Levantamento mostra que ex-governadora Rosalba está entre os cinco políticos mais impopulares do Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

rosalba-prefeita

A revista Veja publicou nesta última sexta-feira, 13, em seu site na Internet uma reportagem com o título “Os cinco campeões históricos de impopularidade na política”.

A matéria pesquisou os governantes e suas margens de aprovação nas pesquisas.

1º LUGAR: O primeiríssimo lugar ficou com o presidente Michel Temer que na última pesquisa ficou com apenas 3% de aprovação popular.

2º lugar: Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro, também com apenas 3% de aprovação.

3º lugar: o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, já falecido, com 4% de aprovação da sua gestão.

4º lugar: o ex-prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, também já falecido, que chegou a 5%.

5º lugar: a ex-governadora do Rio Grande do Norte e hoje prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, com apenas 6% de aprovação.

Barragem Passagem das Traíras não pode exceder 50% da sua capacidade

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Barragem das Trairas

A barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó, não poderá exceder mais que 50% de sua capacidade total, que é de 49.702.394,00 m3, enquanto não passar por obras de recuperação. O acordo foi assumido entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com a Agência Nacional das Águas (ANA), que apontou, em seu último relatório, que o equipamento localizado na região do Seridó potiguar, é uma das 25 represas do país com graves problemas em sua estrutura física.

O titular da Semarh, Ivan Júnior, esclareceu, no entanto, que não há riscos de rompimento, pois o reservatório está vazio, com 0,01% de sua capacidade. Além da barragem Passagem das Traíras, o açude Marechal Dutra, mais conhecido como Gargalheiras, em Acari, também na região Seridó, apresenta falhas estruturais, segundo o Relatório de Segurança de Barragens (RSB), elaborado no ano passado pela ANA.

A barragem do município de São José do Seridó é administrada pela Semarh e o Gargalheiras é gerenciado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). No caso da barragem de Passagem das Traíras, o estudo da Agência Nacional das Águas apontou que a represa foi construída com concreto de má qualidade e apresenta rachaduras na ombreira, que é terreno natural onde a barragem se encaixa com maciço da estrutura.

Bispo de Caicó foi um dos 400 integrantes da comitiva potiguar que participou da canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

687474703a2f2f6d6172636f7364616e7461732e636f6d2f77702d636f6e74656e742f75706c6f6164732f323031372f31302f57686174734170702d496d6167652d323031372d31302d31352d61742d31312e34302e31322e6a706567

O bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos foi um dos 400 integrantes da comitiva potiguar, que participou neste domingo (15) da canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, cerimônia celebrada pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro em Roma.

Do clero seridoense, ainda estiveram na celebração os padres Ivanoff Pereira, Alcivan Gomes, Manoel Pedro Neto, Jerônimo, Gerlúcio e Rodrigo Jovita. Ao Blog do Marcos Dantas, Dom Antônio Carlos falou da alegria em ter participado da celebração.

Foi um momento de benção, não só para a igreja do RN, mas para a Igreja do Brasil, que reconheceu seus primeiros mártires, pessoas que foram capazes de morrer por causa de sua Fé. Eles foram mortos dentro de um contexto de intolerância religiosa. Por isso que os mártires devem trazer essa lição, de vivermos a nossa Fé com coerência, até as últimas consequências, mas jamais termos intolerância, pois intolerância também mata”, explicou.

Dom Antônio também demonstrou sua surpresa e felicidade com a convocação feita pelo Papa, durante o encerramento da celebração deste domingo, aos nove países que fazem parte da Amazônia, para um sínodo em Outubro de 2019 que será realizado em Roma.

Com certeza é uma preocupação importante diante do tema da ecologia, mas também da evangelização da Amazônia. Vivenciar esses momentos foi de muita graça e felicidade. Mas saibam que eu não estava sozinho, trouxe o nome de todos os seridoenses que ficaram rezando e acompanhando essa canonização. Que os mártires possam interceder por nossas três dioceses potiguares”, finalizou.

banner_seridopneus-770

Inicia esta semana a Festa de Nossa Senhora do Rosário em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

caico_festa_rosario_02_800[1]

De 19 a 29 deste mês a cidade de Caicó viverá sua tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, pertencente à Paróquia de Sant’Ana. A abertura acontece na quinta-feira (19), com procissão saindo as 18h30 da Catedral com destino ao Santuário do Rosário, onde haverá hasteamento da bandeira e celebração de Missa.

Neste dia já tem programação social com a VIII Festa dos Salgados e Show Religioso na Praça do Rosário, após a missa. O novenário segue de 20 a 28 sempre as 19 horas. O encerramento será no dia 29 com missa solene as 10 horas e procissão as 16h30.

Caicó recebe caixas d’água para distribuição nos lugares mais afetados pela escassez hídrica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Município de Caicó recebeu 20 caixas d’água de 5 mil m³ que serão distribuídas nos bairros em que a água não está chegando via tubulação da Caern. A equipe da Defesa Civil Municipal recebeu os reservatórios e tomará as medidas necessárias para iniciar a distribuição e abastecimento.

Caicó já conta com dezesseis caixas d’água do mesmo modelo das que foram enviadas e, com esse reforço, estarão disponíveis 36 pontos de apoio nas áreas mais afetadas pela escassez hídrica. A operação com carros-pipas também será intensificada nos próximos dias, tendo uma estrutura bem maior da que estava sendo utilizada.

banner_seridopneus-770

Audiência pública discutirá abastecimento de água de Jucurutu

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito Valdir Medeiros preocupado com a falta de água na cidade de Jucurutu, está convidando toda a população para participar de uma audiência pública no ginásio Ailson Lopes, na próxima segunda-feira (16), às 18h30, para tratar assuntos referentes à crise hídrica no Município.

Para a audiência foram convidados vários órgãos públicos como a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Instituto de Gestão de Águas (IGARN), 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1º Bec), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Agência Nacional das Águas (Ana) e o Comitê da Bacia Hidrográfica Piranhas Açu (CBHA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Ministério Público do RN (MPRN), Câmara Municipal dentre outros.

“A falta de água é uma realidade em todo Estado e em Jucurutu não é diferente. Temos que buscar soluções para suprir as necessidades da população do campo e da cidade e convocamos às instituições para o debate”, destacou o prefeito Valdir Medeiros.

Garibaldi será conduzido a presidência do PMDB no Rio Grande do Norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Garibaldi-Filho-2015

O senador Garibaldi Filho vai assumir novamente o comando do PMDB no Rio Grande do Norte. Garibaldi substituirá o ex-deputado Henrique Eduardo Alves.

Henrique está licenciado e a presidência passou a ser ocupada pelo vice, o deputado federal Walter Alves filho de Garibaldi. Com a posse de Garibaldi, Walter retoma o papel de vice.

A eleição cartorial, na sede do PMDB, para oficializar o novo presidente, será na sexta-feira, dia 20.

banner-CDS-1

Papa Francisco anuncia o Sínodo para a Pan-amazônia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Da Rádio Vaticano – Antes de rezar a oração mariana do Angelus, o Papa fez neste domingo (15) um anúncio surpreendente, que diz respeito de perto à nossa realidade. Após saudar todos os peregrinos e delegações oficiais de Brasil, França, Itália, México, Ordem de Malta e Espanha, países de origem dos santos recém-canonizados, Francisco disse:

“Atendendo o desejo de algumas Conferências Episcopais da América Latina, assim como ouvindo a voz de muitos pastores e fiéis de várias partes do mundo, decidi convocar uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-amazônica. O Sínodo será em Roma, em outubro de 2019. O objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.

Há vários meses, tem-se cogitado a realização de um encontro do Papa no Vaticano com os bispos de toda a região (9 países compõem a Pan-Amazônia) para avaliar os desafios e buscar respostas comuns para seus mais de 30 milhões de habitantes.

Em maio de 2017, o Cardeal Cláudio Hummes, Presidente da REPAM, Rede Eclesial Pan-amazônica, entrevistado pela RV, ressaltou a importância de dois aspectos fundamentais: “o propriamente missionário e evangelizador naquela região, e a questão ecológica: a importância da floresta Amazônica e a ameaça que ela está sofrendo de destruição, de degradação, de desmatamento, etc.”.

A REPAM trabalha em sintonia com a Santa Sé, Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Secretariado da América Latina e Caribe de Caritas (SELACC) e Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR).

banner_seridopneus-770

O Brasil tem 30 novos Santos: Papa canoniza mártires de Cunhaú e Uruaçú

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

papa-francisco1

Da Rádio Vaticano – A Igreja tem 35 novos Santos, e entre eles, 30 brasileiros. Em cerimônia presidida pelo Papa Francisco na manhã deste domingo (15) na Praça São Pedro, foram canonizados os mártires de Cunhaú e Uruaçu, os Protomártires do México – considerados os primeiros mártires do continente americano -, além do sacerdote espanhol Faustino Míguez, fundador do Instituto Calasanzio, Filhas da Divina Pastora, e do Frade Menor Capuchinho italiano Angelo d’Acri.

Após ser cantado o Veni Creator, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, acompanhado pelos Postuladores das Causas, dirigiu-se até o Santo Padre pedindo para que se procedesse à canonização dos Beatos, com a leitura de seus nomes.

A seguir, foi lida uma breve biografia dos novos Santos e entoada a Ladainha de todos os Santos, pedindo que por meio da Virgem Maria e de todos os Santos seja sustentado o ato que está para ser cumprido. Por fim, o Santo Padre leu a fórmula de canonização.

Ceres realiza oficina sobre Organização na Vida Acadêmica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), campus Currais Novos, realiza no dia 18 de outubro, oficina com o título Organização na Vida Acadêmica – Como eu me percebo na Universidade.

A proposta da oficina é desenvolver um momento de reflexão com os estudantes, trabalhando questões como; Planejamento de Estudos, Importância e Comprometimento de se realizar escolhas na Universidade, Gestão do Tempo e Uso da Internet.

 A oficina será ministrada pela psicóloga Julianne Dantas de Oliveira, das 17h às 19h, no auditório do Ceres. Os interessados devem realizar inscrição prévia via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

banner_seridopneus-770