Com a proximidade dos festejos juninos o Corpo de Bombeiros de Caicó alerta para os cuidados que devem ser feitos para a comercialização dos fogos de artificio. A recomendação é que seja obedecido itens de segurança, inclusive que se tenha uma extintor no local para uma eventual incêndio.
Em entrevista a nossa reportagem, o comandante do Terceiro Grupamento do Corpo de Bombeiros de Caicó, capitão Lima Verde, informou que o protocolo do vendedor passa primeiro por uma guia da Prefeitura que vem informando o local onde serão comercializado os fogos de artifício. Em seguida ele traz a guia ao Corpo de Bombeiros para que seja feita solicitação de vistoria e posteriormente ser liberado o local para venda desses produtos.
Ao bombeiro compete a função de ir ao local, fazer a vistoria para analisar se a área está apta ou não para receber a instalação das barracas. Um dos critérios exigidos para a instalação é seguir as distâncias mínimas entre as barracas, residências, postos de gasolina ou de alguma fiação elétrica, para assim estar de acordo com as normas de segurança.
É importante destacar que a venda, fabricação ou estocagem de fogos de artifício em locais inapropriados e sem a autorização dos órgãos competentes é crime. O Artigo 253 do Código Penal prevê detenção de seis a dois anos
