apoiar a gestão de Batata, que anunciou a composição em programa de rádio em sua cidade.

Segundo Álvaro Dias, o momento é de maturidade e união de esforços pelo bem de Caicó, para que a cidade seja beneficiada com obras importantes e tenha seus problemas graves resolvidos com a soma de trabalho. “A aliança é por Caicó, para o bem da cidade. Vivemos uma crise geral e a briga política inconsequente prejudica as pessoas. Vamos colaborar com a administração do prefeito Batata para que Caicó cresça e volte a se desenvolver”.

Para Álvaro Dias, é importante a união para selar um trabalho que já vinha sendo feito, como o seu esforço para garantir os recursos para adutora de engate rápido que assegurou abastecimento de água para Caicó. Também obteve R$ 300 mil em emendas estaduais para calçamento.

Além disso, antecipa, o senador Garibaldi Filho e o deputado Walter Alves estão liberando recursos federais obtidos pelo PMDB para a cidade nos próximos dias, para permitir a execução de obras importantes, como asfaltamento de ruas e a reforma da Praça Dom José Delgado. E vão defender os interesses da cidade junto aos ministérios. “Responsabilidade, sensatez e, principalmente, preocupação com Caicó, são os pilares da aliança que firmamos com a gestão do Prefeito Batata”.

banner_seridopneus-770

ANA acredita que em dezembro deste ano, Barragem Armando Ribeiro atinge o volume morto

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Se continuar soltando um volume de aproximadamente 5m³/s, a barragem Armado Ribeiro Gonçalves deve atingir seu volume morto no mês de dezembro de 2017. Essa estimativa técnica foi apresentada pela Agência Nacional de Águas – ANA durante a reunião anual do Termo de Alocação de Água que aconteceu no dia 01 de agosto, no auditório da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, em Assú/RN. Com base nessa informação, a ANA tem adotado medidas para que a água seja utilizada, em seus múltiplos usos, da maneira mais adequada possível.

“Desde 2013, quando percebemos que estávamos no meio de uma crise hídrica, que a gente vem trabalhando com as restrições de uso da água para a irrigação, que são as finalidades menos prioritárias de acordo com a Lei 9.433. Fizemos uma primeira regra de restrição de horário, em 2014, e depois, em 2015, sentimos por necessidade restringir ainda mais haja vista não ter tido recarga suficiente. Portanto, é dessa forma, trabalhando com restrição de uso da água e adaptação das captações para abastecimento múltiplo”, explicou Wesley Gabrieli, coordenador de marcos regulatórios e alocação da Agência Nacional de Águas.

Construída pelo Dnocs na década de 1980, o maior reservatório do Rio Grande do Norte, tem enfrentado as piores baixas dos últimos anos. Como mostra no gráfico da ANA, em janeiro de 1985, a ARG atingiu seu volume máximo, que é de 2,4 bilhões m³. Entre 2002 e 2004 chegou a atingir uma cota de 45,95m, o equivalente a 1.094 m³. Contudo, voltou a receber água e atingiu seu volume total em 2011, último ano antes da seca prolongada. A partir de 2013, a barragem teve seu volume caído constantemente, em virtude da estiagem prolongada. Em 2016 chegou a sua segunda pior cota da história com 39,11 m, equivalente a 506 m³ de água e agora, em 2017, já atingiu sua terceira e maior queda hídrica da história com aproximadamente 408,96 m³, o equivalente a 17,04% do volume total.

“Estamos tomando uma série de medidas de gestão e estrutural, como a limpeza no curso da água, sempre como apoio do comitê de bacia, para poder postergar a vida útil do reservatório”, disse Wesley.

banner_seridopneus-770

Caicó: MPRN firma ajustamento para assegurar reserva de vagas a pessoas com deficiência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Prefeitura de Caicó firmaram Termo de Ajustamento de Conduta através do qual o prefeito Robson de Araújo se comprometeu a encaminhar à Câmara Municipal, no prazo de 60 dias, projeto de lei com objetivo de regulamentar a reserva de vagas para pessoas com deficiência. O TAC, originário da 1ª Promotoria de Justiça de Caicó, foi publicado na edição desta quinta-feira (31) do Diário Oficial do Estado (DOE).

No ajustamento firmado, ficou assegurado também que até a entrada em vigor de norma garantidora da reserva de vagas em Caicó, o município se compromete a sempre ofertar percentual de vagas nos concursos públicos para provimentos de cargos efetivos, bem como em processos seletivos destinados à contratação de pessoal temporário, respeitando o limite mínimo de 5% e máximo de 20% estabelecidos na legislação nacional.

Júnior Santiago participa de encontro sobre a situação da criança e adolescente foi realizado em João Pessoa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

JÚNIOR-SANTIAGO

As Aldeias Infantis SOS Brasil, organização humanitária internacional, em comemoração aos seus 50 anos de presença no Brasil e 30 em João Pessoa realizou o “I Encontro sobre a Situação da Criança e Adolescente de João Pessoa – Qualidade é o que conta!”, ontem, dia 30 de agosto, em João Pessoa (PB). No evento, foram apresentados dados sobre o nível de vulnerabilidade de comunidades, famílias e crianças no município, com o objetivo de reverter essa situação.

Muito embora existam políticas públicas de proteção a crianças e adolescentes, o poder público e a sociedade ainda apresentam dificuldades no que se refere a sua implementação efetiva para promover um impacto real na vida das crianças, adolescentes e suas famílias. Por isso, o tema de convocação para o debate é “Qualidade é o que conta!”.

Os dados tem como base um diagnóstico realizado pela organização em 2016 no município, que analisa três eixos interconectados: o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município; a atuação do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes e; a realização de serviços diretos ou indiretos realizados no território.

“No estudo há um levantamento das comunidades vulneráveis no município, as condições de vida das crianças e suas famílias, assim como a estruturação, presença e atuação da rede de proteção social, exercido pelo poder público ou organizações sociais”, explica a gestora do Programa de João Pessoa, Anna Felix.

Este Encontro servirá como estratégia de mobilização e incidência da organização no território de João Pessoa. Além disso, a organização espera trazer para a discussão a Agenda 2030 e como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser oportunos para traçar diretrizes e mobilizar toda a comunidade na proteção das crianças e adolescentes do mundo. A partir das práticas e dados será possível então, criar uma agenda comum e a formulação de uma carta aberta em proteção das crianças e adolescentes de João Pessoa.

Gestor das Aldeias Infantis no RN, Francisco de Assis Santiago Júnior, também destacou a importância do evento. “Foi de extrema importância este evento na capital da Paraíba pois tivemos a oportunidade de entrelaçar as nossas ideias e difundir ainda mais a política de proteção à criança e ao adolescente. Estão tods de parabéns pela realização do evento”.

Walter Alves garante liberação de recursos para pavimentação de ruas em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

walter-alves

O deputado federal Walter Alves (PMDB-RN) conseguiu, nesta semana, a liberação de recursos para a continuidade de obras de pavimentação de diversas ruas em Caicó. As obras estavam paradas há mais de um ano, mas após a intervenção do deputado, devem ser retomadas na próxima semana.

O envio dos recursos foi confirmado pelo parlamentar, no Ministério das Cidades, após solicitação do vereador Lobão, vice-prefeito de Natal, Álvaro Dias e prefeito de Caicó, Batata. O montante de recursos garantido pelo deputado é de R$ 177,6 mil.

“Fui procurado pelo prefeito Batata, vereador Lobão e ex-deputado estadual Álvaro Dias para verificar essa demanda. No Ministério das Cidades, conseguimos a liberação desse recurso que vai resultar em melhor qualidade de vida para os caicoenses”, diz Walter Alves. Dois bairros serão beneficiados com as obras em Caicó. As ruas são as seguintes: Dr. Aladim, Tereza Medeiros, Getúlio Vargas, no bairro Boa Passagem; e a rua Estênio Aladim, no bairro Recreio.

Exposição revela identidade da cultura negra do Seridó potiguar no século 20

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Exposição-revela-identidade-da-cultura-negra-do-Seridó-potiguar-do-século-20

Os primeiros retratos de pessoas negras do Rio Grande do Norte fotografadas por José Ezelino da Costa no início do século 20 serão apresentadas ao público, pela primeira vez, na exposição “Quando a pele incendeia a memória – Nasce um fotógrafo no sertão do século 19“. O projeto acontece entre os dias 6 e 28 de setembro, no 2º piso do Natal Shopping, paralelamente ao lançamento do livro que dá nome à mostra da professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Almeida. A iniciativa conta com patrocínio do Morada da Paz, por meio do programa de incentivo à cultura Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, com realização da Cultura de Valor, e será apresentada no horário de funcionamento do mall, das 10h às 22h.

A exposição, que tem curadoria de Ângela Almeida e expografia de Rafael Campos e Michelle Holanda, contará com 40 fotografias. Os retratos revelam a identidade social da cultura negra e o dia a dia da região do Seridó, cuja sociedade da época era predominantemente branca, comandada por uma elite de coronéis e fazendeiros. A pesquisadora contou com o apoio da sobrinha-neta do retratista, a arquiteta Ana Zélia Moreira, que apresentou o álbum de família, herança deixada por sua mãe.

A importância histórica do legado de José Ezelino reside nos pequenos detalhes estéticos e sociais de sua fotografia. Um pioneirismo silencioso, que agora vem à tona publicamente. “Não podemos afirmar que José Ezelino quisesse revelar alguma espécie de racismo sobre sua condição de negro ou sobre a sociedade que vivia. Entretanto, podemos perceber que ele provocou por meio de sua fotografia, uma imagem forte de identidade social, principalmente por ser uma sociedade de descendência branca aristocrática. Assim, ele registrou lindamente os negros,seus descendentes da mesma estética que fotografava as famílias brancas que iam ao seu estúdio”, explica Ângela Almeida.

Dada a importância da obra de José Ezelino, cuja arte nunca chegou a ser conhecida para além do público dos arredores do sertão norte-riograndense, a proposta é tornar a exposição itinerante, inclusive em Caicó, cidade natal do artista.De acordo com o diretor do Grupo Vila, Eduardo Vila, faz parte da proposta da empresa perpetuar a memória de quem faz a história e a cultura potiguares, resgatando e valorizando figuras que se destacaram no Rio Grande do Norte. “É nossa missão apoiar projetos que valorizam a história do povo potiguar. E José Ezelino merece esse reconhecimento e sua memória deve ser sempre enaltecida”, frisa.

banner_seridopneus-770

Fecomércio RN e demais entidades empresariais levam seminário sobre Modernização das Leis Trabalhistas a Currais Novos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Devido ao sucesso de público em Natal, o Seminário Modernização das Leis Trabalhistas: O que mudou? Por que mudou? vai percorrer o Rio Grande do Norte sempre levando especialistas para dar esclarecimentos aos trabalhadores e a empresários potiguares. A primeira cidade do interior a receber o evento será Currais Novos, na região Seridó, que o sediará na próxima sexta-feira, 1º de setembro, na sede da CDL/Sindivarejo, entidades que são apoiadoras desta edição. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, em parceria com a Federação das Indústrias (Fiern), da Agricultura (Faern), dos Transportes (Fetronor), das Associações Comerciais (Facern) e das CDLs (FCDL), além do Sebrae.

Para apresentar todos os detalhes das novas regras, o evento desta sexta contará com a palestra do professor especialista em Direito e Processo do Trabalho, advogado Marcelo de Barros Dantas. Além disso também irá participar do evento o deputado federal relator da Reforma Trabalhista na Câmara Federal, o potiguar Rogério Marinho (PSDB).

“O papel da Fecomércio e das outras entidades parceiras é desconstruir uma série de inverdades que foram pregadas sobre as mudanças que aconteceram na legislação, esclarecendo que a reforma é favorável tanto à força de trabalho como aos empresários, além de abrir caminhos para a regularização de novas atividades e criando um ambiente mais favorável à geração de novos postos de trabalho, algo fundamental no contexto atual, quando contabilizamos, só no RN, quase 240 mil desempregados”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Prefeita de Ouro Branco pode ter nomeado procurador-adjunto para cargo que não existe

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A prefeita de Ouro Branco, Fátima Araújo foi notificada pelo Ministério Público a prestar informações acerca da nomeação do advogado Raimundo Medeiros da Nóbrega Filho para o cargo de Procurador Adjunto do Município. Pelo que restou apurado, existem apenas dois cargos de Procurador, no Município de Ouro Branco, sendo o de Procurador Geral (cargo em comissão) atualmente ocupado pelo advogado George Reis Araújo de Melo, e o cargo de Procurador Adjunto (efetivo), que é ocupado pela servidora, Dra. Marliany Pinheiro de Siqueira Santos.

A partir de tais informações, está sendo apurada a nomeação de Raimundo Nóbrega para cargo supostamente inexistente. Em se comprovando tal fato, a prefeita poderá responder por cometimento de improbidade administrativa, bem como pela prática de crime de responsabilidade.

Ministro da Integração será representado pelo diretor-geral do DNOCS na audiência de Oiticicas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Alegando compromissos anteriormente assumidos, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho delegou ao diretor-geral do DNOCS, Ângelo José de Negreiro Guerra, representá-lo na reunião desta sexta-feira (01), no Distrito de Barra de Santana em Jucurutu, ocasião em que serão discutidos vários pontos sobre a conclusão do Complexo da Barragem de Oiticicas.

Apesar da ausência justificada, o ministro se colocou a disposição do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela construção da Barragem, de receber posteriormente em seu gabinete, uma representação potiguar para tratar de temas que envolvam a obra.

banner_seridopneus-770

UFRN inscreve até segunda-feira para vagas residuais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 4 de setembro, para interessados na ocupação de vagas residuais nos campi de Natal, Macaíba, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

São ofertadas 409 vagas nos cursos de graduação da UFRN, distribuídas conforme quadro de vagas anexadas no edital do processo. A taxa de inscrição no valor de R$ 30 deve ser paga até a terça-feira, 5. O processo seletivo conta com provas objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, redação e prova de títulos. Os exames escritos acontecem no dia 1° de outubro.

No site da Comperve é possível acessar a agenda do candidato, o programa de estudos e a lista de documentos necessários para participação na seleção. As vagas são para ingresso no primeiro semestre letivo de 2018.

banner-CDS-1

Caicó sedia formação com equipes técnicas dos Planos Municipais de Educação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A cidade de Caicó sediará nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, no auditório do Centro Administrativo, das 8 às 17 horas, a formação com equipes técnicas e comissões coordenadoras para as atividades de monitoramento contínuo e avaliações periódicas, dos Planos Municipais de Educação.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Lúcia Gregório, o objetivo é apresentar a metodologia do monitoramento e avaliação em quatro etapas para os membros do ET e CC dos Planos Municipais de Educação.

O evento reunirá equipes das cidades de Caicó, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Ouro Branco, Jardim do Seridó, Santana do Seridó, Equador, São Fernando, Jardim de Piranhas, Ipueira, São José do Seridó, Parelhas e Cruzeta.