Após ação judicial, Força-tarefa promete garantir abastecimento e segurança hídrica para São João do Sabugi

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após ação judicial com petição patrocinada pelo advogado Augusto Maia pelo Município de São João do Sabugi, como resultado está uma ação conjunta para mitigar os efeitos da crise hídrica no município de São João do Sabugi, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual, Semarh, Igarn e Caern, consolidou uma parceria com o Governo Federal e a gestão municipal de São João do Sabugi. A iniciativa visa solucionar o desabastecimento provocado pela não potabilidade da água do açude Santo Antônio.

A operação deve se concentrar na captação de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Caern em Jardim de Piranhas, o que permitirá que o município receba água proveniente da transposição do Rio São Francisco, garantindo o padrão de potabilidade exigido por lei.

Para viabilizar a distribuição na zona urbana, foram liberados R$ 383.731,20 pelo Governo Federal. O recurso será destinado à contratação de até 8 carros-pipa, que atuarão por um período inicial de três meses. O planejamento prevê o abastecimento diário de chafarizes instalados na cidade, assegurando uma cota de 20 litros de água por pessoa por dia, sete dias por semana. O município de São João do Sabugi está conduzindo os trâmites administrativos para realizar a contratação e início da execução do serviço.

Além da operação de carros-pipa, o Governo do Estado, por meio da Semarh, já atuou na perfuração de 12 poços tubulares na região. Atualmente, a equipe técnica da Caern realiza a medição de vazão e a análise da qualidade dessa água para a instalação definitiva dos equipamentos. Complementando a ação, o Estado disponibilizou 12 caixas d’água para ampliar a capacidade de reserva e facilitar o acesso da população ao recurso.

Ações sociais na zona rural

Enquanto a nova operação foca na área urbana, a zona rural continua sendo assistida pela Operação Carro Pipa, coordenada pelo Exército. No âmbito social, a Defesa Civil do Estado e o município viabilizaram a entrega de 74 cestas de alimentos, via Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, destinadas a famílias rurais em situação de insegurança alimentar.

O Governo do Estado permanece, através da Semarh, Igarn, Defesa Civil e Caern, com o apoio do Governo Federal, reforçando seu compromisso em não medir esforços até que o abastecimento em São João do Sabugi seja normalizado e a segurança hídrica garantida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *