Anorc reúne entidades e lideranças do setor rural com o banco do Nordeste para discutir linhas de crédito na festa do boi 2019

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

38fcb647-1120-41d1-8629-f195ba236874

O presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos, reuniu, nesta quarta-feira (21), a diretoria da entidade, representantes das principais entidades ligadas ao setor rural potiguar e produtores rurais em geral em um café da manhã, no Parque Aristófanes Fernandes, com a presença de técnicos do Banco do Nordeste. Em pauta, as linhas de crédito que o banco deverá oferecer dentro da Festa do Boi 2019, que será realizada a partir do dia 12 de outubro.

“Nós sempre tivemos uma relação de amor e ódio com o Banco do Nordeste. O que é natural. Hoje, esta relação é mais de amor. Mas precisamos alinhar ainda mais a parceria, porque nós sabemos que há recursos disponíveis, em condições atraentes para o produtor. É importante destacar que a questão de crédito é, historicamente, um dos grandes gargalos ao desenvolvimento do nosso setor. Contamos com o Banco do Nordeste para começarmos, definitivamente, a enfrentar esta questão de maneira resolutiva e objetiva”, ressaltou Passos.

A meta do Banco do Nordeste é financiar cerca de R$ 2 milhões para aquisição de animais durante a Festa do Boi deste ano. Os recursos serão oriundos de um misto formado pelas linhas do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), FNE Rural e Agroamigo, programa de microcrédito rural do BNB. Para atingir o objetivo, serão montados grupos de trabalho e mobilização de criadores que farão os primeiros contatos, a identificação das necessidades e viabilidade e elaborarão os projetos, encaixando cada negócio no mix de linhas disponíveis de modo a que o crédito já seja pré-aprovado para ser utilizado durante o evento (que é o maior do agronegócio potiguar e chega, este ano, à sua 57ª edição).

Além da própria Anorc e do BNB, serão envolvidas entidades como Secretaria de Agricultura e Pesca do Estado, Sebrae, Emater, Emparn, Idiarn e Faern. Todas estas estiveram representadas no café desta quarta-feira. “Nossa intenção é ir destravando os pontos de atrito e criando as melhores condições para ampliarmos o acesso ao crédito, de maneira cada vez mais facilitada e acessível”, afirmou Thiago Dantas, gerente de desenvolvimento do BNB, que fez a apresentação do modelo de atuação prévia e esteve acompanhado do também gerente, Irrailson Silva.