Nessa quinta-feira, 30 de março, o caicoense Álvaro Costa Dias lançará seu segundo livro: “A Guerra dos Tamoios e a História não contada do Brasil”. O lançamento está marcado para as 18 horas, no Solar Bela Vista, Cidade Alta, em Natal, onde Álvaro é prefeito.
A produção da obra começou a pelo menos 10 anos, com as diversas leituras que Álvaro costuma fazer sobre temas ligados à História do Brasil. O livro contextualiza o modelo de colonização marcado pela caça aos nativos, escravização e extermínio dos indígenas.
“A História que nos ensinam nas escolas passa pela escravidão indígena muito superficialmente. As pessoas acham que os portugueses chegaram aqui e ocuparam as terras sem reação. É necessário ressaltar que os indígenas ofereceram forte resistência diante dos invasores e da colonização de exploração aqui implantada”, disse o autor.
A publicação detalha os papéis de personagens como fazendeiros, bandeirantes, jesuítas, nativos e conta sobre algumas das guerras travadas entre os povos originários e os portugueses, com especial ênfase para a Guerra dos Tamoios, ocorrida no sudeste brasileiro, contrariando o senso comum de que a o descobrimento do Brasil foi pacífico e não encontrou resistência nativa.
“Eu pretendia contar neste livro um pouco da verdadeira trajetória de bravura, lutas e resistência desses povos que aqui estavam e não tiveram voz, não puderam falar ou expor sua versão”, declara Álvaro Dias.
Em abril de 2022, Álvaro Dias tinha lançado o livro “O que tenho a dizer”, obra que reúne alguns dos seus discursos proferidos ao longo de toda a sua trajetória política, sobretudo, ocupando os cargos de chefe do executivo municipal da capital potiguar e deputado estadual.
