PT e PSOL anunciam que os dois partidos não irão à posse de Bolsonaro no Congresso

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O PT e o PSOL anunciaram nesta sexta-feira (28), por meio de notas, que os deputados e senadores dos dois partidos não vão comparecer à cerimônia de posse de Jair Bolsonaro na terça-feira (1º) no Congresso Nacional (leia ao final desta reportagem a íntegra dos dois comunicados).

Dono da maior bancada da Câmara na próxima legislatura, o PT afirmou que o boicote à solenidade que empossará o novo presidente da República é um “ato de resistência. Bolsonaro derrotou no segundo turno da corrida pelo Palácio do Planalto o presidenciável do PT, Fernando Haddad.

A nota divulgada nesta sexta pelo Partido dos Trabalhadores está assinada pela presidente nacional da sigla, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e pelos líderes da legenda no Senado e na Câmara, senador Lindbergh Farias (RJ), e deputado Paulo Pimenta (RS).

Os petistas afirmam no comunicado que, em quase quatro décadas de existência, o partido “sempre reconheceu a legitimidade das instituições democráticas”, porém, alegam que a “lisura” do processo eleitoral deste ano foi “descaracterizada pelo golpe do impeachment, pela proibição ilegal da candidatura do ex-presidente Lula e pela manipulação criminosa das redes sociais para difundir mentiras contra o candidato Fernando Haddad”.

“Não compactuamos com discursos e ações que estimulam o ódio, a intolerância e a discriminação. E não aceitamos que tais práticas sejam naturalizadas como instrumento da disputa política. Por tudo isso, as bancadas do PT não estarão presentes à cerimônia de posse do novo presidente no Congresso Nacional”, justificou o PT na nota.

Já o PSOL alegou no comunicado assinado pela executiva nacional que os parlamentares da sigla não comparecerão à solenidade porque “não há nada a comemorar”.

De acordo com os dirigentes do PSOL, o governo que se iniciará em 1º de janeiro “tem como princípios o ódio, o preconceito, a intolerância e a violência”.

“Estaremos nas ruas, desde o primeiro dia de governo, defendendo a democracia, os direitos do povo brasileiro e a soberania nacional contra aqueles que querem fazer o Brasil retroceder a 1964. Seremos resistência, desde o primeiro dia do governo Bolsonaro, nas ruas e no parlamento, em defesa do povo brasileiro”, diz trecho do comunicado da executiva nacional do PSOL.

Leia a íntegra das notas divulgadas nesta sexta-feira por PT e PSOL:

*PT NÃO PARTICIPARÁ DA POSSE DE BOLSONARO NO CONGRESSO NACIONAL*

O Partido dos Trabalhadores nasceu na luta da sociedade brasileira pelo restabelecimento da democracia, em 1980. Em quase quatro décadas de existência, o PT sempre reconheceu a legitimidade das instituições democráticas e atuou dentro dos marcos do Estado de Direito; combinando esta atuação com nossa presença nas ruas e nos movimentos sociais, aprofundando a participação da sociedade na democracia.

Participamos das eleições presidenciais no pressuposto de que o resultado das urnas deve ser respeitado, como sempre fizemos desde 1989, vencendo ou não. Mantemos o compromisso histórico com o voto popular, mas isso não nos impede de denunciar que a lisura do processo eleitoral de 2018 foi descaracterizada pelo golpe do impeachment, pela proibição ilegal da candidatura do ex-presidente Lula e pela manipulação criminosa das redes sociais para difundir mentiras contra o candidato Fernando Haddad.

O devido respeito à Constituição também torna obrigatórios a denúncia e o protesto contra as ameaças do futuro governo de destruir por completo a ordem democrática e o Estado de Direito no Brasil. Da mesma forma denunciamos o aprofundamento das políticas entreguistas e ultraliberais do atual governo, o desmonte das políticas sociais e a revogação j;a anunciada de históricos direitos trabalhistas.

O resultado das urnas é fato consumado, mas não representa aval a um governo autoritário, antipopular e antipatriótico, marcado por abertas posições racistas e misóginas, declaradamente vinculado a um programa de retrocessos civilizatórios.

O ódio do presidente eleito contra o PT, os movimentos populares e o ex-presidente Lula é expressão de um projeto que, tomando de assalto as instituições, pretende impor um Estado policial e rasgar as conquistas históricas do povo brasileiro.

Não compactuamos com discursos e ações que estimulam o ódio, a intolerância e a discriminação. E não aceitamos que tais práticas sejam naturalizadas como instrumento da disputa política. Por tudo isso, as bancadas do PT não estarão presentes à cerimônia de posse do novo presidente no Congresso Nacional.

Seguiremos lutando, no Parlamento e em todos os espaços, para aperfeiçoar o sistema democrático e resistir aos setores que usam o aparato do Estado para criminalizar adversários políticos.

Fomos construídos na resistência à ditadura militar, por isso reafirmamos nosso compromisso de luta em defesa dos direitos sociais, da soberania nacional e das liberdades democráticas.

*Brasília, 28 de dezembro de 2018*

*Deputado Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara;* *Senador Lindbergh Farias, líder do PT no Senado;* *Senadora Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT*.

*PSOL NÃO PARTICIPARÁ DA POSSE DE JAIR BOLSONARO*

Como é de praxe, a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados foi convidada pelo Tribunal Superior Eleitoral para a posse de Jair Bolsonaro, no próximo dia 1º de janeiro, em Brasília. A posse é um ato formal da Justiça Eleitoral, mas também é um momento de festa. Mas para o PSOL não há nada a comemorar.

O governo que se iniciará no próximo dia 1º tem como princípios o ódio, o preconceito, a intolerância e a violência. Bolsonaro e seus ministros desprezam os direitos humanos, a soberania nacional, a democracia e os direitos sociais. Defendem a criminalização dos movimentos sociais e o cerceamento à livre organização política; idolatram a natureza autoritária e criminosa da Ditadura Civil-Militar; defendem a entrega das riquezas e patrimônio nacionais aos Estados Unidos; desprezam os direitos das minorias; atacam a liberdade de imprensa e a liberdade de ensino. Bolsonaro representa o atraso em todos os sentidos. Por isso não há razão para comemorar.

Ademais, é sempre bom lembrar que tramita contra Bolsonaro na Justiça Eleitoral ação que pede a cassação de sua chapa. Os crimes eleitorais dos quais é acusado – dentre eles, uso de recursos empresariais para disseminação de mentiras em massa via redes sociais – precisam ser investigados. Sua vitória, além de se assentar no medo e na desilusão com o sistema político brasileiro, também se deve à fraude promovida pelas mentiras disseminadas contra seus adversários.

Por essas razões, o PSOL não comparecerá à posse de Jair Bolsonaro. Estaremos nas ruas, desde o primeiro dia de governo, defendendo a democracia, os direitos do povo brasileiro e a soberania nacional contra aqueles que querem fazer o Brasil retroceder a 1964. Seremos resistência, desde o primeiro dia do governo Bolsonaro, nas ruas e no parlamento, em defesa do povo brasileiro.

*Executiva Nacional do PSOL*

Powered by WPeMatico

Policiais civis do RN cumprem decisão judicial e encerram paralisação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os policiais civis e servidores da segurança do Rio Grande do Norte decidiram acatar a ordem judicial e suspender a paralisação, denominada Operação Zero e iniciada na quarta-feira (26). Após assembleia geral, no final da tarde desta sexta-feira (28), ficou definido que as delegacias de plantão serão reabertas para funcionamento normal.

O sindicato se reuniu nesta sexta-feira (28) com representantes do governo e conseguiu uma proposta que agradou a categoria. No entanto, os servidores já marcaram uma nova assembleia geral para a próxima quarta-feira, dia 2 de janeiro, quando vão decidir sobre os rumos de uma nova mobilização.

Eles dizem que esperam que todos os aposentados e pensionistas recebam a integralidade do 13° de 2017, bem como cobram a definição sobre o 13° de 2018 e o salário de dezembro. Foi o que ficou combinado com o Executivo.

“O governo efetuou o depósito do 13° de 2017 de todos os servidores ativos e uma parcela de R$ 5 mil para os aposentados e pensionistas. Alguns aposentados, inclusive, já estão recebendo o valor integral. O justo é que os inativos e pensionistas tenham o mesmo tratamento. Porém, a categoria deliberou por retomar as atividades nas plantões por entender que parte do pleito foi atendida e, na quarta-feira, a partir das 9h, definiremos os próximos passos”, explica Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN.

O atendimento nas plantões acontecerá até o dia 1° de janeiro, como já seria na escala normal por se tratar de final de semana, seguido de feriado. Na quarta (2), a partir das 9h, os policiais civis e servidores da segurança terão assembleia na sede do sindicato que representa a categoria.

“A luta será pelo 13° de 2018 e pelo salário de dezembro. Suspendemos a Operação Zero, mas vamos continuar mobilizados”, afirma Nilton Arruda, presidente do Sinpol.

“Brincadeira de esconde esconde” de Batata com Comissão Processante sendo usada como estratégia de defesa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A estratégia de defesa adotada do prefeito afastado de Caicó, Batata Araújo, é clara: esticar ao máximo os prazos no âmbito da Comissão Processante que corre em seu desfavor no legislativo caicoense. Sempre que é necessário notificá-lo os membros da Comissão tem encontrado muita dificuldade. Diferente do que ocorre na Comissão Processante criada para apurar o caso que envolve o vereador afastado Lobão Filho.

Uma série de tentativas dos vereadores que integram a Comissão Processante tem dificuldades de localizá-lo, para que o mesmo assine a notificação de que precisará comparecer a Comissão para prestar esclarecimentos das denúncias de supostas práticas de corrupção que pesam contra o prefeito afastado. O gestor, que está afastado desde agosto, após ter sido preso, e atualmente cumpre medidas cautelares, nunca é encontrado nos endereços fornecidos à Câmara Municipal.

A situação vexatória já foi comunicada ao Ministério Público Estadual, que, através de farta documentação encaminhada ao próprio legislativo, quem baseou todo o processo que pode levar a cassação definitiva do mandato. Um fato complicador é que aliados de Batata ficam espalhando, principalmente através de redes sociais, mensagens depreciando as tentativas de notificação.

Nesta sexta-feira (28), em seu perfil no facebook [ver postagem a baixo], o próprio Batata postou uma foto que supostamente estaria fazendo a barba em uma barbearia localizada no Centro da cidade. Minutos após a postagem, a presidente da comissão, vereadora Ana Edna foi a barbearia e o proprietário afirmou que o prefeito não teria ido ao estabelecimento neste dia.

A situação vem irritando alguns vereadores. “A falta de respeito não é apenas com a comissão, mas, com toda Câmara Municipal de Cacó e principalmente com a população de caicoense que não aguenta mais que esta situação vergonhosa, se estenda por mais tempo”, desabafou ao blog um vereador, que afirmou que vai cobrar medidas mais duras junto a órgãos judiciais.

batatanabarbearia

Comissão Processante não consegue intimar Batata

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Comissão Processante através da presidente Ana Edna, o relator Alisson Jackson e o assessor jurídico Petrúcio Dantas não conseguiram encontrar nesta sexta-feira (28) o prefeito afastado Robson Araújo para intimá-lo

O acusado que está afastado do cargo através da Operação Tubérculo, deflagrada pelo Ministério Público, terá que participar da oitiva que acontecerá na próxima quinta-feira (03), na sala de reuniões da Câmara de Caicó.

A Comissão tentou contato com o advogado de defesa de Batata, mas ele saiu de férias para a capital potiguar e orientou que eles o procurassem na residência, mas não obtiveram êxito.

Especialista recomenda que cuidados com a pele devem redobrar no verão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Hidratantes, sabonetes específicos e ingestão constante de líquidos ajudam a manter a saúde da pele nesta estação

A época mais quente do ano chegou com força total e com ela, alguns cuidados com a pele devem ser redobrados. Segundo a dermatologista Danielle Espinel, a hidratação da pele deve ser intensificada no verão, pois, devido ao aumento da temperatura, os vasos dilatam, gerando uma maior produção de suor (sudorese) e maior produção de gordura pelas glândulas sebáceas.

A indicação da especialista para manter a pele sempre hidratada, mesmo com a perda de líquido através do suor excessivo, é aumentar a hidratação oral, bebendo mais líquidos. Garantir a limpeza da pele também é importante, assim como tomar mais banhos para retirada do suor e da gordura, que em excesso podem causar a oclusão dos poros, além de intensificar a utilização de produtos hidratantes.

“Uma pele desidratada fica opaca, áspera, sem elasticidade, descamando facilmente, o que torna as rugas e linhas de expressão ainda mais aparentes”, explica Danielle. Para evitar esse processo de envelhecimento, que também está ligado à perda gradual de substâncias que hidratam e dão elasticidade à pele de forma natural, como o ácido hialurônico, é indicada também a reposição dos nutrientes por meio dos cosméticos hidratantes.

Segundo a dermatologista, o uso de cremes hidratantes como o Verbena – refrescante, da L’Occitane en Provence, fortalece a barreira natural de lipídios, protegendo ainda mais a superfície da pele. “São indicados produtos que tenham na composição: óleos ou manteigas vegetais, ácido hialurônico, ceramidas e ureia, substâncias que impedem a perda excessiva de água pela pele”, explica Danielle Espinel.

Outro creme ideial para hidratação é o Ultra Riche, também da L’Occitane en Provence, à base de manteiga de karité, com 25% de manteiga, rico em vitamina E. Além disso, o Ultra Riche possui na composição outro elemento hidratante: a ureia. Toda a fórmula foi idealizada para auxiliar no combate ao envelhecimento causado pelo sol e minimizar os danos.

Nesta estação, outro cuidado fundamental é a limpeza da pele, que tem que ser realizada com mais frequência para evitar as famosas brotoejas, que não são comuns apenas em crianças, mas também em adultos. No processo de limpeza da pele, os sabonetes específicos para cada tipo de pele, loções tônicas e adstringentes são bastante eficientes e auxiliam na manutenção da saúde da pele.  Toda a linha de amêndoas da L’Occitane en Provence também é indicada para a limpeza e saúde da pele.

De acordo com a especialista, é fundamental que pele esteja sempre saudável, pois ela exerce a função de proteção, evitando a entrada de microorganismos que podem causar infecções no corpo, além de contribuir para uma boa aparência. “Realizar a hidratação cutânea ajuda a manter a umidade e a acrescentar nutrientes necessários para a revitalização e regeneração das células epiteliais, o que retarda ou, pelo menos, minimiza os efeitos do sol e do envelhecimento”, explica. Além disso, a hidratação cutânea repõe a perda de água, promovendo o relaxamento da musculatura, aliviando o estresse.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Ministério atende pleito de Walter Alves e destina micro-ônibus para os municípios de Mossoró, Natal, Parnamirim e Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Boa notícia para quatro municípios do Rio Grande do Norte. Atendendo solicitação do deputado federal Walter Alves (MDB-RN), o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, confirmou a liberação de cinco micro-ônibus para os municípios de Caicó, Mossoró, Natal e Parnamirim. A informação foi divulgada hoje (28) e os veículos serão entregues aos municípios em breve.

De acordo com o deputado Walter Alves, os micro-ônibus têm o objetivo de melhorar o atendimento às famílias atendidas pelas secretarias de ação social dos municípios. “O nosso mandato apresentou o pleito junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e hoje tivemos a resposta positiva de que os veículos serão entregues”, afirma o deputado.

Foto Vanessa d’Oliviêr

Caicó, Mossoró e Parnamirim receberão um veículo. Para Natal, serão enviados dois micro-ônibus. Os veículos terão a função de atender pessoas em situação de vulnerabilidade social que fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que inclui os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Bolsonaro quer aumentar validade da CNH para 10 anos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Presidente eleito fez o anúncio no Twitter. Atualmente, habilitação é renovada a cada cinco anos

Um dos planos do presidente eleito Jair Bolsonaro é rever a validade da CNH, elevando seu prazo de cinco para 10 anos. A informação foi revelada pelo político em sua conta oficial no Twitter, na mesma mensagem em que parabeniza o governo do Rio de Janeiro por acabar com a vistoria anual de veículos no estado. Bolsonaro não deu mais detalhes sobre esta mudança.

Caso Bolsonaro leve a proposta para frente, terá que discutir com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No começo do ano, o Ministério das Cidades revogou a resolução 726, que faria com que todo motorista tivesse que fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico, para poder renovar a habilitação.

Na época, o Denatran dizia que há a necessidade de “atualizar as informações e os conhecimentos sobre as legislações de trânsito, considerando a circunstância das constantes e contínuas alterações”. Os motoristas teriam que fazer um curso teórico de 10 horas/aula (com um limite de 5 horas/aula por dia) e depois fazer uma prova teórica presencial, com 30 questões de múltipla escolhe, com nota de corte de 70% de acertos. A resolução foi revogada justamente pelo governo ter como objetivo “reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Aumento da expectativa de vida altera cálculo do fator previdenciário a partir de 31/12

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

De acordo com o Ministério da Fazenda, novo cálculo se deve ao aumento na expectativa de vida dos brasileiros, que aumentou para 76 anos em 2017

A partir do dia 31 de dezembro, o trabalhador que pedir para se aposentar por tempo de contribuição terá que observar o novo cálculo para garantir a totalidade do benefício. Isso porque o chamado fator previdenciário terá um aumento de um ponto, tanto para homens quanto para mulheres. Com a mudança, os beneficiários deverão contribuir com o INSS por mais seis meses.

O fator previdenciário é um multiplicador utilizado para calcular o valor das aposentadorias por tempo de contribuição. Assim, com a alteração, a soma da idade da pessoa mais o tempo de contribuição ao INSS deve dar 86 pontos para mulheres e 96 anos para homens. Além disso, o fator é um índice aplicado nas aposentadorias por tempo de contribuição que reduz o valor de quem pede para se aposentar mais cedo.

Vale lembrar que a mudança não faz parte da reforma previdenciária, ainda em discussão no Congresso Nacional. De acordo com o Ministério da Fazenda, o novo cálculo se deve ao aumento na expectativa de vida dos brasileiros, que passou de 75,8 anos, em 2016, para 76 anos no ano passado. O impacto se dá porque o fator leva em conta esse dado para definir o pagamento do benefício aos aposentados.

A mudança, no entanto, não vai interferir no período obrigatório de contribuição para se aposentar sem idade mínima. Nesse caso, o período continuará sendo de 30 anos para mulheres e de 35 anos para homens.

A estimativa é que em 31 de dezembro de 2026, o cálculo estacionará em 90 pontos para mulheres e 100 anos para homens.

Reportagem, Marquezan Araújo

 

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Temer ainda avalia indulto de Natal, e decreto não sai nesta sexta, diz Planalto

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Michel Temer deixou para os últimos três dias de governo a decisão sobre se concederá neste ano indulto de Natal a presos condenados. A assessoria do Palácio do Planalto informou nesta sexta-feira (28) que o presidente viajou nesta tarde para São Paulo e não assinou nenhum decreto concedendo o perdão das penas.

Temer tem até segunda-feira (31), último dia de sua gestão à frente do Planalto, para decidir se irá publicar o indulto. De acordo com a assessoria, o presidente continua avaliando os argumentos contra e a favor do benefício.

Na manhã desta sexta, Temer comandou uma reunião no Palácio do Planalto na qual foi discutida a questão do indulto de 2018. Participaram do encontro os ministros Torquato Jardim (Justiça), Raul Jungmann (Segurança Pública), Sergio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional), Gustavo Rocha (Direitos Humanos) e Carlos Marun (Secretaria de Governo), além do senador Romero Jucá (RR), líder do governo no Senado e presidente nacional do MDB.

Ao final da reunião, segundo relato de um dos participantes, o presidente teria dito aos ministros e ao líder do governo que, após ouvir todos os argumentos dos aliados, “agora se recolheria ao momento solitário da decisão”.

  • Entenda a diferença entre indulto e ‘saidão’ de Natal

A Constituição permite ao presidente conceder indulto (perdão da pena) a condenados que atendam aos requisitos especificados no decreto presidencial, tradicionalmente editado no final do ano. Na prática, se beneficiado, o preso tem a pena extinta e pode deixar a prisão.

Temer havia decidido não editar o decreto neste ano em razão da polêmica gerada no final de 2017 quando alterou os critérios de concessão do benefício e deixou as portas abertas para beneficiar condenados por crimes de corrupção.

O indulto do ano passado reduziu para um quinto o período de cumprimento de pena exigido para que o preso por crimes sem violência ou grave ameaça pudesse receber o benefício e obter liberdade. Valeria para aqueles que reunissem essas condições em 25 de dezembro de 2017, entre os quais presos pelos chamados crimes de colarinho branco. A Procuradoria-Geral da República (PGR) recorreu, e o caso foi ao STF.

Pontos do decreto anterior, contestados pelo Ministério Público, foram suspensos monocraticamente pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), no final do ano passado por meio de uma liminar (decisão provisória). Na ocasião, ela estava no comando do plantão do STF por conta do recesso do Judiciário.

Em março, o ministro Luis Roberto Barroso, relator da ação no Supremo, concedeu outra liminar liberando parte do indulto natalino concedido por Temer e estabelecendo critérios para aplicação das regras.

O caso foi levado a julgamento no plenário da Suprema Corte em novembro, mas, embora a maioria dos magistrados tenha votado por manter o indulto assinado por Temer, um pedido de vista (mais tempo para analisar o caso) do ministro Luiz Fux adiou a decisão final. Não há data para o julgamento ser retomado.

Apesar de a tendência seja de que o Supremo vai validar o decreto de 2017, Temer passou a cogitar não editar um indulto neste ano para não gerar mais polêmica sobre o assunto. Interlocutores do presidente e a própria assessoria do Planalto chegaram a afirmar que o emedebista não publicaria o decreto em 2018.

No entanto, na última terça-feira (25), um ofício da Defensoria Pública da União (DPU) com argumentos favoráveis à concessão do benefício fez o presidente reconsiderar a decisão inicial.

No documento, a Defensoria afirmou que o sistema carcerário brasileiro vive um “estado de coisas inconstitucionais”, o que já foi reconhecido pelo Supremo. O órgão sustentou que a não edição do decreto só agravaria a crise nas prisões do país. Desde então, Temer está avaliando se edita ou não o indulto.

No início da semana, a assessoria da Presidência disse que o emedebista pretendia refletir sobre o assunto até esta sexta-feira, porém, nesta tarde, informou que ele ainda não tomou a decisão.

Liminar de Marco Aurélio

Na última quarta (26), o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, questionou as razões pelas quais o tribunal ainda não concluiu o julgamento da ação que contesta o decreto de indulto do ano passado.

“O indulto é uma tradição no Brasil. Eu não sei por que nós não concluímos o julgamento da Adin [ação direta de inconstitucionalidade] que impugnou o anterior de 2017. Agora, precisamos pensar nas verdadeiras panelas de pressão que são as penitenciárias brasileiras”, argumentou o magistrado após participar do velório do advogado e ex-deputado Sigmaringa Seixas.

Por Luiz Felipe Barbiéri, G1 — Brasília

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

MAIS MÉDICOS: Prazo para escolher cidades de atuação é prorrogado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prazo para profissionais da área da saúde formados no exterior escolherem as cidades onde irão trabalhar no programa Mais Médicos foi prorrogado nesta quarta-feira (26) pelo Ministério da Saúde.

Os brasileiros com diploma de outro país têm os dias 23 e 24 de janeiro para selecionarem os municípios. Já os médicos estrangeiros terão acesso ao sistema para optarem pelas localidades em aberto nos dias 30 e 31 do mesmo mês. Ao todo, são 842 vagas disponíveis em 287 municípios e 26 distritos indígenas.

O prazo se aplica aos 10.205 profissionais formados no exterior que enviaram, pelo site, a documentação para fazer parte do Mais Médicos. O Ministério da Saúde informou ainda que os documentos estão em fase de análise.

O Revalida – exame que reconhece o diploma de outro país de médicos estrangeiros – será dispensado, no caso de profissionais selecionados para o programa.

Os brasileiros formados no exterior devem começar a trabalhar nos dias 4 e 5 de fevereiro. A data será cumprida se eles tiverem participado das atividades preparatórias.

Já os estrangeiros sem diploma brasileiro devem começar a trabalhar nos dias 6 e 7 de fevereiro, também já tiverem participado das atividades preparatórias.

Reportagem, Marquezan Araújo

Powered by WPeMatico

Mais de R$ 266 mi em prêmios da Mega não foram retirados até novembro; saiba para onde vai esse dinheiro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

De todo o valor arrecadado com as apostas no país, não é toda a quantia que é convertida em prêmio para os vencedores

O sonho de muitos brasileiros neste período de final de ano é ganhar na loteria. A Mega-Sena da Virada deste ano, que será sorteada em 31 de dezembro, deverá pagar R$ 280 milhões aos vencedores. Mas você acredita que tem gente que ganha na loteria e, por incrível que pareça, não vai buscar o prêmio? E com que fica esse dinheiro? Você sabe para onde ele vai?

Quem ganha na loteria tem até 90 dias para resgatar o prêmio. Caso o dono das apostas vencedoras não se apresente, o destino de grande parte do dinheiro é o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

Em 2017, R$ 326 milhões em prêmios não retirados dos sorteios foram integralmente repassados ao Fies. Já em 2018, até novembro, o valor repassado foi superior a R$ 266 milhões. De todo o valor arrecadado com as apostas no país, não é toda a quantia que é convertida em prêmio para os vencedores. Além da educação, uma parte do montante é investido em programas do governo federal nas áreas de saúde, segurança, cultura e esporte.

Segundo a Caixa, até julho deste ano, mais de R$ 3,6 bilhões foram destinados a programas do governo. No primeiro semestre deste ano, R$ 534 milhões foram repassados à área esportiva, através do Ministério do Esporte, clubes de futebol, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de Clubes.

O Fundo Nacional da Cultura já recebeu R$ 209 milhões. Na área da Segurança Pública, o Fundo Penitenciário Nacional recebeu R$ 188 milhões para modernização do sistema penitenciário, e o Fundo Nacional de Segurança Pública, R$ 195 milhões. O Fundo Nacional de Saúde, administrado pelo Ministério da Saúde, foi o destino de mais de R$ 4 milhões.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes

 

Powered by WPeMatico

Ministério divulga lista de Municípios que deverão devolver recursos relativos a Centros Odontológicos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Municípios que não cumpriram medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde em relação a recursos de antecipação repassados para implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) deverão devolver os valores. A medida está prevista na Portaria 4.200/2018, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira, 27 de dezembro.

De acordo com a Portaria, os Entes deverão realizar a devolução dos recursos por se enquadrarem nas seguintes situações descritas na portaria: I- não cumprimento do prazo de implantação; II- não se manifestarem mediante as notificações recebidas via ofícios; e III- não se manifestarem conforme estabelecido na Resolução da CIT 35/2018.

A publicação traz uma lista com Municípios de 21 Estados. A Portaria também determina que a devolução dos repasses será acrescida de atualização monetária determinada em lei, observando o regular processo administrativo, conforme artigo da Portaria de Consolidação 6/GM/MS.

Além disso, dispõe que os procedimentos administrativos para devolução de recursos financeiros estarão disponibilizados nos Relatórios Públicos dos Sistemas da Atenção Básica (e-Gestor/Devolução de recursos), disponível aqui.

Da Agência CNM de Notícias

Powered by WPeMatico

Terremoto de 6,1 graus atinge Indonésia, uma semana depois de tsunami

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A região de Papua Barat, no Leste da Indonésia, foi atingida hoje (28) por um terremoto de 6,1 graus de magnitude na escala Richter. Os tremores ocorrem uma semana depois do tsunami e da erupção do vulcão Anak Krakatau. De acordo com as autoridades locais, não há alerta para um novo tsunami nesta área específica.

O porta-voz da agência nacional de gerenciamento de desastres da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que não há registros de danos nem vítimas. “Os tremores só provocaram pânico.”

A Indonésia está propensa a terremotos, devido à localização em uma área denominada “Anel de Fogo do Pacífico”. A agência de vulcanologia da Indonésia emitiu alerta do vulcão Anak Krakatau no Estreito de Sunda no nível III, o segundo mais alto, devido à atividade vulcânica recente que pode levar a outra erupção.

Pelos dados oficiais, o tsunami registrado no sábado (22) provocou 430 mortos, 1.495 feridos e 159 desaparecidos, além de desalojar 40.386 pessoas. Aproximadamente mil casas e dezenas de hotéis foram danificados pelo tsunami no Estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra. Há ainda a advertência de possibilidade de um novo tsunami no Estreito de Sunda, no oeste da Indonésia.

As autoridades mantêm planos de evacuação e designaram áreas de abrigo para moradores locais que residem em áreas costeiras vulneráveis a ondas gigantescas. A zona de perigo em torno do vulcão foi ampliada para 5 quilômetros do raio. O Anak Krakatau aumentou sua atividade em julho.

O comandante do distrito militar de Cinangka, Rico Sirait, disse que os moradores da região estão orientados sobre a localização dos abrigos e o alerta a respeito da possibilidade de tsunami. Os abrigos estão a 50 e 100 metros acima do nível do mar, a uma distância de aproximadamente 1 quilômetro da praia.

Foram distribuídas máscaras para as pessoas em áreas atingidas pelo tsunami na regência de Serang, que estavam sendo sufocadas pelas cinzas vulcânicas do vulcão Anak Krakatau em erupção, ou pelo vulcão Criança de Krakatau.

*Com informações da Xinhua, agência pública de notícias da China.

Powered by WPeMatico

Prazo de renovação de contratos do Fies é prorrogado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os estudantes de faculdades particulares que firmaram contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos à nova data para aditamento dos acordos. A Caixa Econômica Federal prorrogou o prazo até 31 de janeiro para que os inscritos realizem o procedimento.

Até o momento, cerca de 44,5 mil estudantes já aditaram os contratos, o que corresponde a quase 75% dos participantes do programa. Para concluir o processo, é preciso acessar o ambiente do Fies no site da Caixa. Caso seja necessário alterar as informações do contrato, os alunos devem procurar uma agência do banco.

Programa

O Fies passou por mudanças no último ano e agora tem novas condições de financiamento, e oferece três modalidades conforme a renda dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas do País. Com informações do Portal Brasil.

Powered by WPeMatico

Bancos fecham na próxima segunda; atendimento volta ao normal no dia 2

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Esta sexta-feira (28) é o último dia útil do ano para atendimento ao público em agências bancárias. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou que não haverá expediente na próxima segunda-feira (31).  O serviço volta ao normal no dia 2.

No dia 31, a população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Powered by WPeMatico

Publicada nova estimativa dos valores do Fundeb para 2018

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta quinta-feira, 27 de dezembro, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria Interministerial 6/2018, com nova estimativa da receita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do valor anual mínimo nacional por aluno para este ano de 2018, anteriormente estimados na Portaria 10, de 28 de dezembro de 2017.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece que essa nova estimativa dos valores do Fundeb se tornou necessária devido à retificação das matrículas apuradas no Censo Escolar de 2017 por meio da Portaria MEC 781, de 15 de agosto de 2018, e à revisão da estimativa da receita do Fundeb em face do comportamento da arrecadação de impostos no atual exercício fiscal.

O valor mínimo nacional por aluno/ano dos anos iniciais do ensino fundamental urbano para 2018, anteriormente estimado em R$ 3.016,67, passa a ser estimado em R$ 3.048,73, de acordo com a Portaria Interministerial 6/2018, o que representa uma variação de 4,17% em relação ao exercício de 2017.

Destaca-se que a primeira estimativa previa uma receita total de R$ 148 bilhões, sendo R$ 136 bilhões a soma das contribuições de Estados, Distrito Federal e Municípios, e R$ 12 bilhões referente à complementação da União a nove Estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

De acordo com a nova estimativa, a receita total do Fundo é de R$ 149,2 bilhões, sendo R$ 136,9 bilhões das contribuições de Estados, Distrito Federal e Municípios, e R$ 12,3 bilhões da complementação da União.

Reajuste do piso nacional dos professores 

14112017 Piso magisterio divulgacao

De acordo com a Lei 11.738/2008, que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, o valor do piso é atualizado anualmente, no mês de janeiro, com o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno dos anos iniciais do ensino fundamental urbano do Fundeb nos dois exercícios imediatamente anteriores.

Como os valores efetivamente realizados do Fundeb somente são conhecidos no mês de abril do ano subsequente, o MEC utiliza os valores mínimos por aluno/ano dos anos iniciais do Fundeb estimados nos dois anos anteriores.

A CNM estima que o piso nacional dos professores deve ser reajustado em 4,17% em janeiro de 2019 em relação ao valor do piso definido para 2018. Assim, o valor do piso do magistério, de R$ 2.455,35 em 2018, passará a ser de R$ 2.557,74 em 2019. Em novembro de 2018, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos últimos dozes meses ficou em 3,56%.

Alerta
A Confederação destaca que, mais uma vez, o piso dos professores será reajustado acima da inflação acumulada no ano anterior. A entidade alerta para a urgência na aprovação do Projeto de Lei (PL) 3.776/2008, para adotar o INPC como critério de reajuste anual do valor do piso nacional do magistério público da educação básica. E reafirma seu entendimento de que os aumentos reais nos valores dos vencimentos do magistério devem ser negociados pelos governos estaduais e municipais com seus respectivos professores.

Confira os valores estimados para 2018 por Estado:

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Minas Gerais
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul 
Rondônia 
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins

Leia mais:
Roda de Conhecimento esclarece recursos da Educação repassados em janeiro

Da Agência CNM de Notícias

Powered by WPeMatico

Prazo para sacar abono salarial de 2016 termina nesta sexta

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para que os trabalhadores que têm direito ao abono salarial de 2016 saquem o benefício. Segundo o Ministério do Trabalho, até o último balanço, de 30 de novembro, ainda havia R$ 1,3 bilhão disponível para 1,8 milhão de trabalhadores – o que significa que cerca de 7% das pessoas que poderiam sacar o benefício ainda não retiraram seu dinheiro.

Ainda de acordo com o governo, o estado com mais trabalhadores que ainda não retiraram o dinheiro até agora é São Paulo. São 410,5 mil pessoas, ou 6,95% do total de beneficiários. O valor ainda disponível para essas pessoas é de mais de R$ 297 milhões.

Em todo o Brasil, cerca de 22 mil pessoas já haviam sacado o total de R$ 16,7 bilhões até o final de novembro.

Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2016. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2016.

O valor que cada trabalhador tem para sacar depende de quanto tempo ele trabalhou formalmente em 2016. Quem trabalhou o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo (R$ 954). Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é R$ 80.

Se não for sacado, o valor retornará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para pagamento de seguro-desemprego e do abono salarial do próximo ano.

Como sacar

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.

G1

Powered by WPeMatico

Agripino comemora liberação de recursos para Santa Cruz

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp Image 2018-12-28 at 09.55.37

Na última sexta-feita de 2018, o senador José Agripino, que encerrará seu mandato em 31/01/19, comemora a liberação de recursos para a cidade de Santa Cruz (RN).

O Diário Oficial da União traz hoje os contratos entre a prefeitura de Santa Cruz (RN) e o Ministério da Integração no valor de R$ 2.500.000,00 para obras de infraestrutura no município.
“Esse foi um compromisso do nosso mandato com a cidade e lutei até a última hora para conseguir antes da virada do ano”, lembra Agripino.
Os recursos serão utilizados para viabilizar a recuperação de estradas vicinais, a modernização e ampliação do Mercado Público, a drenagem e pavimentação de ruas e muitos trechos de recapeamento asfáltico.

“Fico feliz pela boa notícia e acho que os moradores da cidade podem comemorar também”, finaliza Agripino lembrando que o compromisso foi assumido com a então prefeita Fernanda Costa (PMDB) e o deputado estadual Tomba Farias (PSDB).

FPM: último repasse do ano será creditado nesta sexta-feira, 28

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 3º decêndio do mês será realizado nesta sexta-feira, 28 de dezembro. O valor do crédito é de R$ 2.771.209.556,17, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Incluindo o Fundo, o montante é de R$ 3.464.011.945,21. Os valores por Município estão detalhados na nota técnica  FPM: 3º decêndio de dezembro de 2018.

Do total repassado aos 5.568 Municípios, os de coeficientes 0,6, que representam 44,36% do total, ficarão com o valor de R$ 693.798.399,18, ou seja, 20,03% do que será transferido. Destaca-se que um Município do Ceará, por exemplo, receberá o valor bruto de R$ 191.983,99, enquanto que um Município do Estado do RJ receberá o valor bruto de R$ 231.711,76 sem os descontos.

Na nota, a entidade ressalta que é fundamental manter o planejamento dos compromissos financeiros das prefeituras a fim de que seja possível o fechamento das contas sem que haja ônus para os gestores municipais. A CNM alerta, ainda, que é importante manter cautela na gestão e ficar atento ao gerir os recursos municipais dentro do próprio mês, uma vez que os valores previstos sempre são diferentes dos valores realizados.

Comparativo
Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o 3º decêndio de dezembro de 2018, comparado com mesmo período do ano anterior, apresentou um crescimento de 18%, sem se considerar os efeitos da inflação. Ao se considerar, o crescimento foi de 13,91%. Já o acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 9,48% ou de 5,68%, corrigido pela inflação do período.

No que se refere ao acumulado do ano, a entidade destaca que o valor total do Fundo vem apresentando um crescimento positivo. O total repassado aos Municípios no período de janeiro até o 3º decêndio de dezembro de 2018 apresenta um crescimento de 8,11% em relação ao mesmo período de 2017, sem considerar os efeitos da inflação. Destaca-se que montante leva em consideração o repasse de 1% de julho, previsto na Emenda Constitucional 84/2014.

Da Agência CNM de Notícias

Powered by WPeMatico

Michel Temer tem aprovação de 7% e reprovação de 62%, diz pesquisa Datafolha

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Michel Temer (MDB):

  • Ótimo/bom: 7%
  • Regular: 29%
  • Ruim/péssimo: 62%

Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada em agosto, 73% dos entrevistados consideravam o governo Temer “ruim/péssimo”; 21%, “regular”; e 4% o avaliavam como “bom/ótimo”.

No entanto, em junho – mês seguinte à greve dos caminhoneiros – o governo Temer registrou o maior índice de rejeição da série histórica do instituto de pesquisa. Na ocasião, 82% dos brasileiros classificaram o governo do emedebista como ruim ou péssimo e apenas 3% diziam que era ótimo ou bom.

O Datafolha ouviu 2.077 pessoas em 130 municípios entre os dias 18 e 19 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

G1

Powered by WPeMatico

Servidores do RN fazem manifestação contra atraso de salários

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Servidores estaduais realizam um ato desde as 10h desta quinta-feira (27) no centro administrativo do Governo, na Zona Sul de Natal. Trabalhadores ativos e aposentados das administrações direta e indireta cobram pagamento do décimo terceiro salário de 2017 e o de 2018, além da regularização dos vencimentos de novembro e dezembro.

O grupo se concentrou inicialmente em frente à Governadoria e queria uma reunião com o governador Robinson Faria, mas foi informado que isso não seria possível e, por isso, seguiu para a Secretaria de Planejamento. No início da tarde, o grupo cobrava uma reunião com o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira.

Faixas foram instaladas por manifestantes na rampa da Governadoria, em Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Faixas foram instaladas por manifestantes na rampa da Governadoria, em Natal — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Além dos décimos e salários, o ato também exige ao governo “tratamento igualitário” entre todas as categorias do funcionalismo público estadual, porque, segundo eles, o governo vem priorizando o pagamento de algumas categorias.

Policiais Civis do RN fazem uma paralisação desde o início da manhã da quarta-feira (26) e recusaram, na manhã desta quinta-feira (27) uma proposta do governo, que queria garantir o pagamento do 13º salário de 2017 aos ativos, porém não apontou data para os aposentados.

Servidores querem reunião com secretário de Planejamento do RN sobre pagamento de salários — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi

Servidores querem reunião com secretário de Planejamento do RN sobre pagamento de salários — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi – Por G1 RN

Powered by WPeMatico

Paralisação dos médicos interrompe coleta de sangue no Hemonorte da Zona Norte de Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A coleta de sangue no Hemonorte da Zona Norte de Natal foi interrompida durante toda esta quinta-feira (27) por causa da paralisação dos médicos da Secretaria de Saúde do Estado. A unidade, que fica no conjunto Santarém, foi fechada durante todo o expediente.

Com a greve, 30% dos médicos que trabalham no Hemonorte estão atendendo. A unidade da Zona Norte ficou sem o médico de plantão e os serviços foram concentrados na sede da Avenida Alexandrino de Alencar, próximo ao parque das dunas, na Zona Leste da capital.

A mobilização dos médicos, iniciada durante a manhã desta quinta (27), também é uma forma de protesto pelos atrasos dos décimos terceiros salários de 2017 e 2018, dos salários de novembro (para os aposentados que recebem acima de R$ 5 mil), além das produtividades para os médicos que atuam nos hospitais. Segundo sindicato da categoria, o Estado tem cerca de R$ 2 mil profissionais, sendo que, pelo menos, mil são aposentados.

Existe a expectativa de que os atrasados sejam pagos nesta sexta-feira (28) com os recursos bloqueados pela Justiça Estadual, que garantiu, através de acordo, a utilização de R$ 250 milhões com gastos em saúde.

Porém, o sindicato disse que resolveu aderir ao movimento por causa da insatisfação dos profissionais. Serão paralisados os procedimentos eletivos, ou seja, aqueles que são marcados. E também serão reduzidos os outros atendimentos, mediante disponibilidade de espaço físico e das equipes. Por G1 RN

Powered by WPeMatico

Delegados da Polícia Civil se unem a paralisação de agentes e escrivães; categorias cobram salários atrasados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Delegados da Polícia Civil do Rio Grande Norte se uniram a agentes e escrivães e anunciaram que também estão paralisando as atividades. A decisão foi tomada em assembleia na Associação dos Delegados da Polícia Civil do RN (Adepol-RN) na tarde desta quinta-feira (27). As categorias cobram o pagamento do 13º salário de 2017 (atrasado para quem recebe mais de R$ 5 mil) e uma definição sobre o salário de dezembro e o 13º deste ano.

Os delegados decidiram que somente atenderão a flagrantes, e em três pontos no estado. “Vamos manifestar apoio à paralisação, até porque é justa. Porém nós vamos atender também o pleito da sociedade, que é abrir três pontos de flagrantes: Caicó, Mossoró e Natal. Mas registros de boletim de ocorrência, atendimento na delegacia e investigação, não”, afirma a delegada Paoulla Maués, presidente da Adepol.

Agentes e escrivães cruzaram os braços na manhã da quarta (26), quando deram início ao movimento denominado ‘Operação Zero’. À noite, fizeram uma reunião com o governo, mas não houve acordo. Já na manhã desta quinta (27), em nova reunião, coube à secretária de Segurança Pública, Sheila Freitas, dizer que o Executivo pretende pagar, nesta sexta (28), o 13º de 2017 para os policiais da ativa. Contudo, os policiais rejeitaram a proposta e decidiram continuar a paralisação.

Por G1 RN

Powered by WPeMatico

Amistoso tem gols de Zico, vaias a Renato e erro de Adriano

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Craques do passado e do presente deram aos mais de 40 mil torcedores uma prova de seus talentos nesta quinta-feira, no Maracanã, na 15ª edição do Jogo Das Estrelas.

O evento beneficente reuniu nomes como Vinícius Júnior, de 18 anos, a Jayme de Almeida, de 65 anos passando por ícones como Seedorf, Kaká, Petkovic e Adriano Imperador.

O resultado – o fato menos importante da noite – foi a vitória dos Estrelas Vermelhas por 7 a 5 sobre os Estrelas Brancas. Zico, idealizador do evento, presentou os fãs com dois golaços.

A festa no Maracanã começou bem antes dos craques entrarem em campo. Às 18h, o Jogo dos Artistas já entreteve aqueles torcedores que estavam no Maracanã antes do sol se pôr. Ainda antes da principal atração do evento beneficente, um show de cerca de 30 minutos da cantora australiana Iggy Azalea levantou a arquibancada. Depois, a bola rolou para as estrelas.

De Zico para Vinícius Júnior: Galinho decide!

Um dos momentos mais celebrados foi a assistência de Zico para Vinícius Júnior, que marcou na saída de Carlos Germano, ídolo do Vasco. O lance combinou duas gerações diferentes do Rubro-Negro. Atual jogador do Real Madrid, da Espanha, o atacante levantou a torcida com embaixadinhas e outros lances de efeito. E mais: foi para a galera na comemoração de seu gol.

Além de Vini Jr, marcaram para os Estrelas Vermelhas: Cribari (Contra), Lucas Paquetá (duas vezes), Filipe Coimbra (neto de Zico) e Zico, duas vezes. Os gols do dono da festa foram de pura categoria e decisivos, já que foram os quarto e quinto dos Estrelas Vermelhas, que abriu vantagem naquele momento. A tranquilidade e a categoria para encobrir Marcelo Lomba, nos dois lances, não é para todos.

Para os Estrelas Brancas, descontaram Gabigol, com assistência de Renato Portaluppi, Seedorf, Alex Dias, Alcindo e Mozer (Contra). O craque holandês, com passagem pelo Botafogo, atuou os 90 minutos com a categoria já conhecida.
Vaias a Renato e Gabigol…

Desejado por muitos rubro-negros há algumas semanas, Renato Portaluppi ouviu vaias desde o momento em que seu nome foi citado na escalação do Estrelas Brancas. A Nação parece não ter perdoado a resposta negativa do treinador ao Flamengo, preferindo seguir no Grêmio em 2019.

Das arquibancadas, compostas em sua maioria por torcedores do Flamengo, também vieram vaias direcionadas ao atacante Gabigol, que pode reforçar o time em 2019. O ex-santista, inclusive, foi quem mais deu trabalho aos defensores do Estrelas Vermelhas. Quando marcou um gol e reverenciou a torcida, o camisa 9 transformou partes das vaias em aplausos e gritos de “Ão, ão, ão! Gabigol é do Mengão!”.

Que isso, Imperador!
Um dos nomes mais festejados no Maracanã foi o de Adriano Imperador. No entanto, a Nação continuará apegada às boas lembranças do Imperador de 2009, ano em que o camisa 9 comandou o ataque do time que viria a ser hexacampeão brasileiro. O centroavante teve atuação discreta e passou em branco, tendo perdido duas chances claras.

Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Powered by WPeMatico

ITEP-RN homenageia autoridades e servidores. Comandante do 6º BPM foi um dos homenageados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

comandante_costa

O Instituto Técnico-Cientifico de Perícia (ITEP-RN) realizou nesta quinta-feira, 28, a entrega da Medalha do Mérito Pericial Dr. Antônio Emerciano China a autoridades civis e militares, além de servidores contribuíram para as atividades de perícia criminal, medicina legal e identificação.

O atual diretor geral do ITEP, Marcos Brandão, destacou a importância deste reconhecimento aos homenageados que contribuíram com o crescimento do ITEP-RN ainda mais nesses últimos anos.

Além do Tenente-Coronel Walmary Costa e demais servidores, outro Caicoense também foi agraciado, o ex-diretor do ITEP de Caicó, O Sargento Janilson Cezar que exerceu a função com altivez e é tido com um dos melhores administradores que já atuou naquela unidade.