Prouni 2018: resultado da 2ª chamada está disponível

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A lista de aprovados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2018 foi divulgada na manhã desta segunda-feira (16), no site do programa.

É possível ter acesso aos resultados de dois modos: digitando o número de inscrição e senha no Enem 2017, ou filtrando pela instituição, campus e curso.

Os selecionados devem comprovar as informações das inscrições entre esta segunda até o dia 23 de julho. A partir do dia 30 de julho, os estudantes podem aderir à lista de espera do programa.

Neste semestre são oferecidas 174.289 bolsas de estudo totais e parciais em 1.460 instituições de ensino superior. O Ministério da Educação não informou quantas delas foram preenchidas.

Para ter direito a uma bolsa integral, o candidato deve comprovar uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm uma renda familiar per capita de até três salários mínimos. Segundo o MEC, quem conseguir uma bolsa parcial e não tiver condições financeiras de arcar com a outra metade do valor da mensalidade pode utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cronograma do Prouni 2018

  • Comprovação de informações dos alunos da segunda chamada: 16 a 23 de julho
  • Prazo para participar da lista de espera: 30 e 31 de julho
  • Divulgação da lista de espera: 2 de agosto

G1

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Turista morre ao cair de brinquedo no Beach Park

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Do G1PB

Um turista de Sorocaba (SP) morreu nesta segunda-feira (16) ao cair de um brinquedo no Beach Park, parque aquático em Aquiraz, na Grande Fortaleza. Ricardo José Hilário Silva, de 43 anos, estava em uma boia com mais três pessoas no “Vainkará”, atração que havia sido inaugurada no fim de semana. Ele e os outros caíram dentro do brinquedo. Hilário bateu a cabeça na estrutura da atração, ao despencar.

Na última curva do toboágua, antes da chegada à piscina no solo, a boia passou da altura da parede de contenção e virou com os quatro dentro do brinquedo. Hilário estava na parte mais alta.

A Polícia Civil investigará as circunstâncias do acidente. Uma perícia deve ocorrer no brinquedo nesta terça (17). O parque ficará fechado.

Em nota, o Beach Park lamentou a morte do turista, que trabalhava como radialista em Sorocaba. “A equipe de segurança aquática realizou o atendimento de forma imediata, mas infelizmente o visitante foi a óbito. O Beach Park lamenta profundamente o ocorrido e está dando todo o apoio, suporte e atenção para a família.”

O G1 conversou com duas pessoas que estavam na boia e sobreviveram ao acidente. Mateus Sena, que é de São Paulo, afirmou que Ricardo José caiu de cabeça no chão.

Segundo o turista, uma placa no local alerta para o peso máximo das quatro pessoas somadas na boia, que não pode ultrapassar 320 quilos.

“Nós tínhamos pessoas de grande porte físico e, na hora de descer na boia, não avaliaram e não alertaram a gente sobre o risco. Parecia que estava tudo ok, tinham que ter alertado sobre o risco”, afirma Mateus Sena.

A namorada de Sena, que também desceu no “Vainkará” no momento do acidente, sofreu “um forte impacto no peito e no braço” e está “bastante abalada, em choque”, segundo o turista.

Tarcísio Pontes, de 44 anos, turista de Mato Grosso que também estava na boia na hora do acidente, disse que tentou ajudar Ricardo depois da queda.

Pontes diz que não recebeu atendimento do parque. “Pedi atendimento, pra pelo menos medir a pressão, mas eles falaram que não tinham equipamento. O atendimento foi péssimo. Estou emocionalmente abalado, tive que tomar calmante.”

Mateus Sena e Tarcísio Pontes afirmaram ao G1 que não tiveram ferimentos físicos.

Após o acidente, o parque encerrou as atividades da atração, que só voltará a funcionar após o trabalho da perícia, “que será realizada pelos órgãos competentes na investigação das causas do acidente”, disse em nota. O Beach Park afirmou ainda que não funcionará nesta terça-feira (17) “em respeito à família”.

Ainda conforme as testemunhas relataram ao G1, um familiar de Ricardo José que descia na sequência do acidente desmaiou ao chegar ao solo e vê-lo sangrando no chão.

As pessoas envolvidas no acidentes afirmaram que o parque aquático priorizou o atendimento a Ricardo José, que “estava visivelmente em estado mais grave”.

Descidas e ‘ondas’

De acordo com a divulgação do brinquedo, o “Vainkará” proporciona várias descidas ao longo de 150 metros de percurso. A primeira queda é íngreme e faz com que a boia encontre uma grande onda.

“Em uma sequência rápida, uma segunda onda deixa o Vainkará mais radical, com sensação de gravidade zero”, diz a descrição do brinquedo.

Conforme as normas, as boias levam quatro pessoas na descida do toboágua de 25 metros de altura. Mateus Sena contou que ele e a namorada conheceram Ricardo José e Tarcísio Pontes na fila para descer na atração.

“A gente se conheceu na fila e combinamos de ir nós quatro, outras duas pessoas da família [de Ricardo José] viriam na descida seguinte, com outras duas pessoas”, disse Mateus Sena.

Powered by WPeMatico

No Rio, policial é ferido e cinco pessoas mortas no Complexo do Alemão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um policial militar foi ferido na perna durante um confronto com criminosos no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, na manhã desta segunda (16). A ação acontece um dia após cinco pessoas morrerem em outra operação policial no Alemão.

De acordo com a PM, o policial foi ferido em uma localidade conhecida como Beco do Índio, durante a troca de serviço. Ele foi socorrido e lavado ao Hospital Getulio Vargas, na Penha, também na zona norte da capital.

Por conta da operação de ontem, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que a Avenida Itaóca, na altura da comunidade Nova Brasília, ficou fechada. Policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) foram acionados e realizam ontem patrulhamento na região.

No domingo (15), cinco homens morreram durante patrulhamento de policiais da Unidade de Polícia Pacificadora do Morro do Alemão (UPP Alemão). De acordo com a UPP, os policiais foram atacados a tiros próximo ao local conhecido como Serra da Misericórdia, no Morro do Alemão. Houve confronto e cinco suspeitos foram feridos e levados pelos policiais para o Hospital Getulio Vargas, onde já chegaram mortos, de acordo com o plantão da Secretaria de Estado de Saúde.

Com os homens, foram apreendidos um fuzil G3, um fuzil AR10, duas pistolas, uma granada, uma motocicleta sem placa e um colete balístico. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Homicídios.

Powered by WPeMatico

Bahia perde para o Vasco, mas avança na Copa do Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Bahia está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Mesmo depois de uma atuação tenebrosa e derrota por 2×0 diante do Vasco na noite desta quinta-feira (16), a vaga foi assegurada por conta do triunfo por 3×0 no jogo de ida, na Fonte Nova, que aconteceu antes da Copa do Mundo. O adversário na próxima fase será o Palmeiras. Os jogos estão marcados para o dia 2 e 16 de agosto, o primeiro em Salvador e o segundo em São Paulo, ambos às 19h15.

Empurrado por um São Januário lotado, o time cruzmaltino partiu pra cima do tricolor como era esperado. Como se não bastasse o ímpeto dos jogadores vascaínos, a postura do Bahia contribuiu e muito para que o jogo se tornasse perigoso.

Enderson Moreira escalou a equipe no 4-1-4-1, posicionando Mena centralizado ao lado de Elton e Vinícius aberto pelo lado direito. As modificações táticas não surtiram efeito. A estratégia era aproveitar cada segundo e fazer o tempo passar. O goleiro Anderson foi “mestre” nisso. Trocou chuteira, pediu atendimento e valorizou cada defesa feita.

Depois de duas chegadas perigosas que não conseguiu a conclusão, o Vasco abriu o placar aos 33 minutos. Nino afastou mal a bola no campo defensivo, nos pés de Andrés Ríos, que driblou o lateral tricolor e caiu na área. O árbitro, perto do lance, marcou pênalti, convertido com muita categoria por Yago Pikachu.

Nervoso com a arbitragem, o Bahia teve quatro atletas amarelados antes do intervalo: Lucas Fonseca, Vinícius, Edigar Junio e Zé Rafael. Somente o último por uma falta cometida. Os demais por se envolverem em cera, confusão ou reclamação.

Sufoco

O Vasco voltou do intervalo com uma intensidade ainda maior. Logo no início do segundo tempo, Enderson Moreira foi obrigado a colocar Flávio no lugar de Nino Paraíba, que sentiu o joelho.

Aos 19 minutos, um golpe. Yago Pikachu cobrou falta da direita, Andrey cabeceou para o chão e Anderson não conseguiu segurar. O segundo gol vascaíno fez a torcida explodir em São Januário. Por pouco o tricolor não sofreu o terceiro um minuto depois, em nova trapalhada de Tiago que, ao tentar cortar um cruzamento, quase ajeitou para Andrés Ríos, mas o atacante chegou atrasado na bola.

Com o time da casa em busca do terceiro gol, o Bahia até passou a ter alguns espaços para contra-atacar, mas pecava no último passe ou na finalização.

Tendo que se expor, o Vasco seguiu cometendo alguns erros no ataque e o Bahia, na base do chutão, segurou o placar para garantir a classificação às quartas de final. Houve ainda duas expulsões no final da partida. Andrés Ríos pelo Vasco e o lateral Léo, pelo tricolor.

O tricolor volta a campo já na quinta-feira, contra a Chapecoense, às 19h30, na Arena Condá, pelo Campeonato Brasileiro.

Powered by WPeMatico

Confrontos na Nicarágua deixam 10 mortos em várias cidades

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Associação Nicaraguense Pró-Direitos Humanos (ANPDH) confirmou a morte de 10 pessoas no último domingo (15), durante confrontos entre forças pró-governo e de oposição. Entre as vítimas, seis são civis e quatro são membros do Batalhão de Choque. As informações são do portal local “100% Noticias”.

De acordo com o secretário executivo da entidade, Álvaro Leiva Sánchez, as vítimas foram registradas em Catarina (duas), Diriá (duas) e Masaya, onde morreram dois civis e quatro policiais.

“Eu faço um apelo à Conferência Episcopal, ao escritório do Alto Comissariado de Direitos Humanos, à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos e a todos os demais órgãos do setor que se atentem à situação das localidades de Monimbó e Masaya, que estão sob ataque de forças que usam armas de alto calibre contra os cidadãos”, disse Sánchez.

Ataque à Igreja Católica

O jornal nicaraguense “Nuovo Diario” relata que uma multidão de manifestantes pró-governo atacou a tiros o veículo em que o monsenhor Abelardo Mata, bispo da Diocese de Estelí e porta-voz da Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN), viajava.

Segundo o jornal, Mata foi interceptado por um grupo de pessoas que danificaram seu veículo enquanto gritavam palavras como “assassino”, “golpista” e “criminoso”. O religioso, segundo testemunhas, conseguiu fugir e suas condições físicas são boas.

O bispo é um dos mediadores da CEN no diálogo entre o governo do presidente Daniel Ortega e o grupo Aliança Cívica pela Justiça e Democracia para solucionar um conflito que já registra ao menos 351 mortos.

Os confrontos na Nicarágua começaram por causa de uma reforma previdenciária do governo Ortega, que comanda o país desde 2007, mas continuaram após o presidente desistir do projeto e agora criticam sobretudo o regime opressivo do líder sandinista.

O diálogo de paz, mediado pela Igreja, já foi interrompido diversas vezes por causa da violência contra manifestantes. (ANSA)

Powered by WPeMatico

Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão a primeira parte do 13º salário junto com a remuneração de agosto. A primeira parcela do abono anual corresponderá a até 50% do valor do benefício.

O decreto autorizando a antecipação foi assinado hoje (16) pelo presidente Michel Temer, mas ainda não foi publicado no Diário Oficial da União. A medida deve injetar R$ 21 bilhões na economia do país e movimentar o comércio e outros setores.

Como determina a legislação, não haverá desconto de Imposto de Renda na primeira parcela paga a aposentados e pensionistas do INSS. O imposto sobre o valor somente pode ser cobrado na segunda parcela da gratificação natalina, a ser paga junto com a remuneração de novembro.

Desde 2006, o governo antecipa a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto.

Somente em 2015, o pagamento foi adiado para setembro, por causa do ritmo fraco da economia e da queda da arrecadação. Com informações da Agência Brasil.

Powered by WPeMatico

Governo do RN confirma troca de tiros entre policiais e bandidos em Pirangi

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nota do Governo do RN:

A respeito de notícia sobre suposto assalto a policiais em Pirangi na noite deste domingo, esclarecemos que não houve assalto.

O que ocorreu de fato: dois policiais que passavam pela rotatória de Pirangi foram abordados por uma dupla de assaltantes. A dupla havia colocado obstáculos na pista e quando o carro dos policiais diminuiu a velocidade, os suspeitos saíram do matagal e anunciaram o assalto. Houve confronto e os assaltantes fugiram sem levar nada.

No momento da ocorrência foi solicitado apoio da PM, que realizou buscas, mas os suspeitos não foram localizados. O caso foi registrado na delegacia de Plantão.

Do Blog: O Governo nem confirma, nem nega que os policiais são da segurança do Governador.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

A ameaça do “NÃO VOTO”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Artigo de Gaudêncio Torquato: A ameaça do “Não Voto”

As projeções apontam para a elevação do índice do NV (Não Voto – abstenções, votos nulos e brancos), na eleição de 7 de outubro, a um patamar acima de 40%. Recorde-se que o 2º turno da eleição para governo de Tocantins, em junho passado, registrou 51,83% de eleitores votando em branco, anulando ou deixando de comparecer às urnas.

Trata-se, como se deduz de pesquisas, da indignação do eleitor em relação às coisas da política – atores, métodos e processos. O eleitor protesta contra o lamaçal que envolve a esfera política, que parece indiferente a um clamor social exigindo mudanças de comportamentos e atitudes. A principal arma que dispõe o eleitor para mudar a política é o voto. Ora, se o cidadão se recusa a usar esse direito está, de certa forma, contribuindo para a manutenção do status quo, perpetuando mazelas que infestam o cotidiano da vida política.

Estamos, portanto, diante de um dilema: caso o NV assuma proporções grandiosas no pleito deste ano, a hipótese de mudança na fisionomia política cai por terra, arrastada por ondas da mesmice, onde se enxergam as abomináveis práticas do fisiologismo (“é dando que se recebe”), o coronelismo (os currais eleitorais, a política de cabresto), o nepotismo (as engordas grupais), a estadania (o incremento da dependência social do Estado), o neo-sindicalismo peleguista (teias sindicais agarradas às mamas do Estado), a miríade de partidos e seus escopos pasteurizados etc.

A renovação política, bandeira erguida pela sociedade organizada, corre o risco de fracassar, caso o eleitorado se distancie do processo eleitoral ou, mesmo comparecendo às urnas, anule o sufrágio ou vote em branco. É oportuno lembrar que o eleitor é peça fundamental no jogo de xadrez da política. Se não tentar dar um xeque no protagonista que busca se eleger, este acabará sendo empurrado para o altar da representação política por exércitos treinados nas trincheiras dos velhos costumes. Assim, a renovação nas molduras governativa e parlamentar não ocorrerá.

Aliás, calcula-se que a renovação da representação no Parlamento seja de apenas 40% este ano, menor do que em pleitos do passado. A campanha mais curta – de 45 dias nas ruas e de 35 dias na mídia eleitoral – beneficiará os mais conhecidos e aqueles de maiores recursos financeiros. (No pleito anterior, a campanha tinha 90 dias de rua e 45 dias de programa eleitoral no rádio e TV).

O fato é que não se pode contar com mudança política por unilateral vontade do corpo parlamentar. Deputado ou senador, se não recebem pressão da base eleitoral, resistem a qualquer ideia de avançar, alterar, mudar regras que, hoje, os beneficiam. Ou, para usar a expressão mais popular, não darão um tiro no pé. Por conseguinte, a reformulação da política carece de participação ativa do eleitor, razão pela qual este deve cobrar de seus candidatos compromissos com avanços com o fito de eliminar os cancros que corroem o corpo político.

Em suma, a política não se renova porque não há, por parte dos representantes, desejo de mudá-la. E não há desejo porque o eleitor ainda não jogou seu representante no carrossel das transformações. O pleito de outubro deste ano tende a encerrar a era do grande compadrio na política. O que não quer necessariamente dizer que isso ocorrerá. Por isso mesmo, urge despertar a consciência cívica do cidadão. Motivá-lo a colocar sobre os trilhos o trem das mudanças. Toda a atenção deve se dar à bomba que ameaça explodir a locomotiva: o Não Voto. Abstenções, votos nulos e brancos, em demasia, são os ingredientes que podem implodir nosso ainda incipiente sistema democrático.

Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP, consultor político e de comunicação.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Em Natal, Maternidade Leide Morais realiza mais de 1.400 partos no primeiro semestre de 2018

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Maternidade Dr. Leide Morais, localizada no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal, já realizou neste primeiro semestre de 2018 mais de 1.400 partos, dentre procedimentos normais e cesáreas. Além disso, foram realizados mais de 61 mil procedimentos durante o período.

Referência em parto humanizado no município, a maternidade passou por uma reforma no final de 2015 e atualmente conta com 36 leitos, dos quais 15 são no modelo PPP: Pré-parto, parto e pós-parto. Neste modelo, a gestante tem maior conforto durante o processo, sendo acompanhada do pré ao pós parto.

Com uma média de 400 funcionários, tanto da área da saúde quanto de outras, a Maternidade Leide Morais também oferece serviços como teste do coraçãozinho e do olhinho, laqueadura, aferição de pressão e avaliação fonoaudiológica, vacinas, exames, dentre vários outros procedimentos.

Só neste primeiro semestre, foram realizados 10.324 atendimentos médicos na admissão, além de 1.144 testes do olhinho, 1.414 testes do coraçãozinho, 1.395 vacinas BCG, 1.417 vacinas Hepatite B e 17.033 exames laboratoriais.

Além disso, a Maternidade Leide Morais já realizou dois cursos para a formação de doulas, pessoas que oferecem suporte físico e emocional para as mulheres em trabalho de parto e sua família.

Maternidade Leide Morais realiza mais de 1.400 partos no primeiro semestre de 2018 (2)

Powered by WPeMatico

Prefeitura de Martins realiza o XII Festival Gastronômico e Cultural

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nos dias 20, 21 e 22 de julho, acontece em Martins, a XII edição do Festival Gastronômico e Cultural de Martins, evento que reúne diversas opções: restaurantes, petiscarias, lanchonetes, docerias, foodtrucks, tenda de vinho, tenda literária, pinacoteca, artesanato e uma vasta programação cultural que envolve dança, teatro e música de vários estilos, como jazz, forró, samba e pop.

A abertura do festival acontecerá na sexta-feira (20), às 19 horas na Praça Almino Afonso (Local onde acontece todo o evento), nos dias seguintes a programação se inicia ao meio dia e segue até as três da manhã.

WhatsApp Image 2018-07-16 at 14.34.38

Powered by WPeMatico

Ministro potiguar do STJ preside comissão que estudará atualização da Lei de Entorpecentes

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Comissão formada para estudar e apresentar anteprojeto para atualização da Lei de Entorpecentes é presidida pelo O ministro do Superior Tribunal de Justiça Marcelo Navarro Ribeiro Dantas.

Além dele, o grupo para analisará a legislação é integrado ainda pelo Juiz Federal do Rio Grande do Norte Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara da JFRN. A procuradora da República potiguar Cibele Benevides Guedes da Fonseca também participa do grupo, onde figuram outros 10 juristas.

A comissão tem o prazo de 120 dias para concluir os trabalhos. O ato de instituição da comissão foi assinado pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia.

Powered by WPeMatico

Prefeito de Patu, Rivelino confirma apoio a Carlos Eduardo para Governo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um dos mais expressivos líderes da Região Oeste, o prefeito de Patu, Rivelino Câmara (MDB) definiu apoio à pré-candidatura a governador de Carlos Eduardo(PDT).

Os dois se reuniram em Natal com o deputado federal Walter Alves (MDB) e no próximo domingo, Rivelino receberá Carlos Eduardo com seu grupo político em Patu, para anunciar aos seus amigos a decisão de acompanhar “o futuro governador do Rio Grande do Norte“. Eleito em 2016 com 51,41%, Rivelino é um dos gestores mais bem avaliados do Oeste.

Powered by WPeMatico

Carlos Eduardo recebe apoio do prefeito de Patu e da oposição de Maxaranguape

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um dos mais expressivos líderes da Região Oeste, o prefeito de Patu, Rivelino Câmara(MDB) definiu apoio à pré-candidatura a governador de Carlos Eduardo(PDT).

Os dois se reuniram em Natal com o deputado federal Walter Alves(MDB) e no próximo domingo, Rivelino receberá Carlos Eduardo com seu grupo político em Patu, para anunciar aos seus amigos a decisão de acompanhar “o futuro governador do Rio Grande do Norte”.

Patu

Oposição de Barra de Maxaranguape

O grupo de oposição no município de Barra de Maxaranguape, selou compromisso com Carlos Eduardo. “Pelo grande prefeito que foi em Natal, somente Carlos Eduardo pode reconstruir o Estado “, sintetizou o ex-prefeito de Barra de Maxaranguape e líder do grupo, Amaro Saturnino.

Além de Amaro, declararam apoio os vereadores Juca de Sissi(PSB), Jarliane Câmara(DEM), o ex-vice-prefeito Amaro Júnior(PSDB), o ex-vereador Manoel Severo, o Nenéo e Demétrius Vaz, que também faz parte do sistema político hoje na oposição em Barra de Maxaranguape.

Maxaranguape

Powered by WPeMatico

João Maia sobre eleições: “O favorito hoje no RN é nenhum e o povo precisa ter a consciência de escolher seus candidatos”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente estadual do PR e pré-candidato a deputado federal, João Maia, foi o entrevistado do Jornal 96, na rádio 96 FM, desta segunda-feira (16), em Natal. Durante mais de 25 minutos de entrevista, João Maia respondeu as perguntas do jornalista Diógenes Dantas sobre as intenções do PR, Eleições 2018 e conjuntura nacional para o pleito.

A entrevista foi aberta com a pergunta: O PR já traçou seu roteiro para a eleição? “Nós trabalhamos muito em consonância com o PR Nacional e amanhã irei a Brasília para expor o que está acontecendo no RN. Na volta farei uma reunião com os dirigentes estaduais do partido para tomarmos uma decisão sobre a coligação da majoritária proporcional, mas só dia 2 de agosto acontecerá a convenção do PR”.

Questionado sobre quem o PR deve apoiar para governador, João Maia disse que isso ainda está sendo decidido, mas sua opinião é que o próximo governador do RN deve cortar na própria carne, ou seja, tomar decisões severas e estratégicas. “Ele vai ter que pactuar com o Legislativo e o Judiciário para redistribuir os recursos, que são poucos no Estado. Tem que se dedicar a melhoria da saúde, segurança, educação e o turismo. Precisa ter articulação em Brasília para trazer recursos necessários para obras de infraestrutura, como estrada, porto, recursos hídricos, saneamento, porque o Estado não tem. E o mais importante: Nós precisamos que o investimento privado retorne ao RN com força. O investimento privado gera o emprego e impostos necessários para o Estado cumpra suas obrigações”, declara João Maia.

João Maia falou também sobre os cinco Encontros Regionais, que o PR fez em todo Estado, e como o partido está organizado, além de respeitar muito as decisões de suas lideranças em cada região. “O grande desafio dessa eleição é que: o “favorito” das eleições é nenhum”, revela João Maia. O PR está trabalhando para convencer os eleitores a irem às urnas e escolher seus candidatos, pois a participação é fundamental pela responsabilidade do que acontecer nos próximos quatro anos.

Sobre os candidatos do plano nacional, o presidente estadual do PR foi enfático em dizer que: Existe um entendimento nacional, mas que ainda não foi definido.

Diogénes Dantas entrevista João Maia na 96 FM

Powered by WPeMatico

Convenção do MDB no RN será dia 04 de agosto

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nota de Convocação

O MDB convoca seus filiados e militantes para a sua Convenção Partidária onde será homologada a candidatura do Senador Garibaldi Filho à reeleição e dos candidatos da legenda a Deputados Estadual e Federal.

Contamos desde já com a força e a disposição da nossa militância para esse evento e reforçamos nossa determinação de participar dessas eleições buscando o melhor para o Rio Grande do Norte e apresentando para esse propósito nossos melhores nomes para representar nosso estado no Senado e nas Casas Legislativas Estadual e Federal.

O evento acontecerá no dia 04 de agosto em local a ser definido.

Garibaldi Filho.

Presidente Estadual do MDB

Powered by WPeMatico

Missa do Agricultor abre programação da Festa de Sant’Ana de Currais Novos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A 210ª Festa de Sant’Ana de Currais Novos será aberta oficialmente às 19h desta segunda-feira (16) com o hasteamento das bandeiras no patamar da Matriz, mas na manhã de hoje a tradicional Missa e Desfile do Agricultor deram início à programação das festividades. O Prefeito Odon Jr, o Vice-Prefeito Anderson Alves, a deputada federal Zenaide Maia, secretários municipais, autoridades, e fiéis católicos, prestigiaram a solenidade.

Com o tema “É ele o herói sem nome que cultiva a terra que nos dá o pão – Luiz Gonzaga”, o 52º Desfile do Agricultor reuniu centenas de fiéis em grande procissão com a participação de agricultores, associações rurais, escolas rurais, entidades e movimentos que trabalham com o homem do campo, vaqueiros e amazonas. A Festa de Sant’Ana de Currais Novos se encerra no dia 26 de julho.

Missa e Desfile do Agricultor 05

Powered by WPeMatico

Oposição de Barra de Maxaranguape decide apoiar Carlos Eduardo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A semana começa com novos apoiadores à pré-candidatura do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT) a governador. Nesta segunda (16/07), o grupo de oposição no município de Barra de Maxaranguape, a 40 quilômetros ao litoral Norte de Natal, selou compromisso com Carlos Eduardo. “Pelo grande prefeito que foi em Natal, somente Carlos Eduardo pode reconstruir o Estado“, sintetizou o ex-prefeito de Barra de Maxaranguape e líder do grupo, Amaro Saturnino.

Além de Amaro, declararam apoio os vereadores Juca de Sissi (PSB), Jarliane Câmara (DEM), o ex-vice-prefeito Amaro Júnior (PSDB), o ex-vereador Manoel Severo, o Nenéo e Demétrius Vaz, que também faz parte do sistema político hoje na oposição em Barra de Maxaranguape.

“Nem tenho dúvidas de que a vitória de Carlos Eduardo será expressiva em Barra de Maxaranguape“, afirmou o ex-prefeito Amaro Saturnino.

Powered by WPeMatico

Prefeitura de Caicó anuncia obra de calçamento em quatro bairros

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta terça-feira (17), a prefeitura municipal de Caicó anuncia o início de obras de calçamento para os bairros Maynard, Boa Passagem, Alto da Boa Vista e João XXIII.

O prefeito Batata Araújo destaca que o Município já iniciou o maior programa de calçamento da cidade, inclusive haverá, em breve, a inauguração de algumas ruas onde já foi concluída a pavimentação.

“Vamos contemplar os diversos bairros da cidade Caicó com a pavimentação adequada, contribuindo para melhorar as ruas. Além de dar uma nova imagem para o município, essas obras levam mais infraestrutura, desenvolvimento e qualidade de vida para a população”, disse o prefeito.

Powered by WPeMatico

IFPB anuncia novas oportunidades por meio de Processo Seletivo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa, anuncia a abertura do Processo Seletivo a fim de contratar Estagiários.

O objetivo é selecionar 21 estudantes dos Níveis Técnico e Superior dos cursos de discriminados no edital, onde os alunos devem atuar nos seguintes setores: Coordenação de Audiovisual (4), Coordenação de Manutenção e Suporte Informática – CMSI (9), Coordenação de Pesquisa e Extensão (1), Coordenação de Planejamento (2), Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Profept (1), Departamento de Articulação Pedagógica (2), Diretoria de Administração (1) e Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (1), nos períodos da manhã e tarde.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de julho de 2018, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no setor de Protocolo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Campus João Pessoa, localizado na Avenida Primeiro de Maio, nº 720, Jaguaribe, em João Pessoa (PB).

Os Estagiários contratados devem receber bolsa-auxílio no valor de R$ 203,00 ou R$ 364,00, mais auxílio transporte no valor de R$ 6,00 por dia de atividade, com jornada de trabalho de 20h semanais e 4 horas diárias.

Powered by WPeMatico

CONCURSO DO BANCO DO BRASIL: Edital pode ser publicado a qualquer momento!

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Banco do Brasil costuma abrir concurso de surpresa. Portanto, é preciso que os interessados já comecem a se preparar.

Para quem deseja ingressar na carreira bancária, o cargo de escriturário do Banco do Brasil, exige apenas nível médio. Os aprovados trabalham em um regime de 06 horas diárias recebendo R$ 3.952,03.

O que torna o cargo atrativo é a possibilidade de ascensão profissional e a oportunidade de se tornar, no futuro, um gerente ou executivo do banco.

Powered by WPeMatico

PF diz que ex-ministro do Trabalho era ‘fantoche dos caciques do PTB’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Relatório da Polícia Federal (PF) na Operação Registro Espúrio afirma que o ex-ministro do Trabalho Helton Yomura “não passa de um fantoche dos caciques do PTB”. O documento ainda aponta uma “efetiva participação” da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no núcleo político de uma organização criminosa investigada pela concessão fraudulenta de registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho e atribui a ela o papel de “líder”.

A deputada chegou a ser cotada para o cargo de ministra do Trabalho no início do ano. Decisões da Justiça Federal e uma liminar da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, no entanto, suspenderam a posse. O governo acabou desistindo da parlamentar para o cargo.

A Polícia Federal afirma, no documento, que Cristiane Brasil, “mesmo não ocupando formalmente qualquer cargo na estrutura do Ministério do Trabalho, foi alçada, na prática, a um posto de comando da Pasta, fortalecendo a estrutura de atuação do ‘subnúcleo PTB’”.

“Em que pese ter sido impedida por decisão judicial de tomar posse como ministra do Trabalho no início do corrente ano, Cristiane Brasil passou a exercer grande influência no órgão”, narra a Federal.

“Para permitir a ingerência de Cristiane Brasil, a organização criminosa colocou no cargo máximo do Ministério do Trabalho alguém devidamente compromissado com os interesses do grupo, papel que coube a Helton Yomura, que, ao que tudo indica, não passa de um fantoche dos caciques do PTB.”

A Registro Espúrio deflagrou três etapas de sua operação: em 30 de maio, 12 de junho e 5 de julho. Na última fase, o Supremo Tribunal Federal afastou Helton Yomura do Ministério do Trabalho. No mesmo dia, o ministro pediu demissão do cargo.

O gabinete, o apartamento funcional e outros endereços da filha de Roberto Jefferson – presidente nacional do PTB – foram alvo de busca e apreensão da segunda fase da operação.

“As análises iniciais dos dados colhidos viabilizaram a coleta de elementos que indicam a efetiva participação da deputada Cristiane Brasil Francisco no núcleo político da organização criminosa, tendo essa Suprema Corte autorizado a realização de buscas em três endereços vinculados a ela”, afirma a PF.

Os investigadores dividiram o suposto esquema em cinco núcleos: administrativo, político, financeiro, sindical, captador e financeiro. O núcleo político, afirma a PF, é “formado por parlamentares e dirigentes de partidos – e respectivos assessores diretos -, e tem a responsabilidade de “indicar e dar sustentação aos integrantes do núcleo administrativo”.

“A organização criminosa é alimentada pelo interesse de entidades na obtenção fraudulenta do registro sindical, mediante o pagamento de propina a servidores públicos, oferta de capital político (apoio, financiamento e votos) aos partidos/agentes políticos ou promessa de filiação às centrais sindicais”, descreve a Federal.

De acordo com o relatório, Cristiane Brasil era ligada ao superintendente Regional do Trabalho do Rio, Adriano José Lima Bernardo. A PF pegou, no celular do ex-secretário de Relações do Trabalho Renato Araújo, mensagem que citavam a deputada, trocadas entre ele e o superintendente.

“Indícios amealhados comprovam que Adriano Bernardo se utiliza do cargo de Superintendente Regional do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro, bem como da proximidade com a deputada federal Cristiane Brasil, para repassar ‘demandas’ a integrantes do ‘Subnúcleo SRT’ (Secretaria de Relações do Trabalho), manipulando processos de registro sindical, com o objetivo de obter vantagens indevidas”, relata a Polícia Federal.

Em uma das mensagens capturadas pela PF, Adriano Bernardo refere-se à publicação de um pedido de registro sindical e “diz que já está providenciando uma reunião – possivelmente com os dirigentes da entidade beneficiada -, na qual ele levaria a ‘líder’”. Para os investigadores, a ‘líder’ é a deputada Cristiane Brasil.

“Mermão, já tô ligando pra ele e marcando uma nova reunião, pra gente levar lá na nossa líder, tá bom?! Outra coisa, amigo, não esqueça de duas coisas: eu sei que é complicando diante de tanta demanda, mas é uma prioridade não minha, também dela: sindicato dos mototaxistas. Cara eu vou… a gente vai ganhar na loteria com esse povo aí, em relação a quantidade de pessoas envolvidas”, diz Adriano Bernardo em mensagem para Renato Araújo Júnior.

Para a PF, ficou “evidente a ingerência que Adriano Bernardo exerce os rumos dos processos de registro sindical que tramitam na Secretaria de Relações de Trabalho, sempre buscando favorecer entidades ligadas a ele e à deputada Cristiane Brasil”.

Defesas

A reportagem fez contato com a assessoria de Cristiane Brasil e com a defesa de Helton Yomura. Adriano Bernardo e Renato Araújo Júnior não foram localizados. O espaço está aberto para as manifestações.

Powered by WPeMatico

Ministério do Trabalho é invadido e tem salas reviradas; PF é acionada

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério do Trabalho foi invadido e teve salas reviradas, durante o fim de semana. Documentos oficiais foram encontrados espalhados sobre mesas e pelo chão por servidores do órgão, na manhã desta segunda-feira (16).

A Polícia Federal foi acionada e a segurança do prédio isolou todo o primeiro andar. Funcionários que trabalham no local precisaram ser deslocados para o térreo, que também teve parte da área externa cercada.

A assessoria da pasta confirmou o ocorrido, mas não soube informar o que foi levado. Disse apenas que ao menos duas salas do setor de seguro-desemprego foram invadidas.

O Ministério do Trabalho é um dos alvos da Operação Registro Espúrio, desencadeada no fim de junho, que investiga fraudes na concessão de registros sindicais. O prédio havia sido palco de mandado de busca e apreensão, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O então chefe da pasta, Helton Yomura, chegou a ser afastado do cargo, por decisão do ministro Edson Fachin, e acabou pedindo demissão.

O substituto dele, Caio Vieira de Mello, tomou posse na semana passada e cancelou a emissão de registros sindicais pelo ministério até outubro, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Powered by WPeMatico