Caicó reunirá colecionadores na realização da 6ª Expofeira de Colecionismo e Raridades

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nos próximos dias 06 e 07 de dezembro, sexta-feira e sábado, respectivamente, a Ilha de Sant’Ana será palco da 6ª edição da Expofeira de Colecionismo e Raridades de Caicó.

O evento é promovido simultaneamente com o 9º Encontro de carros antigos e o 3º encontro de motos antigas.

O evento também contará com feira de artesanato, shows culturais e encontros e reencontros de colecionadores de várias partes que chegam para impulsionar a arte do colecionismo e integração fraterna.

Momento de encontro de diversas gerações e um grande atrativo de lazer que envolvem toda a família.

A abertura será na sexta-feira às 19 horas com apresentação da Filarmônica Recreio Caicoense. Todo acesso é gratuito.

Pe. Costa fala sobre parcerias, inovações e tradição do CDS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Colégio Diocesano Diocesano (CDS) tem se destacado não só pela excelência educacional, mas também pelas parcerias e pelo ambiente acolhedor que oferece aos seus alunos. Em entrevista, o Pe. Costa, diretor do CDS, compartilhou detalhes sobre as ações que a escola está realizando para garantir uma formação integral e de qualidade também no ano letivo de 2025.

Pe. Costa destacou a parceria com o SAE Digital e a Escola da Inteligência, que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos. Essas iniciativas permitem que o CDS acompanhe de perto as inovações pedagógicas, promovendo o aprendizado emocional e social, além do cognitivo.

Celebrando 50 anos de existência: Caicó comemora o legado do curso de Geografia do Ceres-UFRN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O curso de Geografia do Ceres (Centro Regional de Ensino Superior do Seridó), da UFRN, celebra 50 anos de existência, destacando-se como um marco de desenvolvimento educacional e social para a região do Seridó potiguar e paraibano. Desde sua fundação, em 1974, o curso tem desempenhado um papel crucial na formação acadêmica, com contribuições em ensino, pesquisa e extensão.

Iapony Rodrigues Galvão, professor do curso, enfatiza que a Geografia foi um dos primeiros cursos do Ceres, com início em instalações.. Em 1982, o campus se estabeleceu no bairro Penedo, em Caicó, o que ampliou as possibilidades de formação e pesquisa.

O curso avançou significativamente, inaugurando o primeiro doutorado profissional do Seridó, somando-se ao mestrado acadêmico e profissional já existentes. “Esse é um dos grandes presentes nesses 50 anos”, destacou o professor, mencionando também os nove laboratórios de pesquisa que consolidam a atuação do curso dentro e fora da universidade.

As perspectivas futuras são promissoras, com novos projetos e especializações em andamento, como a recém-aberta em Metodologia Científica. A Geografia do Ceres continua a desempenhar papel central no desenvolvimento regional, formando profissionais que atuam em diversas áreas, desde a educação até a gestão pública, reafirmando seu compromisso com a comunidade seridoense.

banner_seridopneus-770

Coordenador do Sindsaúde Seridó destaca propostas para fortalecer lutas sindicais no 12º Congresso do Sindsaúde-RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O 12º Congresso do Sindsaúde-RN está sendo realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro no Mardunas Hotel e Eventos, em Nísia Floresta/RN. Joaquim José, coordenador do Sindsaúde Regional do Seridó, destacou a importância do evento para a construção de novas alternativas no estatuto e nas lutas do sindicato.

“Trouxemos do Seridó 107 delegados de 25 cidades da região, com a expectativa de que essas contribuições ajudem a melhorar o andamento e as lutas do nosso sindicato”, afirmou Joaquim.

Entre as principais propostas defendidas pela delegação do Seridó estão:
• Destinar os 20% das contribuições atualmente repassados ao nível estadual diretamente à regional do Seridó.
• Automatizar as reservas de chalés pelo site.
• Tornar o Conselho Fiscal mais democrático, com representantes de todas as regionais e participação efetiva na fiscalização das finanças.
• Implementar maior controle sobre o uso dos telefones institucionais.

O coordenador também mencionou que cerca de 30 propostas estão sendo apresentadas pela regional do Seridó, com o objetivo de fortalecer a transparência e a democracia no sindicato. “A expectativa é que possamos aprová-las no Congresso e contribuir para um sindicato mais eficiente e representativo”, concluiu.

banner_seridopneus-770

Frentes Parlamentares das Águas do RN e PB fazem visita técnica às obras da Transposição no Ramal Apodi

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Presidente da Frente Parlamentar das Águas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o deputado Francisco do PT visitou nesta sexta-feira (29) as obras da transposição do São Francisco no Trecho IV, do qual faz parte o Ramal Apodi e que está com cerca de 68% de obras concluídas.  

O convite foi estendido pela Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa da Paraíba, presidida pelo deputado Tassiano Diniz (União), que fez a fala de abertura no local do encontro, a Câmara Municipal de Cachoeira dos Índios (PB). A visita técnica dos representantes dos Legislativos foi com a intenção de unir esforços e conhecimento sobre o andamento desse importante projeto de integração do Rio São Francisco. 

Na comitiva também estavam presentes o presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), Paulo Sidney; o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Francisco Auricélio de Oliveira; deputado paraibano Chico Mendes (PSB-PB), autor da proposição para a visita; o ex-deputado Jeová Campos, ex-presidente da Frente Parlamentar das Águas na PB, além de integrantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Nacional, técnicos e lideranças políticas dos municípios do entorno. 

Este trecho irá contribuir com o abastecimento de cerca de 54 municípios ou aproximadamente 750 mil pessoas, principalmente da região oeste potiguar. 

“Esse é um sonho antigo que o presidente Lula tirou do papel, colocou como uma realidade e que teve uma grande participação do governo da professora Fátima Bezerra. Agora o nosso desejo é que essas obras sejam concluídas o mais breve possível, porque elas são a garantia de água para beber, de água para o consumo animal, para a atividade econômica e para a agricultura. Portanto, é uma obra histórica, é provavelmente a maior obra hídrica do nordeste brasileiro. Então há muita expectativa nossa que essas águas cheguem ao Rio Grande do Norte também”, disse o deputado Francisco do PT.

Francisco afirmou que acompanha as obras da Transposição antes mesmo de ser deputado estadual. “Sou seridoense, de uma região do Rio Grande do Norte onde fui prefeito, que também será contemplada com as obras do Programa de Integração do São Francisco, (PISF), então a minha mensagem para o povo do Rio Grande do Norte é que nós estamos atuantes, vigilantes e acompanhando a realização dessas obras para que possamos, o mais breve possível, presenciar a chegada das águas do São Francisco através do ramal do Apodi”, disse.

A primeira parada do grupo foi na Barragem do Redondo, no Sítio Redondo, em Cachoeira dos Índios. O ponto seguinte foi a Barragem Caiçara, em São José de Piranhas, marco zero do eixo norte e aonde se inicia o Ramal do Apodi, que vai até o túnel de Major Sales e encontra “reservatórios de passagem”, como em Angicos, Pau dos Ferros e outros, até chegar à Santa Cruz, destino final. 

O terceiro local da visita técnica foi o emboque do túnel Major Sales, no município de Uirauna, divisa do RN com a PB.

A visita técnica foi guiada pelo coordenador geral de obras e fiscalização do Ministério da Integração, o engenheiro Tiago Portela, que fez explicações sobre cada trecho visitado e citou a previsão de conclusão para o terceiro trimestre de 2025. 

Segundo Tiago, este trecho da transposição, que no momento conta com cerca de 1.500 trabalhadores, já chegou a contar com até 2.500 profissionais.

Presidente do Igarn, Paulo Sidney explicou que o reservatório Caiçara, mesmo aparentando ser pequeno, do ponto de vista da armazenagem, é estratégico para o PISF. 

“Com esse incremento da transposição, nossos maiores reservatórios vão poder ter um nível de água desejado e nós vamos poder fazer isso incrementando com as águas que virão aqui da integração do São Francisco”, disse.

Auricelio, da Semarh, afirmou: “É uma obra importante para a segurança hídrica do RN” .

Em outubro, o Governo Federal deu início aos testes do primeiro trecho do Ramal do Apodi. A água do Rio São Francisco saiu da Barragem de Caiçara e percorreu até o Rápido Arruído, com o objetivo de verificar se as estruturas recém construídas estão funcionando adequadamente.

Obra do Novo PAC, o Ramal do Apodi se inicia na estrutura de controle na Barragem Caiçara, com extensão de 115,5 km, e se desenvolve pelos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, alcançando o reservatório da Barragem Angicos, situada no município de José da Penha. 

Este ramal é parte do eixo Água para Todos do Novo PAC e tem como principal objetivo levar água para os cidadãos, indústrias e áreas de desenvolvimento da agricultura irrigada na bacia do rio Apodi, no estado do Rio Grande do Norte, e nas bacias do médio e baixo rio Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.

Tem investimento previsto de aproximadamente R$ 1,7 bilhão pelo Governo Federal.

Vivaldo comemora conclusão da obra de restauração da barragem Passagem das Traíras

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O deputado Vivaldo Costa registrou em plenário a importância da conclusão das obras de restauração da barragem Passagem das Traíras. Foi durante a sessão plenária desta última quarta-feira (27) na Assembleia Legislativa.

“Estou muito feliz com esta obra, onde na placa inaugural está escrito: um sonho de 100 anos realizado em 100 dias. Falei com a governadora e com o secretário de Recursos Hídricos, Paulo Varella e também contei com o apoio do deputado Francisco do PT. E graças a esse esforço conjunto, a barragem foi restaurada”, afirmou o deputado.

Vivaldo citou que a construção da barragem, um sonho de 100 anos, foi uma grande satisfação que teve a oportunidade de realizar durante seu mandato como governador interino do RN.

O deputado citou que para o próximo ano há uma boa perspectiva de bom inverno. Citou também o apoio do senador Rogério Marinho e o apoio incondicional do deputado Francisco, que durante sua ausência na ALRN, quando ficou temporariamente sem mandato, empunhou esta bandeira. Em aparte, o deputado Francisco o parabenizou pelo protagonismo na construção da barragem.

banner_seridopneus-770

Caicó e São Fernando têm parada programada de abastecimento na terça-feira (03/12)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A partir das 6 horas da manhã de próxima terça-feira (03/12) as cidades de Caicó e São Fernando terão suspensão no abastecimento. A parada programada é necessária para instalação de equipamentos de automação nos reservatórios em Caicó e também para manutenção no sistema Manoel Torres.

A previsão é religar o sistema ainda no início da tarde da terça. Após o sistema ser religado, a normalização no envio de água para São Fernando é de até 48 horas e para Caicó de até 24 horas. A orientação da Caern é que durante a interrupção e período de normalização a população economize água de forma segura e use de forma consciente.

banner_seridopneus-770