Aluno de Jardim do Seridó é medalha de ouro na Olimpíada de Matemática

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

36684065_1049577405192240_8202989902992769024_n

O gosto pela matemática levou Maurício de Azevedo Neto, de 15 anos, aluno da Escola Estadual Antônio de Azevedo (Jardim do Seridó), a ser Medalha de Ouro em competição nacional. O estudante participou na tarde de ontem,2, da cerimônia de premiação de entrega da medalha na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), estando entre os três classificados no RN. O evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.

A Olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da disciplina e identificar talentos na área, contribuindo para melhoria da qualidade da educação básica, como também, incentivando o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e sua valorização profissional.

A disciplina de matemática é uma das preferidas de Maurício, ele conta que o incentivo vem, além do gosto pelos cálculos, pelo fato dela causar aversão a muitos jovens. “Fazer a prova da OBMEP é uma tarefa desafiadora e, ser medalhista, é incrível. Saber que estou entre os melhores jovens da matemática em todo país é uma sensação inexplicável, tendo em vista, a dificuldade que muitos estudantes possuem”, declarou ele.

O aluno também conseguiu medalhas em edições anteriores. Na 11ª OBMEP ele ficou em terceiro lugar, com a medalha de bronze; e na 12ª OBMEP conseguiu o segundo lugar, com a medalha de prata. Este ano, foram 54.496 escolas inscritas e mais de 18 milhões de alunos da rede pública e privada participaram da OBMEP.

A OBMEP foi criada em 2005 e é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. O público-alvo da olimpíada são alunos do 6º ano do ensino fundamental até último ano do ensino médio.