O Ministro da Educação, Mendonça Filho, inaugurou nesta segunda-feira (30) a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal, que passa a contar de dez para 23 leitos. A ampliação do setor vai reduzir o tempo de espera e a quantidade de crianças prematuras que necessitarem de atendimento emergencial.
“Estamos aumentando em mais de 100% a quantidade de leitos na UTI da maternidade. Com isso estamos investindo e fortalecendo duas frentes fundamentais de trabalho que o Ministério da Educação não pode deixar de atender, a primeira é o atendimento especializado às crianças que nascem necessitando de cuidados especiais. A segunda é o fortalecimento da capacitação técnica para alunos da área da saúde do ensino superior no estado”, disse o ministro.
A cerimônia contou com a presença de deputados, senador, prefeitos e do governador interino, Fábio Dantas, além de servidores da unidade hospitalar, alunos e professores. A Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva; reitores da UERN e IFRN; presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais; e a superintendente da maternidade, Sônia Barreto, receberam os convidados na cerimônia.
“Com esses leitos, a maternidade passa a representar 30% da quantidade de leitos de UTI Neonatal do Estado com um equipe de profissionais completa para atender. É de extrema importância para o processo de ensino, pesquisa e extensão que é competência da universidade, aliada à qualificação, conforto e melhoria no atendimento às mães e bebês que mais necessitam de cuidados”, disse a reitora.
