Nesta quinta-feira, 8 de março, – dia no qual se celebra internacionalmente a luta das mulheres – Currais Novos será a sede do maior protesto no interior do estado: a III Marcha das Margaridas do Seridó.
A concentração do evento será na frente do Sindicato de Trabalhadores e trabalhadoras Rurais (STTR) de Currais Novos (Rua José Milanez, 50) e seguirá até a Praça Cristo Rei. Nesta terceira edição, a marcha vai às ruas reforçar a luta das mulheres seridoenses em defesa da Democracia, pela Aposentadoria digna e pelo Fim da Violência contra Mulher.
Estima-se cerca de trezentas participantes vindas de Caicó, Acari, Parelhas, Lagoa Nova, Jardim do Seridó… Além da própria Currais Novos. A marcha é organizada pelo Fórum das Mulheres do Seridó, Marcha Mundial das Mulheres, STTRs do Seridó e FETARN.
A Marcha das Margaridas leva esse nome em homenagem a Margarida Maria Alves (1933-1983) que foi uma agricultora e sindicalista alagoana assassinada por um matador de aluguel. A frase mais marcante de Margarida foi “É melhor morrer na luta do que morrer de fome”.
