Governo do RN continua expansão de leitos de UTI para pacientes Covid

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

hospital-regionao-do-serido

A expansão de leitos de UTI continua como uma força-tarefa do Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para conseguir reduzir a fila por espera de um leito Covid no estado e salvar vidas. Nesta semana foram abertos 39 leitos, entre UTIs e clínicos.

Com ocupação em 96,4% de leitos críticos de UTI e 780 leitos disponíveis pelo SUS no RegulaRN, sendo 406 clínicos e 374 leitos clínicos, a Sesap tem buscado soluções e celeridade para aumentar mais ainda a rede.

*Foram abertos nesta semana:*

20 leitos no Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante, sendo 10 clínicos e 10 de UTI

5 leitos de UTI no Hospital Coronel Pedro Germano, o Hospital da Polícia Militar

5 leitos clínicos no Hospital Regional Hélio Morais Marinho (Apodi)

9 leitos no Hospital Universitário Onofre Lopes, sendo 5 de UTI e 4 clínicos

O Hospital da Polícia receberá mais cinco leitos de UTI em breve, somando 10 leitos críticos em um curto espaço de tempo.

A abertura de leitos ajuda a desafogar a rede estadual de saúde, que está pressionada com a escalada crescente de casos graves de Covid-19. “Desde o início da pandemia estamos sendo parceiros da Sesap, entendendo que somos peça fundamental para auxiliar nesse esforço coletivo de combate a pandemia”, reforça o diretor.

Além dos 39 leitos abertos esta semana, a Sesap tem previsão de expandir 69 leitos em breve, sendo três leitos de UTI no Hospital Regional Tarcísio Maia, já foram abertos 10 leitos de UTI; 12 leitos de UTI no Hospital da LIGA, também em Mossoró; 10 leitos clínicos em Apodi; e quatro leitos de suporte ventilatório no Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina).

Ainda serão instalados 40 leitos de UTI no Hospital João Machado, elevando o número de leitos Covid para 100, sendo 75 críticos e 25 clínicos.

EXPANSÃO DE LEITOS

146 novos leitos

96 UTI

35 clínicos

15 suporte ventilatório

*Região Metropolitana*

– Hospital Alfredo Mesquita em Macaíba: em funcionamento 10 de UTI e 8 leitos clínicos

– Hospital Giselda Trigueiro: 11 críticos foram abertos na expansão e hoje são 35 no Regula RN

– Hospital Coronel Pedro Germando, Hospital da Polícia: 10 leitos de UTI em expansão, foram abertos 5.

– Hospital João Machado: 40 leitos de UTI e 10 clínicos . Hoje o hospital tem 35 leitos abertos de UTI e 15 clínicos, serão 75 leitos críticos e 25 clínicos com a expansão que contará com 100 leitos de atendimento Covid.

– Hospital de Campanha de São Gonçalo: 10 leitos de UTI e 10 leitos clínicos (ABERTOS DIA 24 de MARÇO)

*Oeste*

– Hospital Rafael Fernandes: 16 Leitos clínicos, no momento com  10 leitos de UTI e 21 clinicos.

– Hospital Tarcísio Maia: 10 abertos e serão abertos ainda mais 3 leitos críticos.

– Hospital São Luis:10 leitos de UTI ( atualmente com 50 leitos de uti e 15 clínicos)

– Hospital Dr Aguinaldo Pereira Silva: Caraúbas: 5 leitos clínicos e 2 leitos de suporte ventilatorio.

-Hospital Regional Hélio Marinho em Apodi: abertos novos 2 leitos de uti  e 7 leitos clínicos, atualmente dispondo de 5 de UTI e 15 leitos clínicos.

*Seridó*

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes – Caicó: 5 leitos críticos. Atualmente dispondo de 35 leitos de UTI e 13 leitos clínicos.

Hospital Regional Mariano Coelho, aberto novos 2 leitos clínicos,  dispondo atualmente de 5 leitos de uti e 9 clínicos.

*Mato Grande:*

Hospital Regional em João Câmara – prevista abertura de novos 4 leitos críticos. Atualmente dispõe de 5 leitos de UTI, 11 leitos clínicos e 3 leitos de suporte ventilatorio pulmonar.

*Potengi:*

Hospital Regional de São Paulo do Potengi- prevista expansão de 4 leitos críticos. Atualmente dispõe de 6 leitos de UTI e 10 leitos clínicos.

*Alto Oeste:*

Hospital Regional de Pau dos Ferros-  ampliou 5 leitos críticos , dispondo atualmente de 15 leitos de UTI e 10 clínicos, além de 3 leitos de suporte ventilatorio.

*Vale do Açu:*

Hospital Regional de Assu- ampliou 6 leitos clínicos, dispondo atualmente de 10 leitos de uti e 6 clínicos.

Governo do Estado isenta pagamento de cadastrados como baixa renda na Caern

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A partir de 1º de abril estarão isentos do pagamento da tarifa de água e esgotos os já cadastrados no sistema da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) como usuários da tarifa social e na categoria de bar, restaurante ou similares. A medida do Governo do Estado vale até 30 de junho de 2021, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (24). Essa determinação integra conjunto de ações do Governo do RN para beneficiar à população do Rio Grande do Norte, diante da crise sanitária que o Brasil enfrenta.

O benefício será concedido automaticamente, não havendo necessidade dos beneficiários dirigirem-se à Companhia. Quem já está cadastrado como usuário de baixa renda na Classe de Consumo Tarifa Social terá direito. Assim como os usuários cujas atividades estejam enquadradas, no sistema da Caern, na Classificação Nacional de Atividades Econômicas no grupo 56.1 (restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas).

Também fica suspensa a interrupção do fornecimento de água e de esgoto, por inadimplência, para os usuários cadastrados nas tarifas social e popular. Essa medida vale de 1º de abril a 30 de junho de 2021.

Papa Francisco concede o Título de Basílica Menor à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Acari

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20210325-WA0119

Com um Decreto emanado pela Santa Sé, o Papa Francisco torna a Igreja Matriz de Acari uma Basílica Menor, em razão da sua história, da fé secular do povo católico seridoense, além da beleza arquitetônica e da exemplaridade da liturgia que se celebra no seu interior. Celebra também o centenário do nascimento do Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, filho de Acari, que foi batizado naquela Igreja e por cuja pessoa, falecido em 2012, a Diocese de Caicó nutre uma especial gratidão principalmente pelo cultivo das vocações sacerdotais do clero seridoense.

A Paróquia Nossa Senhora da Guia, na cidade do Acari, é a primeira que foi desmembrada da antiga Freguesia da Senhora Santa Ana do Seridó, cujo território paroquial abrangia o que hoje corresponde ao território da Diocese de Caicó. Sua Igreja é a mais imponente de todas as igrejas paroquiais da Diocese de Caicó, com a ressalva de que a Catedral de Sant’Ana de Caicó possui a primazia absoluta seja teológica que em importância eclesial sobre todos os demais Templos do Seridó.

A Matriz de Acari, que agora passa a ser Basílica Menor pontifícia, foi construída por um filho seu, o Padre Thomaz Pereira de Araújo, inaugurada em 1867 e nela foi batizado o Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales (Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro), cujo centenário de nascimento foi solenemente celebrado aos 08 de novembro de 2020.

Sendo a segunda paróquia mais antiga da Diocese de Caicó, por haver sido erigida em 1835, e uma das mais antigas do estado do Rio Grande do Norte, ela guarda uma inefável expressão da piedade popular de nossa gente, que é, na sua maioria, humilde e pacata. A devoção à Nossa Senhora da Guia remonta, porém, ao ano de 1738, de modo que as cidades ao seu redor têm na cidade de Acari um referencial de piedade mariana e de decoro nas celebrações litúrgicas.

A então Matriz de Acari sempre foi tido como um lugar sagrado e fonte secular de vida cristã do povo fiel, tanto pela antiguidade de sua devoção, como pela mística que inspira a sua arquitetura imponente, que relembra a grandeza de Deus que se faz próximo a cada pessoa que nela se encontra, em oração, certo de ter o auxílio de Jesus Cristo, nosso Senhor, o filho bendito da Virgem que nos Guia.

Foi considerando a sua importância para a fé do povo do Rio Grande do Norte que Sua Santidade o Papa Francisco quis que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia de Acari tivesse a merecida dignidade de Basílica Menor.

Essa Igreja, que é o povo de Deus que caminha peregrino neste mundo, cuja imagem é misteriosamente representada no Templo material, será a partir de agora um sinal de sua comunhão com o Sucessor de Pedro, o Papa Francisco.

O fato de nela haver sido batizado o Cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, filho de Acari, reforça a consciência da comunhão eclesial deste lugar com o Bispo da Igreja de Roma, o Papa, que nos preside na caridade, em cuja pessoa Dom Eugenio serviu por muitos anos. Em uma transmissão televisiva, ele afirmou nitidamente: “Honra-me profundamente ter nascido em Acari, uma cidade que está sob as bênçãos de Nossa Senhora da Guia”.

 

Continuar lendo Papa Francisco concede o Título de Basílica Menor à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, em Acari

banner-CDS-1

Novo trecho da reta tabajara é liberado para tráfego

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

202103250657021yR6sW-758x758

O ministro das Comunicações, o potiguar Fábio Faria, anunciou ontem (24) que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou os primeiros 3 km da pista nova da Reta Tabajara, no município de Macaíba, cidade da Grande Natal.

Ainda segundo ele, até julho serão 7 km duplicados e liberados. No trecho liberado, o tráfego ainda está em mão dupla para possibilitar a restauração da pista antiga, conforme explicou Fábio Faria em postagem nas redes sociais.

 

banner_seridopneus-770

Dr. Tadeu e Toinho Santiago inauguram UBS do bairro Frei Damião em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20210325-WA0081

A Unidade Básica de Saúde do bairro Frei Damião, na zona Oeste da cidade de Caicó, foi inaugurada nesta quinta-feira, 25, pelo prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, o vice-prefeito, Toinho Santiago, o secretário adjunto, Fábio Araújo – Fabinho -, a apoiadora técnica, Jardênia Noronha e demais membros da equipe de saúde do município. Os vereadores Alisson Jackson, Mancuso e Diogo Silva, prestigiaram a inauguração.

O prédio estava fechado, deteriorando, desde a gestão passada: “foi um desafio que começou a ser vencido quando a Equipe I da Saúde da Família do bairro Walfredo Gurgel, topou vir atender aqui na comunidade Frei Damião”, comemorou o prefeito.

“Resolvemos a parte estrutural, como: infiltração, reboco, arrumamos a sala do dentista e o ar condicionado na sala do médico, e vamos complementar com colocação de película em portas e janelas, fazer a ventilação do prédio e equipar com computador e impressora, nos próximos dias”, complementou Dr. Tadeu.

A apoiadora técnica, Jardênia Noronha diz que essa abertura da UBS do Frei Damião é uma conquista: “o atendimento sendo aqui, dentro da comunidade, a população fica mais assistida. Apesar da pandemia, a gente está conseguindo avançar, mesmo nesse período tão difícil”, afirmou.

Andréia, agente de saúde que trabalha na localidade, disse que é um ganho muito significativo: “tem espaço para o paciente e para quem trabalha. Aqui, essa semana, já teve muita procura”, disse a profissional.

“A gente começa a gestão fazendo esses movimentos para melhorar a saúde de Caicó”, finalizou o prefeito Dr. Tadeu.

Feira Livre de Caicó terá mais proteção contra o coronavírus a partir deste sábado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Prefeitura de Caicó, através da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, continua intensificando o trabalho de combate e prevenção ao Covid-19 na Feira Livre, através de ações educativas em saúde.

“Um trabalho conjunto das secretarias de Infraestrutura, Saúde e Tributação, com apoio da Polícia Militar, possibilitará uma ampliação do espaço na Avenida Olegário Vale, para que as bancas se distanciem umas das outras, em 1,5m, tornando a área de maior circulação de pessoas com menores chances de aglomeração e assim, oferecendo uma maior segurança”, explica o Coordenador de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Caicó, Jackson Santos.

Desde ontem (24), o local vem sendo organizado para receber os feirantes neste novo formato. Quatro barreiras sanitárias estarão montadas para a população realizar a desinfecção com álcool 70% e aferição de temperatura, além da orientação acerca da obrigatoriedade do uso correto da máscara. No interior do espaço, serão instalados lavatórios para higienização, assim como a presença de sinalização que indique o distanciamento entre o cliente e o feirante.

As medidas têm como objetivo, garantir a realização das estratégias sanitárias, alinhar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas forças de segurança e a logística para o cumprimento das normas e medidas do Decreto Municipal.

Em casos de dúvida, telefone da Vigilância Sanitária para esclarecimentos: 999710510. Instagram: @vigilanciasanitariacaico.

banner_seridopneus-770

Câmara realizará homenagem póstuma ao vereador Zé Filho e às vítimas que a COVID-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp Image 2021-03-25 at 15.41.58

A Câmara de Vereadores de Caicó realizará uma homenagem póstuma ao vereador Zé Filho e todas às vítimas que a COVID-19 já fez. A homenagem acontecerá no próximo sábado (27), às 7:30, em frente a Casa Legislativa, onde serão plantadas duas “mudas” de craibreiras – planta nativa da região. A data marca 30 dias da partida pré-matura do vereador que lutou para vencer a COVID-19. Sugerida pelo vereador Andinho Duarte a homenagem póstuma foi acatada por todos os vereadores.

A realização do ato simbólico também objetiva homenagear as vítimas feitas pela Covid-19 no município e agradecer os profissionais de saúde que têm trabalhado todo esse tempo, dentro do conceito de reverenciar, reconectar e restaurar.

“Plantar árvores nativas é um ato genuíno de amor à vida, que traz felicidade para quem planta. É uma das formas mais gratificantes de se prestar homenagens a pessoas queridas que fizeram sua passagem”, disse Andinho.

Redemoinho causa estrago em fábrica de Parelhas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

Um “redemoinho” chamou a atenção de funcionários de uma fábrica de cerâmica nesta última segunda-feira (22) no município de Parelhas, na Região Seridó do Rio Grande do Norte. No registro, é possível ver a formação do “redemoinho” e ele ganhando forma e força em seguida.

De acordo com o meteorologista José Espínola, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), esse fenômeno é considerado um mini vórtice.

“Isto acontece muito na época mais quente do ano. Aqui na Região Oeste do RN, entre os meses de setembro e dezembro. São mini vórtices que se formam em função da diferença de temperatura e de pressão atmosférica entre duas regiões próximas” , disse ele

O meteorologista reforça que esse fenômenos são comuns na região e que eles são formados em áreas mais abertas, como “uma área com vegetação ou água e outra próxima com o solo descoberto”.

Após a formação do fenômeno, os trabalhadores mostram no vídeo o estrago causado por ele. É possível ver parte da cobertura da fábrica descoberta e as telhas no chão.

“Muito comum aqui no Nordeste. São chamados vulgarmente de redemoinhos”, esclarece o meteorologista

banner_seridopneus-770

‘Bolsonaro continuou com a política perversa’, diz ex-ministro Mandetta

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

henrique-mandetta-2

No dia que o Brasil ultrapassou a marca de 300 mil mortes, o ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou que o governo federal nada está fazendo para diminuir a contaminação, as mortes e o sofrimento da população.

Em entrevista à Globonews, na noite desta quarta-feira (24), Mandetta chamou o também ex-ministro Eduardo Pazzuelo de “Primeiro não-ministro da saúde”, afirmando que ele não estava preparado para assumir o cargo e que entrou para cumprir uma missão. “Saiu com 285 mil mortes na sua gestão sem ir uma vez à público consolar as vítimas, falar de distanciamento ou abrir um canal de comunicação”.

Sobre Bolsonaro, o ex-ministro criticou o pronunciamento feito na noite de terça-feira, dizendo que o presidente não é verdadeiro ao falar que sempre foi à favor da vacina, e relembrou episódios em que o chefe do executivo promoveu aglomerações, criticou o isolamento e as medidas de proteção como a máscara.

Relembrou que durante a sua gestão no ministério, Jair Bolsonaro nem sequer ouvia o que ele queria dizer. Precisou chamar o ministro da Casa Civil, marcar uma reunião fora da agenda para colocar seus pontos sobre a pandemia. “Quando me ouviu não mudou a postura. Continuou com sua lógica política perversa. Se amparava em assessores que viam a reação da internet, nos casos da cloroquina, das máscaras”, disse Mandetta.

Sobre o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, Mandetta afirmou não conhecer seu currículo e nem saber como é em gestão, e ressaltou que não tem como o Queiroga estar há 10 dias com a equipe do ministério e falar que não sabia da mudança que o ministério quis implantar no registro dos óbitos.

“Na primeira onda a sociedade respeitou distanciamento, havia canal de comunicação, foram comprados 15 mil leitos de CTI, foram calculados oxigênios, foram calculados remédios e o pessoal que chegou achou que isso caiu de graça. Começou a jogar essa condução na brincadeira, chegou ao ponto de não comprar vacina no momento certo e estão prometendo pro tempo futuro e o momento é hoje, o sofrimento é já”, afirmou.

Sobre a imagem do Brasil no exterior, o médico afirmou que “até agora o Brasil não merece respeito”, e concluiu “eu não ousaria dizer se a imagem do Brasil é pior na saúde, nas relações exteriores ou no meio ambiente”.

Pastoral Familiar da Paróquia de Sant’Ana de Caicó realiza gesto concreto de Ação Social para famílias carentes do município

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp Image 2021-03-21 at 17.35.33

A Pastoral Familiar da Paróquia de Santana de Caicó, em ação conjunta com os grupos ECC, EJC, EJNS, ENS e Cáritas Diocesana está realizando a Campanha de Arrecadação de Alimentos, em beneficio às famílias necessitadas de Caicó.

O objetivo da campanha é arrecadar alimentos que serão transformados em cestas básicas e doados para famílias.

Os pontos de arrecadação são os seguintes:

Copiadora Paraibana – na Avenida Rio Branco, número 61 em frente a Dona do Lar.

Cáritas Diocesana no Centro Pastoral Dom Wagner

Secretaria Paroquial- por trás da Catedral de Sant’Ana

Quem desejar doar dinheiro que será revertido na compra de alimentos, seguem os dados:

PIX – 84996221630

Banco do Brasil

Agência 0128-7

CC: 43.983-5

Em nome de Tibério Rodrigues – Pastoral Familiar

Procurador do RN quer que servidores doem 5% do salário para auxílio de R$ 3 mil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O procurador do Estado do RN Luis Marcelo Cavalcanti de Sousa comentou nesta quarta-feira (24) a proposta para que os servidores públicos doem 5% da renda para viabilizar um auxílio emergencial de R$ 3 mil para os mais afetados pela pandemia de Covid-19. Cavalcanti argumentou que atualmente o Brasil tem 12 milhões de servidores de todas as esferas, que consomem 13% do PIB do país, enquanto 6% são destinados à educação e 3% para a saúde. A ideia ganhou repercussão após o procurador fazer uma publicação nas redes sociais.

“É uma proposta de justiça social, de partilha social, para que juntos pensemos em um grande movimento neste sentido. É uma coisa bem embrionária ainda, mas para a minha grata surpresa, já recebi contato de pessoas ligadas a Assembleia e ao Governo para amadurecer isso”, disse em entrevista ao programa Repórter 98 desta quarta-feira (24).

O procurador explicou que em 2019 o gasto com servidor público chegou a quase R$ 1 trilhão ( R$ 930 bilhões), e 5% desse valor chega a R$ 46 bilhões, enquanto cerca 46 milhões de pessoas irão receber novo auxílio emergencial do Governo Federal, que irá variar de R$ 150 a R$ 375. Cavalcanti disse que se fosse descontado esse valor por 3 meses daria o auxílio de R$ 3 mil.

“Se a gente fizesse esta conta daria  e pegasse 5% do que é pago ao funcionalismo e destinada aos 46 milhões de brasileiros, daria um auxílio de R$ 3 mil”, disse.

Ele destacou que ficaria de fora os servidores que ganham menos que um salário mínimo. “Tem muito servidor que pode dar mais de 5%. Eu não consigo nem ver isso como altruísmo, porque é muito pouco mesmo. Lancei essa ideia para ver se ganha corpo, para mobilizar todo mundo”, pontuou.

Fonte: Portal Grande Ponto

Empresas optantes do Simples Nacional terão ICMS prorrogado por 90 dias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os contribuintes optantes pelo Simples Nacional, regime simplificado de arrecadação de tributos, terão um prazo de 90 dias para começar a pagar o ICMS das competências dos meses de março a maio. A medida foi tomada em reunião, nesta quarta-feira (24), do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), que definiu o início dos pagamentos a partir de julho. O valor referente a cada mês poderá ser pago de forma parcelada em duas vezes, podendo ser quitada uma parcela por mês. Essa postergação beneficia mais de 119,4 mil contribuintes de ICMS no Rio Grande do Norte, incluindo os registrados como Microempreendedor Individual (MEI).

A decisão será oficializada em resolução a ser publicada no Diário Oficial da União e partiu de uma proposta feita pelo Governo do Rio Grande do Norte, atendendo a um pleito do setor produtivo potiguar, junto ao Comitê Nacional de Secretários de Fazenda e Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). Os membros acataram unanimemente a sugestão e o pedido foi protocolado junto ao CGSN, que em reunião na manhã de hoje decidiu por prorrogar os vencimentos dos tributos que integram o Simples.

São recolhidos via boleto único oito tributos: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL); PIS/Pasep; Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Imposto sobre Produto Industrializado (IPI); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto sobre Serviços (ISS); e a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

Empresas optantes do Simples Nacional terão ICMS prorrogado por 90 dias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os contribuintes optantes pelo Simples Nacional, regime simplificado de arrecadação de tributos, terão um prazo de 90 dias para começar a pagar o ICMS das competências dos meses de março a maio. A medida foi tomada em reunião, nesta quarta-feira (24), do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), que definiu o início dos pagamentos a partir de julho. O valor referente a cada mês poderá ser pago de forma parcelada em duas vezes, podendo ser quitada uma parcela por mês. Essa postergação beneficia mais de 119,4 mil contribuintes de ICMS no Rio Grande do Norte, incluindo os registrados como Microempreendedor Individual (MEI).

A decisão será oficializada em resolução a ser publicada no Diário Oficial da União e partiu de uma proposta feita pelo Governo do Rio Grande do Norte, atendendo a um pleito do setor produtivo potiguar, junto ao Comitê Nacional de Secretários de Fazenda e Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). Os membros acataram unanimemente a sugestão e o pedido foi protocolado junto ao CGSN, que em reunião na manhã de hoje decidiu por prorrogar os vencimentos dos tributos que integram o Simples.

São recolhidos via boleto único oito tributos: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL); PIS/Pasep; Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Imposto sobre Produto Industrializado (IPI); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto sobre Serviços (ISS); e a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

“Apresentamos a sugestão na última reunião do Comsefaz e os demais secretários foram muito sensíveis devido à situação da pandemia em todo o país e da necessidade de medidas para amenizar os efeitos para o setor produtivo. Essa aprovação demonstra o quanto o Governo do Estado está atento as dificuldades da classe empresarial do RN e que tem buscado soluções articuladas”, diz o secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.