Um dia após o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência Standard & Poor’s, a presidente Dilma Rousseff convocou para a manhã desta quinta-feira (10) uma reunião de emergência com sua coordenação política. Esse tipo de encontro acontece uma vez por semana, geralmente às segunda-feiras, para que a presidente e seus principais ministros discutam os assuntos da semana. O grupo já se reuniu nesta terça-feira (8).
O tema que a presidente quer tratar nesta quinta, porém, é único: saídas para o rombo fiscal de R$ 30,5 bilhões apresentado na semana passada, pela equipe econômica, na proposta orçamentária para 2016. A ordem de Dilma é que, o mais rápido possível, sua equipe apresente maneiras de cortar despesas do governo e elevar a arrecadação, muito provavelmente com novos impostos.
A presidente diz preferir que os novos tributos tenham data para acabar fixada em lei. Diante do desencontro de integrantes do governo, como os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) travando subsequentes embates na condução da política econômica, Dilma pretende afinar o discurso e, para acalmar o mercado, fazer ressoar entre os ministros que a meta do Executivo é perseguir um superavit de 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto), mesmo apresentando um Orçamento deficitário para o ano que vem.





