Femurn diz que Prefeitos não vão conseguir pagar salários até o dia 10

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Até 30% dos municípios potiguares, listados entre os que pagariam os salários de dezembro do ano passado no dia 10, não terão condições de cumprir o compromisso, de acordo com levantamento da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Apesar de terem firmado acordo com os servidores para adiar a quitação da folha por causa da crise econômica, cerca de 50 municípios não teriam conseguido levantar recursos para isso. “Alguns já tem pagamentos atrasados de meses anteriores”, comentou o prefeito de Assu, Ivan Júnior, vice-presidente da Femurn.

Os dados não são precisos, uma vez que são levantados de maneira informal. O representante optou, portanto, em não citar nomes dos municípios supostamente inadimplentes, argumentando que não teria uma listagem de todos. Disse ainda que, em alguns casos, os prefeitos pagaram servidores ativos e ficaram devendo comissionados, ou optaram por pagar determinadas secretarias e atrasar outras, etc.

Em dezembro, baseados em levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os representantes estaduais informaram que 112 (67%) prefeitos estariam com dificuldades para cumprir a folha no final de ano e, por isso, em comum acordo com a Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal (FETAM/RN), o prazo de pagamento foi estendido para janeiro. No Brasil, 43% dos municípios encontravam-se em situação semelhante.

07-12-fabricio-banner161_zpsdd3e310f

banner_seridopneus-770