De 12 a 23 de setembro, o Curta Caicó realiza programação em quatro escolas públicas de Caicó-RN. São as oficinas “Documentando”, com o cineasta Marlon Meirelles. As contempladas são a Escola Estadual Zuza Januário, a Escola Estadual Padre Edmund Kagerer, a Escola Estadual Antônio Aladim e a Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim.
As oficinas de audiovisual resultarão na produção de um curta-metragem por escola. Além dos alunos, que serão 80 no total, professores também poderão participar das oficinas, como forma de se tornarem multiplicadores da linguagem audiovisual nas escolas, fazendo a convergência entre educação e cultura.
“‘Documentando’ vem como forma de articulação entre cultura e educação, fazendo com que novos artistas mostrem todo o seu potencial, apostando em talentos norte-rio-grandense”, observa Raildon Lucena, diretor do Festival.
O professor Marlon Meirelles é cineasta e possui larga experiência na didática do ensino audiovisual e que já ministrou oficinas em vários estados. A ideia é que ao final, os alunos de cada escola produzam filmes, desde a ideia do roteiro até a pós-produção que serão exibidos em outubro no Curta Caicó, e que também entrarão em circuito nas Casas de Cultura do RN.
Para Raildon, o Festival tem o propósito de trazer esperança e oportunidade para os jovens e a população do interior de conhecer a sétima arte.
O 5º Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação e conta com patrocínio da Eletrocenter, Supermercado Santa Rita, MC Telecom Revendas TIM e Seridó Plast. O festival também conta o apoio do Sistema Fecomércio do RN através do SESC RN. Além dos seguintes apoios culturais: UEPB, Cardume, Cineland, ACCIRN, Místika, Tarrafa e Bobox Produções
