Marcada para esta quinta-feira, com um show de Gilberto Gil, a abertura da Casa do Brasil na Rússia, batizada de Brasil Experience, foi adiada por tempo indeterminado. Segundo os organizadores, por atraso na transferência do dinheiro entre os sistemas bancários do Brasil e da Rússia, o aluguel do local do evento ainda não foi pago. E, como não receberam o pagamento, os proprietários da antiga cervejaria, a 1,5 km da Praça Vermelha, se recusaram a abrir a casa.
Por causa do imprevisto, o show de Gil precisou ser cancelado — como informou Ancelmo Gois em seu blog, no site do Globo —, pois o cantor só tinha agenda disponível nesta quinta e sexta, quando o problema ainda não deve ter sido resolvido.
O show de Emicida, marcado para sábado, também está ameaçado. Os organizadores do evento esperam resolver o problema até domingo, a tempo da estreia do Brasil na Copa da Rússia, e estão tentando uma nova data disponível com os empresários do rapper. Segundo eles, o resto da programação, a partir da semana que vem, está mantida. Entre os shows marcados estão os de artistas como Mart’nália e Hermeto Paschoal.
Gilberto Gil foi convidado a abrir o Brasil Experience pela CBF. A casa foi alugada pela Vividbrand, braço da agência de publicidade Publicis, que atende os patrocinadores da Seleção e da CBF. Segundo a assessoria de imprensa de Gil, ele cumpriu sua parte, chegando com um dia de antecedência à Rússia acompanhado de sua equipe — dois de seus músicos, inclusive, tiveram problemas na imigração.
O cantor já foi informado de que receberá seu cachê, uma vez que o problema é dos responsáveis pelo aluguel do espaço. Ele vai assistir aos dois primeiros jogos do Brasil na Rússia e, depois, seguirá para Londres, onde inicia a turnê “Refavela40”. Em seu Instagram, o cantor não se pronunciou sobre o assunto, mas fez uma reflexão sobre os planos de Deus.
Os 13 outros artistas e grupos de todo o país contratados para se apresentar na Casa foram selecionados pela Brasil, Música & Artes (BM&A), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que se dedica a divulgar a música brasileira no exterior, com apoio da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O dinheiro para levá-los vem da própria Apex (R$ 650 mil) e do Ministério da Cultura (R$ 2,9 milhões), que escolheu a proposta da BM&A entre dez outras, por concorrência pública realizada este ano. Em nota, o Ministério da Cultura esclareceu que não é responsável pelo projeto Brasil Experience – Casa Brasil na Rússia. “A gestão do espaço está a cargo da agência Vivid Brand, do Grupo Publicis”, diz a nota.
O projeto Brasil Experience, desenvolvido para ser uma embaixada da cultura brasileira no país da Copa, não conta apenas com shows. Inclui outras experiências brasileiras, das artes à gastronomia, voltadas para o público internacional.
O GLOBO
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