Codevasf inicia segunda etapa da pavimentação da via de acesso à Serra João do Vale

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) iniciou a segunda etapa das obras de pavimentação da via de acesso à Serra João do Vale, localizada no município de Jucurutu, na região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Cerca de R$ 5,61 milhões estão sendo investidos no empreendimento. Serão aproximadamente duas mil pessoas beneficiadas, que passarão a contar com melhores condições de tráfego na região. Os recursos investidos são oriundos do Orçamento Geral da União, repassados à Companhia via emendas parlamentares.

Ao todo, serão pavimentados 1.8 mil metros, com pavimentação em tratamento superficial duplo (TSD).

A estrada de acesso a Serra João do Vale está inserida em uma área bastante escarpada, rochosa, e com passagens de corpos hídricos, tornando-se uma obra complexa e de difícil execução/operacionalização.

As obras da via envolvem serviços de corte, aterro, detonação de rochas com explosivos, sub base, base e o revestimento asfáltico, além dos serviços de drenagem com meio fio, calhas, dissipadores de energia, drenos, bueiros e sinalização vertical e horizontal.

Os serviços de melhoria de infraestrutura urbana/rural fazem parte das ações promovidas pela Codevasf, seja diretamente ou por meio de convênios com os poderes públicos local e estadual. Entre as iniciativas estão o calçamento e a pavimentação de vias públicas; a implementação e a manutenção de estradas vicinais, além de construção de pontes e passagens molhadas, perfuração e instalação de poços, doações de máquinas e equipamentos, adutoras, etc.

A Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Atua em 2.688 municípios brasileiros localizados em 16 unidades da federação. A Companhia executa políticas públicas voltadas à promoção de desenvolvimento regional com projetos nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável.