Escola Municipal Severina Ernestina Abigail realiza projeto “Meio Ambiente e Lixo, uma relação possível”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Na sexta-feira (14), a Escola Municipal Severina Ernestina Abigail, localizada no bairro Itans, em Caicó, apresentou a culminância do projeto “Meio Ambiente e Lixo, uma relação possível”. A partir das 8 horas, a escola sediou a Feira Ecológica, que foi bastante produtiva e a escola recebeu a visita de professores da UFRN, da rede municipal de ensino, pais de alunos e várias pessoas da comunidade.

“A comunidade foi convidada para prestigiar o evento e na oportunidade, houve apresentação dos alunos com músicas, desfile com materiais reciclados e exposição nas salas de aulas dos materiais confeccionados pelas crianças. Tudo transformando o lixo em luxo”, disse a diretora Maria Madalena Granges Frazão.

Ela destacou que o projeto foi sugerido pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes, onde cada escola escolheu um tema para trabalhar o projeto. “Os alunos ficaram impressionados com a visita realizada na cooperativa dos catadores de lixo e como ação destacamos que as crianças organizaram uma coleta semanal do material para ser reciclado e confeccionamos esses trabalhos até o dia da apresentação do projeto na escola Severina Ernestina”, afirmou Maria Madalena.

 

Powered by WPeMatico

Aeroportos da Infraero devem receber 5 milhões de pessoas até janeiro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) espera receber 5 milhões de passageiros, entre embarques e desembarques, em seus aeroportos neste fim de ano. Ela acredita que o movimento de aeronaves deve ser de aproximadamente 42 mil pousos e decolagens no período entre os dias 17 de dezembro e 6 de janeiro.

De acordo com a empresa, a preparação para receber o fluxo intenso de passageiros começou em novembro e passou pela manutenção preventiva de esteiras de despacho e restituição de bagagens, sinalização de pista, pontes de embarque, escadas rolantes, raios-x e detectores de metal, entre outros.

Dentre os aeroportos administrados pela Infraero estão os de Congonhas, Santos Dumont, Curitiba, Recife e Manaus.

Preparativos

“Esse cuidado prévio vai garantir que passageiros, companhias aéreas e demais clientes dos nossos aeroportos tenham uma passagem tranquila pelos terminais, sejam eles de grandes cidades ou do interior do Brasil”, disse o diretor de Operações Serviços Técnicos da Infraero, João Márcio Jordão, em declaração publicada no site da empresa.

O monitoramento dos aeroportos também será reforçado em todas as etapas de embarque e desembarque. Eles terão capacidade para atuar na correção de qualquer situação que possa prejudicar as operações.

Junto com eles, equipes de limpeza e manutenção vão intensificar suas atividades, com atenção especial para os horários de maior movimento, garantindo que a demanda seja bem atendida.

Edição: Kleber Sampaio  – Agência Brasil 

Powered by WPeMatico

Prefeito Álvaro Dias prestigia segunda noite de Carnatal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito de Natal, Álvaro Dias esteve na noite desta sexta (14), prestigiando a segunda noite do Carnatal 2018. Ao lado da primeira dama Amanda Dias, ele acompanhou o desfile dos blocos Me Abraça puxado por Durval Lelys, Ôbuino puxado pelo cantor Saulo, Vem com o Gigante que tem à frente o cantor Leo Santana e o Vumbora do cantor Bell Marques.

No camarote, o chefe do executivo municipal recebeu lideranças políticas da capital e interior, como o futuro presidente da câmara municipal de Natal, vereador Paulinho Freire, os vereadores Preto Aquino, Kleber Fernandes e Dickson Jr, além do presidente da câmara municipal de Caicó, vereador Odair Diniz.

Álvaro Dias falou da importância do evento para a cidade. “O Carnatal tem muitas coisas positivas para a cidade. Fomenta a economia como um todo, traz o turista, que passa a conhecer nossas belezas naturais, além de anteceder os shows do Natal em Natal e do nosso Carnaval em Natal”, completou.

Powered by WPeMatico

Ministério Público afirma que João de Deus já é considerado foragido

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público (MP) do Estado de Goiás informou hoje (15), por nota, que o médium João de Deus já é considerado foragido. Segundo o MP, ele não foi encontrado em todos os endereços possíveis e o comparecimento espontâneo não ocorreu nas 24 horas seguintes à ordem de prisão.

Dessa forma, acrescentou o MP estadual, João de Deus pode ser preso por qualquer autoridade policial brasileira ou estrangeira, com auxílio da Interpol, caso saia do país.

Segundo o Ministério Público, a condição de foragido se estabelece mesmo com a negociação entre os advogados do médium e as autoridades. João de Deus já foi alvo de mais de 300 denúncias de abuso sexual. Sua prisão foi decretada ontem (14) pela Justiça de Goiás.

Na manhã de hoje (15), a Secretaria de Segurança Pública de Goiás afirmou que não havia prazo determinado para considerar o médium foragido. As buscas estão sob responsabilidade da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil de Goiás.

As denúncias contra João de Deus começaram a vir a público na sexta-feira (7) quando a mídia divulgou as primeiras denúncias de abuso sexual. A partir daí, outras mulheres que afirmam ser vítimas do médium começaram a procurar as autoridades e a imprensa.

Do Agência Brasil.

Powered by WPeMatico

Bel, Cláudia Leitte, Durval e Ricardo Chaves. Confira os blocos do 3º dia de Carnatal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Neste sábado (15) será a terceira noite de Carnatal 2018, tradicional micareta da capital potiguar, que vai levar para a avenida grandes nomes como Cláudia Leite, Bel Marques, Durval Lelys e Ricardo Chaves.

A abertura dos portões da área externa da Arena das Dunas, onde ocorre o evento, será às 17h. As 18h, na concentração, o Palco Uber faz a festa.

No Bloco Vumbora, Bell Marques começa a arrastar a multidão de foliões a partir da 18h30min.

Uma hora depois é a vez do Bloco me abraça com Durval Lelys. Às 19h30min o bloco Bicho sai no corredor da folia no comando de Ricardo Chaves.

A cantora Cláudia Leitte é a atração seguinte com o bloco Largadinho às 21h30min e tem ainda a Estação Skol com Jammil.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Segunda fase do concurso da PGM acontece neste domingo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A prova da segunda fase do concurso da Procuradoria-Geral do Município (PGM) acontece neste domingo (16). A prova subjetiva, que faz parte da segunda fase, será dividida em duas partes: a primeira acontece às 8h e a segunda às 15h. A duração total será de oito horas. Os locais de prova já estão disponíveis no site da organizadora do concurso e os candidatos já podem acessá-lo por meio de consulta individual. Ainda haverá uma terceira etapa em que serão analisados os títulos dos candidatos. Todas as informações referentes ao concurso estão disponíveis online. 

A prova subjetiva poderá ser consultada. O edital traz todas as orientações referentes à consulta. O resultado provisório na prova subjetiva será publicado no Semanário Oficial do Município de João Pessoa e na internet, no site da Cebraspe, na data provável de 11 de janeiro de 2019. Inscreveram-se para o concurso 3.582 candidatos, dos quais 963 não compareceram às provas objetivas da primeira etapa.

O certame

O concurso está sendo realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe). Os candidatos são submetidos a três etapas de avaliação, que incluem prova objetiva, subjetiva e avaliação de títulos. Todas as fases são realizadas na cidade de João Pessoa.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

João de Deus retirou R$ 35 milhões de contas bancárias após primeiras denúncias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ABADIÂNIA —  Ainda sem conseguir localizar o paradeiro do médium João de Deus , investigadores identificaram movimentações recentes nas contas bancárias em nome dele. Segundo estes investigadores, na quarta-feira passada, dia 12, quando as primeiras denúncias de abuso sexual já eram conhecidas, foram retirados cerca de R$ 35 milhões de contas bancárias em nome de João de Deus.

A descoberta destas operações fez com que a Polícia de Goiás e o Ministério Público do estado acelerassem o processo para pedir a prisão do médium. O dinheiro foi retirado de aplicações que João de Deus tem em instituições bancárias.

A ordem de prisão contra o médium já está disponível em sistema do Conselho Nacional de Justiça. Assim, qualquer autoridade policial no país pode efetuar sua prisão, caso o localize em outro estado. Para o MP, João de Deus é oficialmente considerado foragido da Justiça . A Polícia Civil, que vem negociando a apresentação do médium, ainda evita usar esse termo.

O delegado geral da Polícia Civil do estado, André Fernandes, afirmou que a rendição do médium está confirmada. Acusado por centenas de mulheres de abusar sexualmente delas durante sessões espirituais na cidade de Abadiânia, o líder teve a prisão decretada nesta sexta-feira, mas não foi localizado até o momento pelas autoridades. A Polícia Civil e o MP do estado têm interpretações diferentes sobre o status do acusado, que nega os crimes atribuídos a ele.

O paradeiro do líder religioso é incerto. Sua última aparição em público foi na quarta-feira, na casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia. Ele permaneceu no local por apenas oito minutos. Um advogado amigo de João de Deus disse que a defesa do médium teme pela integridade física dele na prisão. Em nota, na sexta-feira, o advogado Toron havia classificado a ordem de prisão como “inaceitável”, já que a defesa não teria tido acesso, na ocasião, ao pedido de prisão do Ministério Público Estadual de Goiás nem ao teor do depoimento das vítimas.

Nesta manhã, enquanto o marido era alvo de buscas, a mulher de João de Deus, Ana Keyla Teixeira Lourenço, compareceu à festa de natal da Casa da Sopa, entidade mantida pelo centro religioso do marido, em Abadiânia. Ela discursou a moradores da comunidade sem fazer referência ao médium e deixou o local às pressas em seguida.

— Que os nossos lares continuem cheios de amor, de respeito, de carinho. Eu queria agradecer neste momento a todas as pessoas que aqui estão presentes. Muito obrigada — destacou Ana Keyla, ao microfone, cercada de seguidores do médium e da segurança pessoal da sua família.

Famoso pela realização de “cirurgias espirituais”, João Teixeira de Farias, o médium João de Deus, já atendeu celebridades, políticos e altos funcionários públicos do Brasil e do mundo. Agora, no entanto, ele é alvo de uma série de acusações de abuso sexual. O caso veio à tona com a revelação, no último sábado (8), de relatos de mulheres que acusam o médium de se aproveitar da autoridade de líder espiritual para abusar sexualmente delas. As histórias foram contadas no programa “Conversa com Bial” e no jornal O GLOBO .

Pelo menos dez mulheres ouvidas pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) afirmaram que um grupo de funcionários do médium era conivente com os abusos sexuais cometidos durantes as sessões espirituais em Abadiânia. De acordo com os relatos, os abusos ocorriam em uma sala reservada apenas em momentos de atendimento individualizado. Se havia uma terceira pessoa no local, ela era orientada a ficar com os olhos fechados ou mesmo vendados.

Ao menos quatro funcionários que não ficavam nesta sala, mas eram próximos ao médium e suspeitos de saberem do que ocorria, já foram identificados pelo MP de São Paulo. Os nomes não foram divulgados.

O Globo

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Funcionários de Flávio Bolsonaro repassaram até 99% dos salários

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma análise na movimentação financeira de Fabrício José Carlos de Queiroz, ex-assessor do deputado estadual Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio, mostra indícios de que pelo menos uma funcionária pode ter depositado em sua conta o equivalente a quase tudo que recebeu na Casa no período agora sob investigação.

Foi esse o caso de Nathalia Melo de Queiroz, filha do ex-servidor que, no período investigado, repassou a ele R$ 97.641,20, hipotético crédito mensal médio de R$ 7.510,86.

A quantia equivale a 99% do pagamento líquido da Alerj a Nathalia em janeiro de 2016, segundo a folha salarial do Legislativo fluminense. Como não há dados sobre a movimentação financeira total de Nathalia, não é possível dizer com certeza que o dinheiro teve como origem exclusivamente os pagamentos da Alerj.

Reprodução/Facebook
Nathalia Melo de QueirozImagem: Reprodução/Facebook

Os cálculos são por aproximação. Para fazê-los, o jornal “O Estado de S. Paulo”usou o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) da Operação Furna da Onça e consultou a folha salarial da Casa.

O órgão federal mostrou que no período investigado Nathalia transferiu os R$ 97.641,20 para a conta do assessor de Flávio. A cifra foi dividida pelos treze meses investigados para obter a média mensal, que foi comparada com três valores. Um foi o pagamento líquido recebido em janeiro de 2016 por Nathalia na Alerj: R$ 7.586,31. No confronto com o bruto, R$ 9.835,45, chegou-se a um repasse de 77,14%. Cotejada com a renda usada pelo Coaf, R$ 10.502,00, o porcentual foi de 72,23%.

A renda considerada pelo Coaf, possivelmente, incorpora valores que não constam da folha de janeiro da Alerj ou rendimentos obtidos por Nathalia de outras fontes. Todos as cifras, porém, mostram porcentuais altos de repasse.

Nathalia trabalhou na Alerj de setembro de 2007 a dezembro de 2016. Depois foi trabalhar como assessora no gabinete parlamentar do hoje presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), na Câmara dos Deputados. Foi exonerada em 15 de outubro, mesmo dia em que seu pai foi desligado do gabinete de Flávio. Oficialmente, o motivo foi a aposentadoria de Queiroz como PM. Reportagem publicada ontem pela Folha de S. Paulo mostrou que Nathalia, enquanto era funcionária, trabalhava como personal trainer no Rio.

O deputado tem se defendido, afirmando não ter cometido nenhuma irregularidade. O presidente eleito já disse que caberá a Queiroz explicar sua movimentação financeira – de mais de R$ 1,2 milhão no período.

Outros funcionários

Outra servidora que repassou a Queiroz grande parte do que recebeu foi Márcia Oliveira de Aguiar, mulher do ex-assessor. Os valores somam R$ 52.124,00 – uma média (total dividido por treze meses) de R$ 4.009,23. Isso não quer dizer que tenham sido feitos rigorosamente repasses mensais – o documento do Coaf não traz esse detalhe -, mas permite afirmar que Márcia transferiu porcentuais que equivalem de 31% a 46% do que recebeu por mês no período.

Outra servidora, Luiza Souza Paes, fez transferências equivalentes a porcentuais que variam de 24,8% a 33,5% do salário no período. Sua renda, segundo o Coaf, era de R$ 3.479 mensais e a transferência média era de R$ 863,53. Já Jorge Luís de Souza, que tinha salário bruto de R$ 5.486,76, fez depósito mensal médio de R$ 1.573,46 – porcentuais respectivos de 7,69%, 28,67% e 32,46%.

O jornal O Estado de S. Paulo mostrou que 57% dos depósitos feitos na conta de Fabrício Queiroz investigada pelo Coaf ocorreram no dia do pagamento dos salários na Alerj no período, ou até três dias úteis depois.

A reportagem não conseguiu falar com Queiroz nem com os demais servidores para que comentassem as cifras. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Estadão Conteúdo
Wilson Tosta, Constança Rezende, Fabio Serapião

Powered by WPeMatico

Música eletrônica ganha espaço no Carnatal 2018

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nem só de axé vive o Carnatal. No Camarote Skol Beats, antes do show de Wesley Safadão, que animou o público foi o DJ Ralk.

O folião aprovou. Jamara Trigueiro (28) foi uma das que curtiu o setlist. “Foi perfeito, porque a galera que curte a micareta e música eletrônica acaba gostado do evento como um todo”. Larissa Medeiros (29) também se amarrou nas mudanças do evento. “Acho que o Carnatal e a Skol deveriam trazer mais artistas que tocam música eletrônica. Na minha opinião deveria ter um dia somente com música eletrônica”.

Já o digital Influencer Jairo Martins (25) lembrou que é necessário fomentar outros estilos para dinamizar a festa. “É uma quebra de paradigmas. A diversidade musical é uma opção a mais, pois existe público para todos os gostos”, afirmou.

No sábado quem sobe no palco do camarote Skol Beats para trazer mais músicas eletrônicas é a galera do Make U Sweat.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

TRE-RN marca para fevereiro eleições suplementares em Santa Cruz e Passa e Fica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte divulgou a data das eleições suplementares nos municípios de Santa Cruz e Passa e Fica, ambos na região Agreste potiguar. O pleito vai acontecer no dia 3 de fevereiro de 2019, das 8h às 17h.

A data foi disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral e acatada por todos os membros da Corte no estado.

Os mandatos da prefeita e vice-prefeito do município de Santa Cruz, Fernanda da Costa Bezerra e Ivanildo Ferreira Lima Filho foram cassados pela Justiça Eleitoral por causa da prática de abuso de poder político com repercussão econômica nas eleições de 2016.

Em Passa e Fica, o prefeito e ao vice-prefeito do município, Leonardo Lisboa e Aluízio Almeida de Araújo, foram afastados dos cargos por abuso de poder econômico e político também durante o pleito eleitoral de 2016.

Eleição na Câmara de Santa Cruz

Em Santa Cruz, além da prefeita e do vice, seis dos nove vereadores foram cassados pela Justiça, entre eles o então presidente da Câmara. Os suplentes foram nomeados e fizeram uma nova eleição de mesa diretora em sessão tumultuada, na última terça-feira (11). Entretanto, a Justiça cancelou a sessão e determinou uma nova sessão, que foi realizada nesta sexta-feira (14) e confirmou o resultado.

O presidente eleito foi o parlamentar Marco Celito da Costa, que deverá assumir a prefeitura interinamente até a realização da eleição suplementar no município, no próximo ano. Por enquanto, o vereador Gean Paraibano, que já tinha o cargo de vice-presidente do Legislativo, ficará com o comando da Casa.

banner_seridopneus-770

Chilon Batista é reeleito para a presidência da Associação dos Municípios do Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito de Timbaúba dos Batistas, Chilon Batista foi reeleito para a presidência da Associação dos Municípios do Seridó. A eleição aconteceu nesta quinta-feira (13) em Caicó.

A vice-presidência ficou com o prefeito de São Fernando, Polion Maia. O prefeito de Caicó, Marcos José foi eleito como primeiro secretário, e o de Jucurutu, Valdir Medeiros como segundo secretário.