Hospital Regional de Caicó esclarece morte de mulher por suspeita de meningite bacteriana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma mulher de 63 anos, moradora de Jucurutu morreu nesta tarde de domingo (28) com suspeita de meningite no Hospital Regional de Caicó.

Maria José da silva Lira começou a sentir dor de cabeça, febre e dor nas costas já na segunda (22). De acordo com familiares, de quarta pra quinta já não conseguia mais andar e foi levada para o Hospital. Ela deixa três filhos.

Em nota, o Hospital Regional comentou o caso:

Nota de Esclarecimento

O Hospital Regional Do Seridó Telecila Freitas Fontes (HRSTFF) vem através deste meio, esclarecer a população sobre o óbito ocorrido hoje (28/04/19) pela manhã, nesta unidade hospitalar, por causa SUSPEITO de meningite bacteriana. A paciente deu entrada nesta Unidade Hospitalar na manhã da última quinta-feira (25/04/19), trazida por profissionais de saúde em uma ambulância do município de Jucurutu. Foi atendida pelo médico da urgência, que prontamente solicitou exames laboratoriais e de alta complexidade para serem realizados com urgência e encaminhou a paciente para o internamento.

O Hospital esclarece que não conseguiu isolar o tipo específico da bactéria, e que mesmo assim, foram tomadas todas as medidas cabíveis, inclusive em relação à situação epidemiológica. Foi administrado protocolo de tratamento específico por nossa equipe de profissionais que são devidamente preparados e capacitados. Realizamos esclarecimentos e quimioprofilaxia para todos os profissionais que manejaram diretamente com a paciente (inclusive os profissionais do município de Jucurutu) e familiares mais próximos.

A Meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. É uma doença séria que pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca.

O contágio se dá por vírus e bactérias causadoras da doença que podem ser transmitidos por gotículas via tosse, espirro, beijo ou compartilhamento de itens pessoais. Por isso, é importante evitar ficar muito próximo a pessoas portadoras de meningite.

Além disso, seguir algumas medidas básicas ajuda a prevenir a doença:

  • Lave sempre as mãos. Elas são a principal porta de entrada para muitas doenças;
  • Não compartilhe itens de uso pessoal com outras pessoas, como cigarro, copos ou escovas de dente;
  • Permaneça sempre saudável, com sistema imunológico funcionando corretamente;
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca.

Deixamos aqui, nossos sinceros sentimentos de pesar a todos os familiares da paciente e que o tempo traga alívio para dor dessa perda irreparável.