Quase 20% do Senado é formado por suplentes

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

senado-plenario

Provavelmente os eleitores não sabem quem são e nunca viram sequer o rosto dos senadores suplentes que, por motivo de falecimento, cassação e licença dos titulares, ocuparam o lugar deles. Mas fato é que eles representam quase 20% do Senado Federal brasileiro.

Dos atuais 81 senadores da República, dezesseis não são os titulares eleitos. Para se ter uma ideia do que o número representa, seria a segunda maior bancada do Senado, perdendo apenas para o PMDB, que tem 19 senadores. O grupo de substitutos é mais numeroso do que as segunda e terceira maiores bancadas da Casa: PSDB (12 parlamentares) e PT (10).

Se o quadro permanecer assim até fevereiro, os substitutos participarão da importante votação que vai escolher o presidente da Casa pelos próximos dois anos, prevista para o dia 1º de fevereiro. Cada chapa eleita no Senado é composta por um titular e dois suplentes. Tradicionalmente, os substitutos são empresários, donos de grandes patrimônios, que financiam a campanha do senador que encabeça a chapa.

Ao assumir o mandato, o suplente passa a ter direito a todas as prerrogativas de um senador, como salário de R$ 33,7 mil, motorista particular, apartamento funcional e outros benefícios. Além disso, substituir o titular da chapa é uma oportunidade de ganhar destaque e, até mesmo, uma chance de iniciar uma carreira política.

banner_seridopneus-770