Mais conhecido como Bloco do Magão, o Ala Ursa do Poço de Sant’Ana existe há mais de 40 anos e garantiu a Caicó o título de maior folia de rua do Rio Grande do Norte. O frevo frenético de sua orquestra, os bonecos gigantes e as burrinhas são grandes destaques, anualmente, nas avenidas caicoenses.
Este ano, sem Carnaval de rua em virtude da pandemia do coronavírus, o Ala Ursa do Poço de Sant’Ana mantém o foco na reforma de sua sede, localizada no antigo CSU do Bairro Paraíba, e prepara uma programação de oficinas virtuais e presenciais ainda para este primeiro semestre.
Com projetos aprovados em editais da Lei Aldir Blanc, a associação cultural promoverá oficina virtual de escultura em papietagem, com técnicas artesanais para confecção de bonecos gigantes a partir da reutilização de papel. Outra ação será a produção de documentário sobre o Bloco do Magão.
A associação do Ala Ursa também aguarda aprovação de outro projeto cultural na Lei Câmara Cascudo, para promover ações gratuitas para a comunidade. Algumas das programações previstas acontecerão na sede do bloco, que iniciará em breve uma reforma com recursos de doações da comunidade.
