Lançado na semana passada em evento no Cineland, em Caicó-RN, o documentário “Festa de Sant’Ana de Caicó – Patrimônio Cultural Brasileiro” já está disponível no YouTube. O projeto aprovado no Edital Economia Criativa 2023 – Sebrae RN, destaca a dimensão do festejo caicoense e as particularidades da celebração que a levaram a ser reconhecida como patrimônio nacional pelo IPHAN.
“O Rio Grande do Norte tem a presença de outros patrimônios culturais reconhecidos pelo IPHAN, como o forró, o repente, o cordel, a capoeira, o teatro de bonecos, mas o único patrimônio imaterial brasileiro exclusivo do território potiguar é a Festa de Sant’Ana de Caicó”, explica Diego Vale, diretor do documentário.
A iniciativa é do portal Caicó Criativa, com produção da Agência Referência, apoio da Paróquia de Sant’Ana de Caicó e patrocínio do Sebrae RN. A produção executiva é de Raildon Lucena; produção: Leianne Régia; fotografia, montagem e finalização: Gabriel Morais; assistência de direção: Ed Junior.
A pesquisadora Maria Isabel Dantas destaca no documentário a justificativa que levou ao reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ela mostra como os elementos identitários estão presentes na festa, a exemplo da doçaria seridoense.
“O material audiovisual está disponível na internet e agora torcemos que os professores trabalhem esse conteúdo em sala de aula. O documentário também será uma fonte de consulta para pesquisadores que estudam a Festa de Sant’Ana. Além disso, o filme pode servir para que o poder público, a igreja e a iniciativa privada apresentem melhor o evento a possíveis investidores”, ressalta Leianne Régia, do Caicó Criativa.
O filme faz uma homenagem póstuma ao historiador caicoense Muirakytan Macêdo, trazendo um trecho de uma entrevista que ele concedeu ao IPHAN em 2010. O documentário pode ser acessado no canal do Caicó Criativa no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=Jpacx0nLz7s
