O Projeto de Ressocialização dos apenados da Penitenciária Estadual do Seridó realizou, neste final de semana uma palestra com os presos do Regime semiaberto. O evento contou com a participação do bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos, que falou sobre a esperança para os detentos. O juiz José Vieira, coordenador do Projeto deixou claro que as palestras, geralmente realizadas quinzenalmente servem como orientação de vida, já que o projeto é bem mais amplo.
“Estabelecemos três pilares, que é a educação, a profissionalização e a assistência. Essas palestras que damos quinzenalmente não resume a parte educacional, também focará o chamamento desses presos para que eles possam fazer cursos na rede regular de ensino. E a gente fazer um acompanhamento para saber se eles estão cumprindo essa obrigação escolar de uma maneira satisfatória”, explicou Vieira a Marcos Dantas.
O principal objetivo do projeto é contribuir para que homens e mulheres sejam reinseridos na sociedade, de forma digna. E isso passa pela qualificação dos apenados. Para isso, Dr. José Vieira já teve conversas com a administração municipal, e espera se reunir brevemente com o empresariado caicoense, com o propósito de sensibilizá-lo a contratar a mão-de-obra, após o processo de qualificação. “Vamos querer transformar esse nosso projeto em algo concreto, não adianta ficar apenas na boa intenção”, finalizou.
