Em Caicó, o Curso de Direito da Faculdade Católica Santa Teresinha está realizando uma Mostra de Extensão e dentro da programação consta a realização de um Júri Simulado com o tema: “Transfusão de sangue compulsória: Direito à vida ou à dignidade”. O evento será realizado na quarta-feira (22), às 19 horas, no auditório da Faculdade Católica.
“A gente criou um caso que se aproxime a casos reais e vamos fazer a simulação do julgamento de uma pessoa”, disse o professor do Curso do Direito, Augusto Maia.
De acordo com Augusto, foi criado um caso de uma testemunha de Jeová que foi submetida a uma cirurgia e precisou de uma transfusão de sangue e o médico não realizou o procedimento obedecendo a paciente (as testemunhas de Jeová têm um documento que desautoriza a transfusão de sangue). O paciente morreu e o médico está sendo acusado pelo Ministério Público e pela família do paciente de homicídio.
No júri simulado haverá um grupo de alunos de acusação (MP e família da vítima) e um grupo de defesa do médico. O júri será aberto e qualquer pessoa poderá participar.
“Um trabalho como esse possibilita que o aluno do curso de Direito cresça, que saia da zona de conforto e respire novos conteúdos que ele nem se dava conta. Isso é importante para a sua construção profissional, acadêmica e pessoal”, afirmou Augusto Maia.
Os alunos do Curso de Direito, Eduardo e Júlia integrarão o debate no júri simulado. Júlia fará o papel de advogada da parte da acusação (vai defender que a vida da vítima era mais importante). Já Eduardo será o advogado de defesa e vai defender o médico Oswaldo.
O Corpo de Jurados será composto por cinco profissionais: Dr.ª Kalina (presidente eleita da OAB-Caicó), Professor Rilawilson, professor Saulo Torres, professor Alex Dantas e a professora Joseane (diretora acadêmica da Faculdade Católica).
