O Dia Mundial da Visão, celebrado na quinta-feira (10), reforça a busca pelos cuidados e atenção com a saúde dos olhos. De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 75% dos casos de cegueira no mundo poderiam ser evitados ou tratados. Dentre as principais causas de cegueira e deficiência visual estão: catarata, glaucoma, erros refrativos (miopia, astigmatismo, presbiopia e hipermetropia) não corrigidos e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
As crianças também sofrem com a falta de atenção ocular. Aproximadamente uma criança fica cega por minuto no mundo e mais da metade desses casos poderiam ser evitados, conforme revelou o estudo da Agência Internacional para Prevenção à Cegueira (IAPB). As causas para esta condição nas crianças, na maior parte, são semelhantes ao que ocorre com os adultos.
Para o Oftalmologista da Oftalmed Hospital de Olhos, Anderson Martins, os dados refletem a triste realidade da falta de informação e de uma política mais eficaz de saúde ocular no Brasil e no mundo. “O simples ato de se consultar com um oftalmologista uma vez durante o ano pode prevenir e tratar doenças capazes de impossibilitar a visão, por isso é tão importante visitar o especialista, realizar exames e ver se está tudo em dia com o olhos”, enfatizou o oftalmologista.
Sobre o Dia Mundial da Visão:
Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial da Visão é comemorado na segunda quinta-feira do mês de outubro no mundo inteiro. O objetivo da iniciativa é dialogar e mostrar a importância de discutir a saúde dos olhos de forma preventiva.
